Dicas saudáveis – benefícios da lucuma

 

 

Talvez nunca tenha ouvido falar neste fruto, mas é importante saber que a lucuma é um fruto nativo das terras altas do Peru. Começou por ser um alimento altamente valorizado pela antiga civilização Inca e um componente básico da sua dieta.
Tem um sabor doce, fazendo lembrar o da baunilha, com textura suave e cremosa, sendo um dos mais populares sabores de gelado da América do Sul. É rica é Zinco e Ferro. Saiba que o Zinco contribui para uma fertilidade e reprodução normais e que o Ferro contribui para a redução do cansaço e da fadiga. Vamos então conhecer os vários benefícios da lucuma para a saúde, pelo que deve aproveitar e usufruir ao máximo deste fruto.

 

 

1 – Melhora o funcionamento do cérebro

A vitamina B3, um dos componentes presentes na lucuma, ajuda a melhorar as funções do cérebro, especialmente a memória. A lucuma ajuda ainda a regular as hormonas relacionadas com a depressão e o stress.

Dicas saudáveis – benefícios da Lúcuma

Dicas saudáveis – benefícios da lucuma – Melhora o funcionamento do cérebro | Foto: globalhealingcenter

 

 

2 – Previne doenças cardiovasculares

A quantidade de vitamina B3 presente na lucuma ajuda a reduzir os níveis de colesterol e os triglicéridos no sangue. Assim, consegue evitar problemas relacionados com a obesidade e com doenças cardiovasculares. Consumir este fruto também ajuda no tratamento da hipertensão.

Dicas saudáveis – benefícios da Lúcuma

Dicas saudáveis – benefícios da lucuma – Previne doenças cardiovasculares | Foto: diariodalagoa

 

 

3 – Importante defesa contra o cancro

A lucuma auxilia o aparecimento de antioxidantes que protegem contra vários tipos de cancro, entre os quais cancro no fígado e no colo do útero. Além disso, o betacaroteno presente na lucuma é uma grande fonte de vitamina A e causa um crescimento celular eficaz e uma boa ajuda para melhor a nossa visão. Assim, a lucuma é também benéfica no tratamento de cataratas e perda de visão.

Dicas saudáveis – benefícios da Lúcuma

Dicas saudáveis – benefícios da lucuma – Importante defesa contra o cancro | Foto: ptjornal

 

 

4 – Reduz a anemia

A lucuma é conhecida por ser uma importante fonte de minerais, tais como zinco, cálcio e ferro. O ferro é o que tem mais preponderância neste fruto e, por isso, aumenta o transporte de oxigénio nas células. Previne, assim, a anemia no sangue.

Dicas saudáveis – benefícios da Lúcuma

Dicas saudáveis – benefícios da lucuma – Reduz a anemia | Foto: ecosalon

 

 

5 – Tem funções anti-inflamatórias e cicatrizantes

A lucuma tem também uma função anti-inflamatória e curativa sobre várias doenças e lesões. Para usufruir deste benefício, beba um batido com lucuma, canela e gengibre, uma vez que é a combinação perfeita para ajudar a reduzir inflamações. Além disso, a lucuma cura herpes e irritações na pele.

Dicas saudáveis – benefícios da Lúcuma

Dicas saudáveis – benefícios da lucuma – Tem funções anti-inflamatórias e cicatrizantes | Foto: lushzone

 

 

6 – Pode actuar como um antibiótico natural

Sendo um fruto tão rico em benefícios, a lucuma ajuda também a prevenir inúmeras doenças, como gripes/constipações devido ao grande número de minerais e vitaminas presentes. Em várias ocasiões, a lucuma pode funcionar como um substituto natural de antibióticos.

 

A lucuma é um alimento rico em vitaminas, minerais e hidratos de carbono de combustão lenta e é óptima para ser consumida ao pequeno-almoço e lanches. Basta adicionar 2 colheres aos seus sumos, sobremesas e lanches. Clique na imagem abaixo para encomendar e receber comodamente lucuma em sua casa. Recomendo!

 

Gostou de descobrir os benefícios da lucuma? Descubra também os benefícios da chia, do açaí e da Spirulina e Clorela, grandes superalimentos!
E saiba ainda quais são as quantidades certas dos alimentos a consumir

E já agora veja também...