Shares

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

 

 

As aftas são pequenas feridas que surgem no interior da boca e que são realmente muito incómodas e desagradáveis. Hoje mostro-lhe alguns cuidados que terá de ter e os alimentos que terá de consumir para prevenir e tratar as aftas. Não desespere!

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas – Prevenir as aftas | Foto: mdsaude

 

Calcula-se que cerca de 50% da população mundial já tenha tido aftas – pequenas lesões, não contagiosas, que aparecem na mucosa, na língua, junto às gengivas, nas bochechas ou na parte interior dos lábios. As lesões são dolorosas e qualquer toque com a língua ou alimentos, nomeadamente ácidos ou muito quentes, pode provocar dores intensas. Os estudos efectuados nesta área não permitiram ainda chegar a conclusões sobre a origem das aftas. No entanto, suspeita-se que o aparecimento de aftas se deva à falta de certas vitaminas ou a algum problema no sistema imunitário. Existem também outros factores que contribuem para o aparecimento de aftas, como a predisposição genética, a tensão pré-menstrual ou uma deficiência a nível nutricional provocada pela falta de ingestão de algum alimento ou o efeito secundário de certos medicamentos. Os alimentos muito duros, morder a língua ou até as bochechas podem também gerar o aparecimento destas lesões.

Para conseguir prevenir-se destas lesões, vou dar-lhe alguns cuidados importantes.

 

 

1 – Alimentação adequada é essencial

A prevenção deste problema passa por evitar alimentos demasiado ácidos (ananás, abacaxi ou tomate, por exemplo) ou picantes bem como alguns frutos secos, principalmente as nozes. Os alimentos demasiado quentes também devem ser evitados. Uma boa e regular higiene oral, assim como uma alimentação saudável são excelentes aliados para evitar este problema. O tabaco também tende a agravar a situação, pelo que deixar de fumar é outra medida que deve pôr em prática.

Uma dieta mais equilibrada pode minimizar as deficiências de vitaminas que, acabam por gerar as aftas, e pode permitir que o nosso sistema imunitário as cicatrize de forma mais rápida.

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas – Alimentação saudável | Foto: maisbio

 

 

2 – O aparelho dentário

O aparelho dentário pode causar feridas na mucosa bucal, sendo um potencial criador de aftas. Se for este o seu o caso, deve pedir orientação ao seu dentista para este lhe colocar bastante cera dentária nos locais do aparelho que possam estar a incomodar e a causar possíveis aftas.

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas – Aparelho dentário | Foto: odontoclinic

 

 

3 – Higiene oral

Para além de uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável e uma higiene oral regular é também muito importante para o tratamento das aftas. Escovar os dentes diariamente após as principais refeições e utilizar uma pasta de dentes adequada são duas acções simples que vão fazer uma grande diferença na sua higiene oral. A sua boca deve respirar saúde e a prevenção é o melhor remédio!

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas – Higiene oral | Foto: implantclinic

 

 

4 – Procure um estomatologista

O nome pode parecer estranho, mas são os estomatologistas que podem tratar as aftas da melhor forma, caso estas tenham tendência a não desaparecer. É sempre benéfico consultar um estomatologista para acompanhar e investigar cada caso específico através da realização de exames. Com a ajuda de um profissional, estará mais prevenido para o risco de lesões mais graves, que podem ser diagnosticadas, de forma mais imediata.

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas

Cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas – Procure um estomatologista | Foto: familydentalcenter

 

 

Como já lhe disse, a alimentação é muito importante para tratar as aftas, especialmente se estas estiverem em zonas em que mastigamos os alimentos. Os alimentos recomendados para consumirmos quando temos aftas são:

– Puré de batata e vegetais, que não irão causar danos graças à textura mole que têm.

– Sopas, desde que não estejam muito quentes.

– Peixe e carne preparados ao vapor, no forno ou grelhados – evite sempre fritos e alimentos crocantes.

– Arroz e batata cozida.

– Alimentos frios, como a gelatina, pudim, gelado ou iogurtes.

 

Em geral, é recomendando que tenha uma alimentação baseada em produtos que tenham uma textura macia e mole e que estejam pouco condimentos. Verifique sempre a temperatura dos alimentos, pois se for muito elevada vai acabar por lhe provocar mais desconforto.

 

Se considerou útil descobrir os cuidados e alimentos para prevenir e tratar as aftas, descubra também como prevenir as varizes e como ter dentes mais brancos. Saiba ainda como ter um hálito mais fresco e como evitar o oleosidade excessiva no cabelo.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest