Os melhores alimentos para o cérebro

 

 

O cérebro controla muitas funções do nosso corpo através do sistema nervoso. Assim, é indispensável cuidar dele e dar-lhe sempre a devida importância. Uma dieta equilibrada e uma vida saudável são dois trunfos para manter um cérebro a funcionar da melhor forma possível. Com estas duas premissas essenciais, o cérebro pode até prolongar a sua longevidade, bem como a sua vitalidade, o que ajuda a prevenir e atenuar doenças cerebrais, como o Alzheimer.

Para um cérebro jovem e forte, é fundamental termos uma alimentação equilibrada e muito variada, com todos os nutrientes de que precisamos. Só assim teremos um cérebro no pleno de todas as suas funções. Assim sendo, existem vários alimentos que ajudam a fortalecer a memória, a concentração e a aprendizagem. Para conhecê-los, só terá de experimentar os melhores alimentos para o cérebro que lhe vou mostrar hoje. Inclua na sua alimentação diária os melhores alimentos para o cérebro:

 

1- Frutos secos

Os frutos secos contribuem com vários minerais e vitaminas, como magnésio, potássio e fósforo para a saúde do cérebro. Os frutos secos mantêm também uma boa saúde cardiovascular, o que se traduz numa correcta distribuição de sangue e oxigénio para todos os nossos órgãos, incluindo o cérebro.

Os melhores alimentos para o cérebro - Frutos secos

Os melhores alimentos para o cérebro – Frutos secos

 

 

2- Abacate

O abacate é um grande antioxidante e ajuda a prevenir doenças de coração e do cérebro. Além disso, ajuda a prevenir fortalecer a memória e evita os danos cerebrais causados pelo passar tempo, mantendo as células sempre protegidas.

Os melhores alimentos para o cérebro - Abacate

Os melhores alimentos para o cérebro – Abacate

 

 

3- Tomate

O tomate contém uma substância chamada licopeno que, graças às suas propriedades antioxidantes, demonstrou ser útil para a prevenção de muitas doenças, como por exemplo acidentes vasculares cerebrais.

Os melhores alimentos para o cérebro - Tomate

Os melhores alimentos para o cérebro – Tomate

 

 

4- Sementes de chia

As sementes de chia favorecem o funcionamento dos neurónios e melhoram a actividade cerebral. Estas sementes são consideradas uma das maiores fontes de ómega 3. Previnem o envelhecimento dos tecidos cerebrais, mantendo as suas funções intactas por mais tempo.

Os melhores alimentos para o cérebro - Sementes de chia

Os melhores alimentos para o cérebro – Sementes de chia

 

 

5- Azeite

O azeite possui poderosos efeitos antioxidantes, que protegem os tecidos cerebrais e evitam os danos causados pelos radicais livres. Além disso, como é bem sabido, o azeite é uma gordura saudável que ajuda a proteger o coração. É um aliado de uma boa circulação sanguínea, importante para que o sangue chegue a todos as células do corpo de forma correcta.

Os melhores alimentos para o cérebro - Azeite

Os melhores alimentos para o cérebro – Azeite

 

 

6- Peixe

O peixe é uma grande fonte de fósforo e ajuda a fortalecer o cérebro, especialmente a memória. Consumir peixe periodicamente ajuda a proteger a saúde do coração e do nosso cérebro, graças ao ómega 3 que contém.

Os melhores alimentos para o cérebro - Peixe

Os melhores alimentos para o cérebro – Peixe

 

 

7- Cacau

Consumir um ou dois quadradinhos de cacau pode ajudar a melhorar a saúde do seu cérebro, já que o cacau puro (ou com mais de 70%) contém antioxidantes que evitam o envelhecimento prematuro do organismo e das células. Também é rico em magnésio, um mineral aliado do nosso sistema nervoso.

Os melhores alimentos para o cérebro - Cacau

Os melhores alimentos para o cérebro – Cacau

 

Fotografias que acompanham o texto cedidas por bancos gratuitos de imagens.

Se gostou de conhecer os melhores alimentos para o cérebro, descubra mais grandes dicas: os melhores alimentos para consumir antes de dormir, os alimentos que nos mantêm mais jovens e ainda quais são os alimentos que mais ajudam a emagrecer.

 

E já agora veja também...