Shares

Alimentos com calorias negativas- o que são?

O assunto de hoje interessa a muitas pessoas: os alimentos que têm calorias negativas. Teoricamente, os alimentos com calorias negativas são alimentos que necessitam de mais energia para gastar na digestão do que a que eles próprios têm, auxiliando assim a perda de peso. É importante referir que, apesar de algumas pessoas acreditarem que estes alimentos são “milagrosos”, até ao momento, não há provas científicas que garantam a 100% que estes alimentos têm esse resultado negativo de calorias. Por outro lado, há algumas certezas. Uma delas é que este tipo de alimentos aumenta a sensação de saciedade pois têm um elevado teor de fibras.

Os nutricionistas não recomendam que a nossa dieta seja apenas feita com este tipo de alimentos, pois, geralmente são alimentos com baixo teor de proteína, gordura e hidratos de carbono, nutrientes esses essenciais para o nosso bem-estar e saúde. Deve portanto ter uma alimentação variada, com contemple todos os grupos da roda alimentar.

Há quem confunda os alimentos termogénicos com os alimentos que têm calorias negativas. São tipos de alimentos diferentes, atenção. Dito de forma simples: os alimentos termogénicos, como por exemplo o chá verde e o café, têm o efeito de aumentar o nosso metabolismo por um determinado tempo, enquanto que os alimentos com calorias negativas têm um valor de calorias reduzido.

 

 

Segundo alguns nutricionistas, estes são exemplos de alguns alimentos com calorias negativas:

 

1- Aipo

Este legume tem cerca de 16 calorias por cada 100 gramas e é rico em cálcio, fósforo, vitaminas A, B, C, E e K e sódio.

Alimentos com calorias negativas- Aipo

Alimentos com calorias negativas- Aipo

 

 

2- Espinafres

Têm aproximadamente 23 calorias por cada 100 gramas e possuem um elevado teor de vitamina A e B, ferro, cálcio e fósforo.

Alimentos com calorias negativas- Espinafres

Alimentos com calorias negativas- Espinafres

 

 

3- Alface

A alface tem cerca de 15 calorias por cada 100 gramas, tem características antioxidantes e é rica em ferro, cálcio e potássio.

Alimentos com calorias negativas- Alface

Alimentos com calorias negativas- Alface

 

 

4- Beringela

Tem sensivelmente 25 calorias por cada 100 gramas, ajuda no controlo do colesterol do sangue, é rica em magnésio, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas A, B e C.

Alimentos com calorias negativas- Beringela

Alimentos com calorias negativas- Beringela

 

 

5- Pimentão

Tem cerca de 31 calorias por cada 100 gramas, é rico em vitaminas A, B e C, potássio, fósforo, ferro e sódio. Há especialistas que garantem que, dadas as suas características nutricionais, o pimentão pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Alimentos com calorias negativas- Pimentão

Alimentos com calorias negativas- Pimentão

 

 

6- Couve

Tem cerca de 25 calorias por cada 100 gramas e é muito rica em vitaminas A, B9 e C, cálcio e fósforo. É óptima para sopas, saladas. Eu adoro!

Alimentos com calorias negativas- Couve

Alimentos com calorias negativas- Couve

 

 

7- Beterraba

Tem aproximadamente 43 calorias por cada 100 gramas, tem muitas proteínas, ferro, potássio, zinco e vitaminas A, B e C.

Alimentos com calorias negativas- Beterraba

Alimentos com calorias negativas- Beterraba

 

 

8- Ananás

Tem apenas cerca de 25 calorias por cada 100 gramas, é rico em anti-inflamatórios e antioxidantes. Eu gosto, e você?

Alimentos com calorias negativas- Ananás

Alimentos com calorias negativas- Ananás

 

 

9- Limão

Tem aproximadamente 25 calorias por cada 100 gramas (sem casca) e possui características que ajudam na circulação do sangue e a combater os sintomas da gripe.

Alimentos com calorias negativas- Limão

Alimentos com calorias negativas- Limão

 

 

10- Maçã

Tem cerca de 52 calorias por cada 100 gramas, um elevado teor de fibras, cálcio, potássio, vitaminas B, C e E, cobre e zinco.

Alimentos com calorias negativas- Maçã

Alimentos com calorias negativas- Maçã

 

Boas dicas: para conseguir obter um peso adequado ao seu corpo e prevenir o aparecimento de doenças crónicas, deve inserir estes alimentos na sua alimentação, manter um plano alimentar equilibrado e variado e praticar exercício físico regularmente.

Se gostou de conhecer os alimentos com calorias negativas, saiba também quais são os alimentos que pode comer à vontade e quais os alimentos que deve consumir e quais deve evitar.  Deslumbre-se ainda com estas casas com lareiras.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest