10 dicas para poupar na conta da electricidade
Dou-lhe 10 dicas para poupar na conta da electricidade. Vai ver que sobra mais dinheiro na sua carteira no fim do mês e o ambiente agradece. Ora veja.
1- Aproveite ao máximo a luz natural
A luz natural é grátis, por isso, use e abuse. Vai poupar na conta da electricidade e ganhar mais saúde porque nada melhor para o nosso corpo mas, sobretudo, para o nosso cérebro, do que a luz natural. Abra as cortinas e os estores para iluminar a sua casa. Afinal, para que é que servem as janelas? É para abri-las de par em par, logo pela manhã e deixar a brisa entrar, respirar o ar fresco e sentir que a Primavera chegou. Enquanto houver luz natural suficiente dentro de casa não precisa de acender as lâmpadas. Vai ver que irá sentir-se com mais energia.
2- Use energias renováveis
Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal ao ar livre. Com o tempo a aquecer, pode manter as janelas e os estores fechados nas horas de maior calor. Abra-os de manhã ou à noite, quando estiver mais fresco, para arrefecer a casa, e assim usa menos o ar condicionado. Verifique se as portas e janelas estão bem isoladas, desta forma consegue manter a tão desejada frescura no interior. Se puder, opte por vidros duplos porque garantem um bom isolamento térmico. Pode ainda instalar um painel solar e aproveitar o sol para aquecer a sua casa. Vai ver que a médio prazo recupera o investimento feito.
3- Não deixe acesas as luzes que não estão a ser usadas
Deixe a preguiça de lado e habitue-se a desligar todas as luzes cada vez que sai de uma divisão da casa. Se sai do seu quarto para ir para a cozinha fazer o jantar, não há necessidade de deixar a lâmpada acesa durante tanto tempo. Pode também poupar electricidade no exterior da casa. Instale sensores para que a iluminação seja activada apenas na presença de alguém. Assim evita que as lâmpadas fiquem horas e horas ligadas, muitas vezes, por esquecimento. E a conta a crescer, a crescer... E depois vai ter que pagar!
4- Tire as fichas das tomadas
Se ganhar o hábito de desligar as fichas das tomadas, sobretudo, durante a noite, a sua conta de electricidade vai diminuir. À noite, desligue todos os aparelhos que possam ser mantidos em stand-by, ou seja quando mantém-se a luz de presença vermelha. Tal acontece quando, por exemplo, apagamos a televisão com o comando. Se ficar em stand-by vai gastar 25% de energia. O mesmo acontece em relação aos DVDs, aparelhagens, entre outros. Por isso, desligue todos os aparelhos que não estejam a ser utilizados no momento como computadores, impressoras, máquina de café, micro-ondas.
5- Opte por lâmpadas de baixo consumo
É fundamental substituir todas as lâmpadas incandescentes que tem em casa por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. São mais caras que as outras, é verdade, mas vai ver que com o passar do tempo o investimento compensa. Estas lâmpadas, em relação às ditas “normais” consomem seis vezes menos energia e duram oito vezes mais. Está a ver? Só tem vantagens. Se não puder trocá-las todas de uma só vez, vá trocando aos poucos, conforme as suas possibilidades.
6- Escolha electrodomésticos amigos do ambiente
Os electrodomésticos são os aparelhos domésticos que mais electricidade consomem. O frigorífico e a arca congeladora, por exemplo, absorvem 30% do consumo eléctrico de uma casa e as máquinas de lavar e secar, perto de 10%. É verdade que já não conseguimos viver sem eles, mas podemos olhar pela nossa carteira. Quando comprar um electrodoméstico novo, compre um modelo da classe A porque, em termos de energia, são muito mais eficientes. Normalmente, são mais caros do que os outros modelos, mas vai conseguir um retorno do investimento na factura da electricidade, em pouco tempo.
7- Ensine os seus filhos a serem conscientes
É verdade que custa incutir estes hábitos de poupança da electricidade nos adultos. E nas crianças? Pois é, elas são grandes consumidoras da energia eléctrica em casa. Veja só a quantidade de aparelhos que os mais novos usam no dia-a-dia desde o telemóvel, computador, televisão, fotocopiadora, scanner, micro-ondas... Invista um pouco do seu tempo a ensinar as crianças a usarem os aparelhos domésticos de maneira a que poupe energia em casa. O tempo que “perder” com elas, vai ganhar na factura da electricidade. E elas aprendem depressa.
8- Não deixe os carregadores "a carregar" baterias já cheias
Evite deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Ao contrário do que possa pensar, este aparelho continua a gastar electricidade, mesmo quando a carga está completa. Por outro lado, quando pegar no telemóvel depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia.
9- Use os programas económicos
A maioria dos electrodomésticos disponibiliza programas económicos. Use-os e poupe energia. Compre um termóstato eléctrico para programar o seu aparelho de climatização para que se ligue apenas nos horários mais económicos. Baixe a temperatura da água quando vai tomar banho. Reduza a temperatura da máquina de lavar, lave a 40º C em vez de 60º C, para poupar mais de 40% de electricidade. Se puder, lave com água fria. As máquinas de lavar roupa (e de loiça também) só devem trabalhar com a carga máxima e, se possível, de noite, quando as tarifas de electricidade são mais económicas.
10- Limpe o aparelho de ar condicionado
Outro pequeno gesto que fará a diferença é a limpeza do aparelho de ar condicionado. Deve limpar ou mudar o filtro todos os meses. Com esta acção pode poupar até 20% de electricidade. Outra coisa que pode fazer é manter uma temperatura ambiente de 25º C, em vez de reduzir para os 20º C. Em alternativa, escolha as ventoinhas, de tecto ou de pé, porque são muito mais económicas.
Comece já hoje a poupar. Se gastar menos electricidade, vai gastar menos dinheiro por mês. Tudo começa com pequenos gestos no seu dia-a-dia que vão reduzir, em muito, a factura da electricidade.
Se gostou de conhecer estas 10 dicas para poupar na conta da electricidade, conheça também dicas de limpeza infalíveis e saiba como eliminar maus odores da casa. E, se tem saudades da praia, descubra lindas praias a norte e a sul de Portugal.