Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel

 

Você sabe, e eu também, que o uso continuado e excessivo das novas tecnologias tem mudado a forma como nos relacionamos com o mundo em geral e em especial com a família e amigos. Mas,os gadgets, como telemóveis, computadores, etc, são também os responsáveis por alguns problemas de saúde, nomeadamente as lesões nas mãos, e pelo agravamento de outros já existentes como os da coluna. A má postura geralmente adotada aquando da sua utilização agrava problemas de coluna, dores de cabeça e os que tem a ver com a rigidez da zona cervical e dos ombros. Para além disso as tendinites, os síndromas do canal cárpico (pulsos) surgem ou pioram visivelmente.
Precisamos de aprender a exercitar, por um lado, e a relaxar, por outro, os  músculos das mãos, os dedos, os ombros e toda a nossa coluna cervical. Não custa nada!

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Postura e alguns exercícios simples para evitar lesões

 

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel.  Posição errada: os pulsos devem estar apoiados na mesa de trabalho. Foto de A GirlBrand no Unsplash

Ao computador

Postura correta

Mantenha sempre as costas direitas. Pernas em ângulo de 90 graus e pulsos apoiados sobre a mesa de trabalho. Faça paragens de hora a hora.

Exercícios

Levante-se e faça alongamentos com os braços:

  • Junte as mãos à altura do peito e faça força, uma contra a outra.
  • Feche as mãos e rode, várias vezes, os dois pulsos para dentro e depois para fora
  • De pé, pernas ligeiramente abertas, rode o tronco, só o tronco (mantenha a anca virada para a frente), para um e outro lado.
  • Em pé, incline o pescoço (sobre o ombro) para um e outro lado, depois em direcção ao peito e para trás. Repita a sequência, 3 vezes.
  • Deixe cair braços ao longo do corpo e relaxe ombros e braços, e toda a zona cervical.

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel. Foto telemóvel de Jan Böke no Unsplash

Ao telemóvel

Postura correta

Sente-se com as costas direitas e pernas em ângulo de 90 graus.
Evite escrever sem que o telemóvel esteja apoiado numa superfície plana (se estiver sentado no sofá, coloque uma almofada por baixo dos antebraços). Use os dois polegares para escrever, para não sobrecarregar apenas um deles

Exercício para mãos, pulsos e dedos

Compre uma pequena bola de borracha ou de silicone: aperte bem a bola, e largue, 10 a 15 vezes. Repita várias vezes ao dia.
Adquira o hábito de mexer os dedos. Estique-os! Massaje-os!

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel

Exercícios e dicas para evitar lesões provocadas pelo uso excessivo do computador e telemóvel. Lesões das mãos. Foto de Tamara Bellis no Unsplash

 

Seja telemóvel, iPad, ou computador, evite estar mais de uma hora seguida a trabalhar nele. Ponha um alarme, para se obrigar a levantar, esticar e fazer alguns exercícios.
Mais tarde perceberá o quanto a sua saúde lhe agradece se respeitar estas paragens e fizer estes exercícios simples, mas úteis..
Mantenha sempre uma postura correta e, acima de tudo ensine as suas crianças a fazê-lo!

 

Cuide da sua saúde e, se gostou deste artigo também vai ser-lhe útil ler os cuidados a ter com a sua tensão arterial e saber quais os alimentos que deve consumir para a controlar. Importante também é fazer uma alimentação cuidada para que o seu fígado funcione bem. Não se deixe engordar! Saiba como controlar o seu peso.

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