Alimentos que não devemos aquecer no microondas

 

Há cada vez mais pessoas que que optam por levar refeições nas marmitas para o seu local de trabalho. Para além de ser uma forma de poupar dinheiro, é também uma excelente ajuda para quem não tem tempo de dirigir-se a um restaurante e para para quem quer manter a linha, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos.

Mas, atenção, os especialistas afirmam que há alimentos que não devemos evitar aquecer no microondas. Vamos descobrir quais são?

 

 

1- Frango

Este é um dos alimentos que mais guardamos para depois voltar a aquecer. Mas atenção: como o microondas não aquece todas as partes da mesma maneira e frango tem um elevado teor de proteínas, pode fazer com que essas proteínas se decomponham de forma diferente, provocando dores de estômago. Os especialistas afirmam que a melhor forma de comer frango é logo a seguir a ser cozinhado, ou frio.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Frango

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Frango

 

 

2- Cogumelos

Este tipo de alimentos contém proteínas que podem ser destruídas por enzimas e micro-organismos muito facilmente. Se não forem guardados de maneira correta, podem estragar-se facilmente. E se os aquecer no microondas podem causar dores de estômago ou, em alguns casos, ficar doente. Pode guardá-los no máximo 24 horas mas não aquecer mais do que a 70ºC.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Cogumelos

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Cogumelos

 

 

3- Batatas

O problema principal de aquecer este alimento no microondas, está na maneira como o guardamos. Se deixarmos as batatas à temperatura ambiente, ou em prata pode levar ao aparecimento de uma bactéria que causa intoxicações alimentares. Depois de cozinhadas, devemos guardar as batatas no frigorífico, e evitar aquecer no microondas.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Batatas

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Batatas

 

 

4- Ovos

Aquecer os ovos não traz problemas, só se os aquecer demasiado. Deve evitar-se ao máximo aquecer os ovos mexidos ou cozidos porque pode causar problemas gastrointestinais.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Ovos

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Ovos

 

 

5- Espinafres e alguns vegetais

Os espinafres e outros vegetais como alface, rúcula, agrião, beterraba etc. têm níveis alto de nitrato e, ao aquecermos estes vegetais no microondas, os nitratos vão se transformar em nitrito, podendo levar a alterações na nossa corrente sanguínea.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Espinafres e alguns vegetais

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Espinafres e alguns vegetais

 

 

6- Arroz

Os especialistas dizem que o arroz quando está cru pode ter bactérias que causam intoxicações e que sobrevivem à cozedura formando esporos que se multiplicam quando o aquecemos no microondas. Esses esporos facilitam a a proliferação dos microrganismos. Devemos guardá-lo no frigorífico e evitar aquecer no microondas, porque pode causar vómitos ou diarreia.

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Arroz

Alimentos que não devemos aquecer no microondas- Arroz

Informações importantes, verdade? Se achou útil saber quais são os alimentos que não devemos aquecer no microondas, descubra mais dicas importantes: alimentos que não devemos guardar no frigorífico; alimentos que não devemos reaquecer e alimentos que não devemos dar aos nossos cães.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...