Shares

10 maneiras de prevenir as varizes

 

 

As varizes, quando aparecem, são motivo de grande preocupação, sobretudo, para as mulheres. Além de serem inestéticas, provocam dores e mal-estar. Descubra aqui quais são as causas das varizes e tome nota de algumas dicas para prevenir o seu aparecimento, já que, se não forem devidamente tratadas, podem levar a complicações mais graves.

Mas o que são as varizes? São veias inchadas e deformadas que aparecem quando, por alguma razão, o sangue que chega às pernas não consegue voltar ao coração. É um problema que afecta, sobretudo, as mulheres, normalmente a partir dos 30 anos. E se este é um problema comum na sua família, faça prevenção o quanto antes. Aqui ficam 10 dicas para preveni-las:

 

 

1 – Evite estar muito tempo na mesma posição

Evite estar muito tempo em pé ou sentado porque aumenta a pressão sobre as veias das pernas, e estas ficam com mais dificuldades em fazer passar o sangue dos membros para o coração. A cada uma ou duas horas numa dada posição, deve levantar-se e caminhar dois minutos.

 

10 maneiras de prevenir as varizes - mulher

10 maneiras de prevenir as varizes – Evite estar muito tempo na mesma posição |Foto:  mundoboaforma

 

 

2 – Opte por sapatos confortáveis

Os sapatos de saltos muito altos ou finos, achatados ou apertados são extremamente prejudiciais e podem provocar varizes porque os pés ficam desconfortáveis, e consequentemente, irá apoiá-los de forma errada. Esta situação prejudica o fluxo sanguíneo das pernas para o coração e favorece a sua acumulação nos vasos, o que aumenta o risco de varizes.

10 maneiras de prevenir as varizes - sapatos

10 maneiras de prevenir as varizes – Opte por sapatos confortáveis | Foto:  clickgratis

 

 

3 – Faça exercício físico

Outras das formas de prevenir as varizes é fazer exercício físico, já que fortalece a musculatura da perna e a mantém em actividade de contracção. Assim sendo, o sangue que flui para as pernas consegue retornar ao coração com maior facilidade, não ficando acumulado nos membros, que é o que provoca as varizes.

10 maneiras de prevenir as varizes - Faça exercício físico

10 maneiras de prevenir as varizes – Faça exercício físico | Foto:  acaonoticias

 

 

4 – Use meias de elástico ou de descanso

Estas meias reduzem a pressão sobre os vasos sanguíneos da perna, o que facilita a passagem do sangue para o coração e aumenta a circulação no interior das veias. Ajudam também a diminuir o inchaço e a sensação de cansaço nas pernas. As meias de descanso, que são para prevenir, devem ser usadas por quem ainda não tem varizes, e as meias elásticas são para quem já tiver alguma patologia relacionada com insuficiência venosa e linfática.

10 maneiras de prevenir as varizes - pernas

10 maneiras de prevenir as varizes – Use meias de elástico ou de descanso |Foto:  portaisdamoda

 

 

5 – Controle o seu peso

O sangue, quando é bombeado para as pernas, precisa regressar ao coração. Durante esse percurso tem de passar pelo abdomén. Se houver muita gordura acumulada nesta zona, a pressão sobre os vasos aumenta, o que dificulta a passagem do sangue e este começa a acumular-se nas pernas, provocando varizes.

10 maneiras de prevenir as varizes - barriga

10 maneiras de prevenir as varizes – Controle o seu peso | Foto:  dicasdieta

 

 

6 – Cuidado com os anticonceptivos

Os anticonceptivos contêm estrogénio ou progesterona que fazem inchar as veias e, por isso, dificultam o fluxo sanguíneo das pernas para o coração. As mulheres que tomam anticonceptivos devem reforçar os métodos de prevenção contra as varizes, como seja a prática de exercício físico bem como manter o seu peso ideal de uma forma saudável.

 

 

7 – Não fume

As substâncias que existem no cigarro, como é o caso da nicotina, tornam o sangue mais grosso. Esta situação dificulta a fluidez do sangue que tende a acumular-se nas veias das pernas, levando mais tarde ao aparecimento das varizes.

 

 

8 – Evite o sol em excesso

Além de fazer mal à pele, o sol em excesso faz sobressair as varizes. Aproveite para apanhar sol às horas recomendadas. Se estiver muito calor, já sabe, evite expor-se nas alturas de maior radiação, que é entre as 11 horas e as 16 horas. Proteja-se!

10 maneiras de prevenir as varizes - sol

10 maneiras de prevenir as varizes – Evite o sol em excesso | Foto:  brasileiros

 

 

9 – Opte por banhos de água morna

Sabe que tomar banho com água demasiado quente ajuda a inchar os vasos sanguíneos? Para quem já tem varizes minimamente visíveis, deve evitar aquecer demasiado a pele.

10 maneiras de prevenir as varizes - banho

10 maneiras de prevenir as varizes – Opte por banhos de água morna | Foto:  fazfacil

 

 

10 – Massagens recomendam-se

Para mimar as suas pernas, nada como uma boa massagem. A drenagem linfática é uma óptima ajuda! Trata-se de uma técnica de massagem que tem por objectivo estimular o sistema linfático. É uma ajuda imprescindível para tratar das pernas. Além de activar a circulação, melhora o aspecto da pele.

10 maneiras de prevenir as varizes - massagem

10 maneiras de prevenir as varizes – Massagens recomendam-se | Foto:  esteticaflordelotus

 

 

Por isso, não desanime nem perca a cabeça com as varizes, elas podem ser evitadas e tratadas. Comece já hoje. Cuide de si!

Se gostou de conhecer estas 10 maneiras de prevenir as varizes, conheça também dicas para eliminar as olheiras e o cabelo oleoso. Saiba também quais são os frutos menos calóricos para incluir na sua dieta.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest