Descobri recentemente esta raiz com propriedades medicinais, originária da Índia e China, e estou fã. Uso-a em chá, na minha água para controlar o peso, e na comida. Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e também ajuda a controlar os níveis de colesterol que tendem a aumentar à medida que a idade avança. Dizem que funciona muito bem contra os enjoos das grávidas e aos provocados pelos balanços dos carros. Pode usar-se fresco, cortado às tiras finas, ralado ou em pó. Na medicina chinesa é considerado uma “planta quente” e não deve ser por acaso, porque é picante. Se experimentar usar uma maior quantidade, na comida, no chá ou mesmo na sua água drenante, vai perceber logo.

As mudanças de temperatura, que acontecem nesta época do ano, originam gripes e constipações e não é raro pensarmos logo no aconchego de um bom chá. Por isso, partilho consigo as minhas receitas preferidas. Todas com gengibre!

Chás para constipações

  • Pode simplesmente juntar rodelas de gengibre (cerca de 2 cm) a chá de sabugueiro ou equinácia. Beba quente!
  •  Ferva um pedaço de gengibre (2cm) em três chávenas de água, durante 3 min. (lume brando). Junte ½ colher de chá de pimenta e deixe ferver 1 min. Retire do lume, junte 2 colheres de sopa de sumo de limão e mel a gosto. Coe e beba frio, ou quente.
O gengibre emagrece e faz bem à saúde

O gengibre emagrece e faz bem à saúde. O chá ideal para as constipações. Foto Pixabay

 

Água com gengibre para emagrecer

Compro o gengibre fresco e adiciono umas boas rodelas à minha água de limão. Se gostar do sabor, junte também umas folhas de hortelã. Tomo, durante o dia, alternando com água pura e perfazendo cerca de 2 litros (quantidade que tento beber), pelo menos 3 dias por semana. Claro que convém fechar a boca, em especial aos doces, e fazer um pouco de exercício. Não há milagres!

 gengibre emagrece e faz bem à saúde

O gengibre emagrece e faz bem à saúde. Água desintoxicante com limão para ajudar a perder peso. Foto de Alexander Mils, no Pexels

 

Se gostou das receitas ainda pode experimentar http://like3za.pt/cha-de-gengibre-limao-mel-e-canela-um-amigo-para-o-inverno/ e para acompanhar, se não estiver a fazer dieta, um bolo delicioso: http://like3za.pt/receita-bolo-iogurte-gengibre-maca/ 

E já agora veja também...