Roteiro de 2 dias maravilhosos no Douro

 

Hoje escrevo acerca de uma das regiões mais bonitas de Portugal: o Douro. Certamente já ouviu que o Douro está classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO e que são cada vez mais as pessoas que visitam esta região. É fácil de perceber porquê: o Douro possui uma paisagem única e excepcional, enorme hospitalidade e uma gastronomia irresistível!
Aproveite este roteiro e marque já um fim de semana na região. Descubra as minhas sugestões:

Roteiro de 2 dias no Douro- Região do Douro

Roteiro de 2 dias no Douro- Região do Douro | Foto: luxetravel

 

 

Dia 1

Como não podia deixar de ser, o Porto é a primeira paragem neste roteiro. Caso não conheça ainda, deve começar por andar pela Baixa e pela Ribeira da cidade. Caso conheça, é sempre bom repetir este passeio.

Roteiro de 2 dias no Douro- Porto

Roteiro de 2 dias no Douro- Porto

 

Atravesse a Ponte Dão Luís e aproveite para visitar as famosas caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia. As caves mais visitadas são a Ferreira, Taylor’s e Graham’s.
De volta ao Porto, pode e deve ainda visitar a Livraria Lello, o Café Majestic, a Igreja e Torre dos Clérigos, passear pela Avenida dos Aliados e ainda visitar a Estação de São Bento.

Mas não são só os monumentos que fazem do Porto uma boa cidade para se visitar: aproveite para provar as típicas e únicas francesinhas do Porto. São uma delícia!

Roteiro de 2 dias no Douro- Francesinha

Roteiro de 2 dias no Douro- Francesinha | Foto: thewisetravellers

 

Depois de percorrer as ruas e monumentos da cidade do Porto, chegou a hora de começar a subir o Douro e ir até ao Pinhão. Pode fazê-lo de comboio, carro ou de barco. No entanto, se quiser aproveitar e ficar a dormir nalgum hotel da região do Douro, a viagem de barco não é a mais indicada porque, normalmente, inclui o regresso ao Porto.
Se for de carro aproveite para fazer uma paragem na cidade de Marco de Canaveses ou na Régua. A estrada nacional 222 que liga a cidade da Régua ao Pinhão, foi considerada a melhor estrada do mundo para se conduzir e o seu cenário é incrível com vinhas a perder de vista e o singular rio Douro a acompanhar.
Pode aproveitar a ida por esta maravilhosa estrada para passar pelo restaurante Doc, do chef Rui Paula.

Roteiro de 2 dias no Douro- Restaurante Doc

Roteiro de 2 dias no Douro- Restaurante Doc | Foto: greatwinecapitals

 

 

Ao chegar ao Pinhão, visite a sua Estação de Comboios e contemple os seus painéis de azulejos.

Roteiro de 2 dias no Douro- Estação de Comboios do Pinhão

Roteiro de 2 dias no Douro- Estação de Comboios do Pinhão | Foto: pinterest

 

 

Dia 2

Para começar bem o dia, visite uma das quintas produtoras de vinho da região, como por exemplo a Quinta do Seixo que tem uma das melhores vistas sobre o Douro.

Roteiro de 2 dias no Douro- Quinta do Seixo

Roteiro de 2 dias no Douro- Quinta do Seixo | Foto: skyscanner

 

Depois do almoço pode fazer uma curta viagem de barco a partir do Pinhão. Se não apreciar este tipo de viagens, pode ir até um dos miradouros mais conhecidos e apreciados da região: o miradouro de São Leonardo, Galafura. Está a 640 metros de altura e foi um dos locais mais estimado pelo escritor Miguel Torga.

Roteiro de 2 dias no Douro- Vista do miradouro de São Leonardo da Galafura

Roteiro de 2 dias no Douro- Vista do miradouro de São Leonardo da Galafura | Foto: dourovalley

 

Se ainda tiver tempo, pode sair do miradouro em direcção a Vila Real e visitar o Palácio de Mateus, onde pode encontrar uma biblioteca com cerca de 6000 livros, incluindo algumas preciosidades, como a edição ilustrada dos Lusíadas.

Roteiro de 2 dias no Douro- Palácio de Mateus

Roteiro de 2 dias no Douro- Palácio de Mateus | Foto: trekearth

Gostou das minhas sugestões? Visite esta região, vai AMAR. 

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...