Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

 

 

Medir a tensão arterial é um acto que todos nós devíamos fazer habitualmente para verificar se existem problemas com a nossa saúde. É realmente importante controlar os valores da tensão arterial, até porque existem imensas pessoas que podem ter hipertensão (tensão alta) ou hipotensão (tensão baixa) sem o saberem. Assim, hoje irei dar-lhe algumas dicas sobre os valores normais de tensão arterial e os alimentos que contribuem para manter a tensão arterial ideal. Saiba aqui quais são.

Os valores normais de tensão arterial situam-se entre 100 e 104 para a pressão máxima e entre 60 a 90 para a pressão mínima. O normal para a sua saúde é que o valor máximo não ultrapasse os 13 e que a mínima não fique abaixo dos 90.

Importa também explicar porque é que a pressão arterial aumenta. Uma das razões é esta: quando o nosso sangue contém excesso de sal, os rins retêm-no e eliminam menos água. O sal aumenta a retenção de líquidos no organismo, o que influencia directamente a pressão, fazendo-a subir.

Já de seguida confira quais são os alimentos que combatem a tensão arterial elevada:

 

 

1) Aveia

A aveia é um hidrato de carbono que é também uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Os nutricionistas afirmam que este alimento auxilia no processo de emagrecimento, já que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, a aveia ajuda a controlar a glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para os hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio, que ajuda no relaxamento dos músculos, diminuindo o inchaço do corpo.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Aveia | Foto: beneficiosnaturais

 

 

2) Amêndoa e noz

Estes dois frutos secos são boas fontes de magnésio e actuam como ampliadores dos vasos sanguíneos, o que irá auxiliar no controle da pressão arterial. Amêndoas e nozes são também ricas em vitamina E, um dos principais antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento bem como as complicações cardíacas que lhe estão associadas.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Amêndoas e nozes | Foto: abrilm

 

 

3) Salmão grelhado

O salmão é uma óptima fonte de potássio e é ainda mais benéfico se o consumir grelhado para não elevar demasiado o seu valor calórico. Tal como já deve ter ouvido, este alimento é também rico em ómega 3, que irá ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando doenças cardiovasculares.

 

 

4) Morango

Tanto o morango como outros frutos vermelhos são responsáveis pela redução da pressão arterial. Os especialistas explicam que tal se deve ao alto conteúdo de antocianinas, pigmento que dá cor ao morango e que ajuda a combater o colesterol.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Morangos | Foto: do1pouckcwxot

 

 

5) Alho

Uma grande ajuda contra as doenças cardiovasculares. Fonte de vitamina C, o alho é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres. Encontramos no alho o magnésio, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Alho | Foto: Banco de imagens gratuitas

 

 

6) Leite

Importante fonte de cálcio, o leite e os seus derivados, como o iogurte, não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. Isto porque diversos estudos garantem que o cálcio diminui a pressão do sangue quando estimula a eliminação do sódio.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Leite | Foto: Banco de imagens gratuitas

 

 

7) Uvas

Consumir uvas pode ajudar a combater a pressão arterial alta e as doenças cardiovasculares. Sabe porquê? Este fruto é incrivelmente rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, que normalmente levam à insuficiência cardíaca e à hipertensão. Além disso, as uvas permitem também que os vasos sanguíneos relaxem, evitando a hipertensão.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Uvas | Foto: frutasdocavalo

 

 

8) Ervas aromáticas

A salsa, o coentro, o alecrim, o manjericão ou o louro são excelentes temperos naturais que podem e devem substituir o sal nas nossas refeições. Ao reduzir o sal, há também a diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões para os hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e o risco de doenças renais e cardiovasculares. Fica o aviso: consuma menos sal pela sua saúde.

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal

Alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal – Ervas aromáticas | Foto: Banco de imagens gratuitas

 

 

Notas finais:

Quando se fala de hipertensão os valores são superiores a 140 e 90. Já no caso de hipotensão os valores situam-se abaixo dos 100 e 60. De qualquer das formas, é importante fazer um seguimento diário e ir rapidamente ao médico caso verifique os valores começam a estar fora do que seria normal.

Informe-se também com o seu médico para ver se ele lhe recomenda os alimentos que constam desta lista. Ele melhor do que ninguém conhece o seu historial clínico.

 

Se gostou de descobrir quais são os alimentos que contribuem para a tensão arterial ideal, descubra mais dicas saudáveis: elimine os hábitos que prejudicam a nossa saúde e saiba quais são os 10 alimentos anto-cancro que deve ter em casa e também quais são os melhores alimentos para o cérebro.

E já agora veja também...