Shares

10 cuidados a ter com a casa na Primavera

 

Bem-vinda Primavera! A pouco e pouco os dias começam a aquecer e ficam maiores, com mais luz e mais sol. As flores começam a despontar, o ambiente fico mais cheiroso e colorido. É altura de começar a cortar a relva, arejar mais a casa, trocar a roupa quente por roupa mais fresca. Tome nota de 10 cuidados a ter com a sua casa na Primavera.

Pegue nas suas belas peças de vidro e cristal e redecore o seu lar, use e abuse das flores da época para embelezar e perfumar todos os recantos da casa, comece a preparar a varanda ou o terraço para noites bem passadas ao ar livre. Ora veja.

 

 

1- Guarde a roupa de Inverno

É a altura certa para começar a lavar e a guardar o vestuário de Inverno. Não guarde a roupa sem lavar porque pode ganhar mofo e acumular ácaros e bactérias.

Troque as peças mais quentes e pesadas que tem no armário pela roupa de meia estação. Pode aproveitar e começar, também, a organizar a de Verão. Ao mesmo tempo pode fazer uma escolha da roupa velha, que não lhe serve ou que já não quer, e dê-a aos seus familiares e amigos ou a quem mais precise.

Atenção que o fundo das gavetas e dos armários são espaços ideais para os ácaros se propagarem. Por isso, antes de usar as roupas que estavam guardadas lave-as também e ponha-as a secar muito bem ao sol. E já agora, nos dias secos, deixe as portas dos armários abertas durante algumas horas, pelo menos uma vez por mês, para arejar as peças.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - guardar a roupa de Inverno

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Guarde a roupa de Inverno | Foto:  ltmcdn

 

 

2- Acomode o calçado

Na Primavera deixamos de usar botas e sapatos mais fechados. Mas antes de guardá-los tenha alguns cuidados para que se mantenham sempre novos. Encha-os com jornais ou coloque uma garrafa de plástico dentro de cada unidade para que não deformem. Só então arrume o calçado em caixas. Evite guardar sapatos e botas de couro em sacos de plástico porque a humidade pode causar mofo.

Guarde tudo bem limpo. Lembre-se que, com o tempo, as manchas ficam mais difíceis de tirar e podem passar de uma peça para a outra.

Os sapatos não devem ser guardados logo após o uso. O ideal é esperar entre quatro a seis horas antes de guardá-los, para que perca a humidade do suor. Devem ser guardados em locais frescos e arejados.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - procure calçado mais fresco

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Acomode o calçado | Foto:  justlia

 

 

3- Troque a roupa de cama, cortinas e tapetes

Está também na altura de arrumar as mantas, os lençóis de flanela e alguns cobertores mais pesados porque o tempo começa a aquecer e a casa começa a pedir tecidos mais leves. É chegada a altura de refrescar o ambiente com cores leves como o branco e os pastéis, mas também mais alegres como o vermelho, o azul, o verde e o amarelo, quer seja nas cortinas que apetece abrir logo pela manhã, quer nos tapetes mais suaves para andar descalço pela casa.

Basta trocar os têxteis-lar que aqueceram o Inverno por modelos que tenham mais a ver com a época mais quente. Pode, contudo, deixar ficar uma mantinha no sofá da sala ou aos pés da cama para aquelas noites mais fresquinhas.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - mude as cortinas

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Troque a roupa da cama, cortinas e tapetes | Foto:  sabedoriaglobal

 

 

4- Mude os lençóis com regularidade

Diz o bom senso que os lençóis da cama devem ser trocados, pelo menos, uma vez por semana, evitando desta forma a acumulação de resíduos que possam ser prejudiciais para a saúde.

No caso das pessoas que transpiram muito durante a noite, ou das crianças que de vez em quando não conseguem controlar o xixi e acabam por molhar a cama, a troca de lençóis deve ser feita com mais frequência. É muito importante trocar a roupa de cama com regularidade, pois não só iremos dormir melhor como também a saúde agradece.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Mude os lençóis com regularidade | Foto:  mulherk

 

 

5- Limpe a casa

A limpeza de Primavera é fundamental para receber uma estação tão bonita e alegre. O tempo mais agradável dá mais energia para pôr tudo em ordem. Há sempre tanto por fazer, desde limpar a lareira e a chaminé, lavar os vidros e as persianas, arejar e virar os colchões das camas, lavar as carpetes e os cortinados, assim como as portas e as paredes.

Não há nada como uma limpeza a fundo para começar bem uma das mais bonitas estações do ano. Aproveite os dias secos e de sol para abrir as portas e janelas de casa e deixar o calor entrar e levar a humidade do Inverno, o mofo e o bolor. Vai sentir o ar mais limpo, mais respirável e vai ver outra textura e brilho nas paredes, nos móveis, nas roupas…

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - Limpe a casa

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Limpe a casa | Foto: petandhomecare

 

 

6- Evite usar a vassoura

Evite limpar a casa com uma vassoura. Normalmente, as vassouras levantam partículas de poeira, ácaros e mofo, espalhado-as pelo ar. Para limpar a casa, o ideal é passar um pano humedecido com água, quer seja no chão, quer seja nos móveis, porque evita que o pó, se espalhe.

Pode também limpar a casa usando o aspirador. Os aparelhos mais modernos têm uns filtros que fazem com que o pó e demais lixo fique dentro do aparelho, evitando desta forma que se espalhem pelo ar e que sejam absorvidos pelo organismo ao respirarmos.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - use o aspirador nas limpezas

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Evite usar a vassoura | Foto:  revistaevidencia

 

 

7-Cuide das plantas de interior

Conhecer as necessidades de cada planta é fundamental para garantir o seu desenvolvimento. Além da nutrição, também é preciso ter em conta a iluminação, a temperatura e a rega.

Para saber qual o melhor local para uma planta se desenvolver deve ter em conta a intensidade do sol e a duração. Quando a luz é insuficiente, os caules crescem longos e fracos, as folhas ficam pálidas, não produzem flores e podem até morrer. Mas também o excesso de iluminação provoca queimaduras nas folhas. A temperatura ambiente é um factor igualmente muito importante no desenvolvimento das plantas. Em geral, a temperatura ambiente ideal para as plantas domésticas varia entre 18° e 21°C.

Já a necessidade de água varia de acordo com as espécies. No entanto, a humidade leve costuma ser a mais aconselhada para a maioria. É preciso um cuidado especial com as plantas que ficam dentro de casa, pois a tendência é para regá-las mais do que é preciso. No dia-a-dia verifique quais as plantas que precisam de água, remova as flores murchas e elimine as folhas secas.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - cuide das plantas de interior

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Cuide das plantas de interior | Foto:  ltmcdn

 

 

8- Decore a cozinha

O bom tempo abre o apetite para refeições mais leves. Por isso, com a temperatura a subir ponha ordem na cozinha. Veja bem o que tem na despensa, o que ainda tem para gastar em receitas mais de Inverno e aproveite para usar tudo antes que fiquem fora de prazo. Faça o mesmo com os produtos do frigorífico e do congelador, para depois poder apetrechá-los com os ingredientes certos para as deliciosas refeições primaveris.

Tenha também em atenção à decoração da cozinha. Opte por tecidos com cores mais fortes, pendure fotografias de frutas apetecíveis que tenha guardadas na despesa ou na arrecadação e coloque flores frescas ou plantas para dar outra vida a este cantinho tão importante da casa.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - decore a cozinha

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Decore a cozinha | Foto:  melhoramiga

 

 

9- Reparações e remodelações

Na Primavera, por vezes, chove, e nalguns casos, com alguma intensidade. Quando isso acontecer, aproveite para ver se existem infiltrações nas paredes e, quando o tempo estiver mais seco, avance com as reparações. As intempéries do Inverno podem danificar o isolamento, por isso, convém inspeccionar o seu estado e verificar se as portas e janelas fecham bem. Há quem também aproveite esta época para colocar redes ou cortinas anti-mosquitos nas janelas e portas.

Aproveite também para fazer algumas das remodelações que tanto deseja. Renove as divisões da casa ou alguma peça de mobiliário com outras cores, aplique papel de parede, remodele um espaço por completo. Não há melhor altura para fazer estes trabalhos em casa porque na Primavera os dias são mais longos e podemos abrir as portas e janelas para arejar. Pode-se igualmente trabalhar no exterior da casa.

 

 

10- Cuide do exterior da casa

A Primavera convida a passarmos mais tempo ao ar livre. Por isso mesmo pode aproveitar o tempo seco para lavar o exterior da casa, dedicar mais tempo ao jardim e à relva, tirar da garagem o mobiliário de exterior para lavar e começar já a preparar a piscina para as semanas quentes.

Tenha mais atenção com as plantas de exterior. O melhor horário para regá-las é de manhã cedo ou no final da tarde, porque as folhas nunca devem ser molhadas quando o sol está muito forte.

10 cuidados a ter com a casa na Primavera - cuide do jardim

10 cuidados a ter com a casa na Primavera – Cuide do exterior da casa | Foto:  decoraoparaquartos

 

A Primavera traz-nos sempre uma lufada de ar fresco à vida e ao nosso estado de espírito. Dê também um ar mais fresco à sua casa. Comece já!

Se gostou de conhecer estes 10 cuidados a ter com a casa na Primavera, descubra também como ter um closet à sua medida. Descubra quais os 10 frutos mais hidratantes e deslumbre-se com as mais belas ilhas do mundo. Espante-se ainda com estes faróispalácios imponentes.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest