Shares

7 grandes dicas para evitar a caspa

 

Hoje falo-lhe de uma preocupação comum a muitas pessoas: a caspa. O nome técnico é “dermatite seborreica”, uma descamação que ocorre no nosso couro cabeludo devido ao excesso de sebo. Se sofre deste mal saiba que os especialistas aconselham a não utilizar bonés e gorros durante o tratamento pois pode agravar o problema e fazer com que se propaguem fungos e bactérias. Outros factores que podem acentuar esse problema são o stress e uma alimentação incorrecta. É que quando estamos nervosos as nossas glândulas sebáceas produzem mais sebo. Deve evitar o consumo de alimentos fritos e gordurosos e apostar mais em frutas, legumes, proteínas e claro beber bastante água. Conheça agora melhor 7 grandes dicas para evitar a caspa:

 

 

1- Escolha o produto certo para o seu tipo de cabelo

Nos dias de hoje temos uma grande variedade de produtos cosméticos que ajudam a prevenir e a atenuar o aparecimento da caspa. Mas esteja atento: caso o problema persista consulte um especialista.

7 grandes dicas para evitar a caspa – Escolha o produto certo para o seu tipo de cabelo | Foto: cdn.shopify

 

 

2- Evite água muito quente

Os dermatologistas afirmam que deve evitar lavar o cabelo com a água muito quente. Esta vai secar o seu couro cabeludo e em resposta as glândulas sebáceas vão actuar e vão criar mais oleosidade.

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Água

7 Grandes dicas para evitar a caspa – Evite água muito quente | Foto: d1zqayhc1yz6oo

 

 

3- Não se deite com o cabelo molhado

Não deve ir para a cama com o cabelo molhado e preferencialmente deve deixá-lo secar ao natural. É de evitar também atar o cabelo e utilizar bonés ou gorros enquanto estiver molhado. Tal como disse acima, pode danificar o cabelo e abafar o seu couro cabeludo, não o deixando respirar.

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Caspa mulher

7 Grandes dicas para evitar a caspa – Não se deite com o cabelo molhado | Foto: 3.bp

 

 

4- Não lave em demasia o couro cabeludo

Não faça muita força quando estiver a lavar o couro cabeludo, pois vai aumentar a oleosidade. Deve massajar suavemente o cabelo desde a raiz até às pontas com movimentos circulares e é importante que o faça apenas com as pontas dos dedos em vez das unhas para não causar feridas.

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Caspa

7 Grandes dicas para evitar a caspa – Não lave em demasia o couro cabeludo

 

 

5- O sol é um amigo contra a caspa

Há quem defenda que o sol é um excelente aliado contra a caspa. Aproveite o sol da manhã durante 10 minutos 3 vezes por semana, pois pode ajudá-lo a diminuir os efeitos da caspa.

 

 

6- Secadores, os inimigos!

Se pretende combater o problema da caspa saiba que os secadores são os seus inimigos e os maiores aliados da caspa, já que uso pode favorecer o seu aparecimento! Mas se não conseguir escapar à utilização dos secadores, pode diminuir a sua temperatura e assim vai poupar o seu couro cabeludo e as pontas do seu cabelo.

 

 

7- Adopte hábitos de vida saudáveis

Um estilo de vida saudável não só melhora a sua saúde, como também melhora a saúde do seu couro cabeludo e dos seus cabelos. Beba 1,5 de água para hidratar o organismo, evite os alimentos muito gordurosos e opte por comer mais fruta e legumes. É de evitar também o stress, pois é um dos grandes causadores do aparecimento da caspa!

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Legumes e fruta

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Legumes e fruta | Foto: oneindia

 

 

Conheça agora 3 infusões para aliviar os efeitos da caspa

 

Infusão de Sálvia e Alecrim: esta infusão tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a combater os fungos da caspa. É muito fácil de fazer: só precisa de colocar a água ao lume e, quando levantar fervura, deite as folhas lavadas na água.

 

7 Grandes dicas para evitar a caspa-Chá de alecrim

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Chá de alecrim | Foto: capitalfm

 

 

Infusão de Tomilho: o tomilho é óptimo! Tem propriedades antimicrobianas, combate o fungo da caspa, melhora a circulação e ajuda a fortalece o couro cabeludo.

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Chá de tomilho

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Chá de tomilho | Foto: boldsky

 

 

Chá de carqueja: há quem diga que este chá é uma excelente opção e que ajuda a acabar com a caspa. Este remédio caseiro limpa o sangue e ajuda a limpar as impurezas do organismo.

7 Grandes dicas para evitar a caspa -Chá de carqueja

7 Grandes dicas para evitar a caspa- Chá de carqueja | Foto: s-media-cache-

 

 

Se gostou de conhecer estas 7 grandes dicas para evitar a caspa, conheça também dicas caseiras para combater olheiras e o cabelo oleoso. Saiba ainda como engomar a roupa sem ferro.

 

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest