Hábitos que prejudicam a nossa saúde

 

Há hábitos tão completamente enraizados que nem já nos apercebemos deles. Estão perfeitamente automatizados, pelo que temos de prestar-lhes mais atenção. Caso sejam hábitos positivos, não há qualquer problema. Mas caso sejam hábitos negativos, temos de acabar com eles, em nome da nossa saúde. Eis uma lista de hábitos que prejudicam a nossa saúde:

 

 

1- Saltar refeições em nome da dieta

São muitos os nutricionistas que afirmam que este é um dos hábitos que mais prejudicam a nossa saúde. Saltar refeições em nome da dieta não funciona. Existem muitas pessoas que acreditam que saltar as refeições vai contribuir para o emagrecimento, mas o que realmente acontece é o contrário, já que o corpo irá armazenar todas as calorias. Dica: faça todas as refeições, mesmo que em menor quantidade. Faça também pequenos lanches entre as refeições. Tal é essencial para emagrecer e para manter o corpo saudável.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Saltar refeições

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Saltar refeições

 

 

2- Impedir os espirros

Nos dias de hoje este hábito é muito comum. Quando estamos com vontade de espirrar e fechamos a boca e tapamos o nariz, vamos aumentar a pressão intra-craniana. Dito de forma simples, vamos interromper a circulação cerebral e isso vai causar dores de cabeça, danos nos vasos sanguíneos ou até problemas nos ouvidos. Por isso já sabe: nunca mais tenha vergonha de espirrar, porque se tiver, está a fazer muito mal à sua saúde.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Prender os espirros

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Impedir os espirros

 

 

3- Passar o dia sentado

Ao estarmos sentados, os nossos intestinos e outros órgãos ficam comprimidos. Se estamos sentados muito tempo, podemos ficar com prisão de ventre e gases. Para evitar isso, tente levantar-se o máximo que puder e andar um pouco. Vai ver que vai sentir logo melhorias.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Passar o dia sentado

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Passar o dia sentado

 

 

4- Beber água em excesso

Não, não é engano! Não devemos ingerir pouca água, mas também não é saudável ingerir grandes quantidades de água. Cada organismo tem as suas necessidades de água, e isso depende do dia-a-dia de cada um. Devemos consumir cerca de 2 litros de água por dia. Não exagere! Se não tiver sede, não force se force a beber mais água.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Beber água em excesso

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Beber água em excesso

 

 

5- Parar o despertador e voltar a dormir 

Se é daquelas pessoas que colocam o despertador para mais cedo e volta a dormir até o despertador tocar outra vez e acha que está a descansar, está completamente errado. Ao fazer isso, vai fazer com que acorde mais cansado e pode levar a aumentos da tensão arterial. Experimente colocar o despertador para a hora certa e levantar-se logo, vai ver que vai acordar muito mais bem disposto e menos cansado.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Suspender o despertador e voltar a dormir entre os intervalos

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Parar o despertador e voltar a dormir

 

 

6- Alimentar pombos

Podemos querer agir de boa forma, mas alimentar pombos pode ser perigoso. Há estudos que garantem que ao alimentar os pombos poderá aumentar a probabilidade de ser contaminado com algumas doenças, incluindo tuberculose. Se vir um aviso a pedir para não alimentar pombos, cumpra-o. É importante.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Alimentar pombos

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Alimentar pombos

 

 

7- Ficar muito tempo sem ir à casa de banho

Este hábito prejudica muito a sua saúde. Se tiver vontade e ainda assim passar muito tempo sem ir à casa de banho, vai fazer com que aumente o risco de contrair prisão de ventre, pedras nos rins e vai fazer com que seja mais doloroso fazer as suas necessidades quando for. O melhor é ir logo à casa de banho quando tiver vontade.

 

 

8- Roer as unhas

Para além de não ser um hábito higiénico, roer as unhas pode trazer diversos problemas para a nossa saúde. Ao roermos as unhas e as cutículas, vamos estar muito mais susceptíveis a contrair vírus e infecções. Este hábito pode também indicar que estamos mais ansiosos ou com stress elevado. Procure antes acalmar-se com exercícios de respiração. Respire fundo.

Hábitos que prejudicam a nossa saúde- Roer as unhas

Hábitos que prejudicam a nossa saúde – Roer as unhas

 

Fotografias cedidas por bancos gratuitos de imagens.

 

Muito útil, verdade? A saúde é de facto o mais importante! Se achou importante saber quais são os hábitos que prejudicam a nossa saúde, veja mais dicas muito úteis: quais são os 10 alimentos anti-cancro que deve ter em sua casa, quais os exercícios que queimam mais calorias e ainda quais os frutos menos calóricos.

E já agora veja também...