Shares

10 dicas de limpeza que são infalíveis

Sejamos honestos, o melhor truque de limpeza é ir mantendo a casa organizada diariamente. Se o fizer, garantidamente as lides domésticas serão menos pesadas. Mas, com a azáfama do dia-a-dia, nem sempre é possível, pelo que todas as dicas de limpeza são bem-vindas. Confira estas 10 dicas de limpeza e mãos à obra!

 

As casas mais antigas podem ser um pouco húmidas e acumular bolores em alguns cantos da casa. Ou mesmo alguma fuga de água no piso de cima pode fazer com que as suas paredes comecem a ficar com manchas de humidade.
Se se quer ver livre destas manchas, coloque já a sua máscara e luvas, para não inalar fungos que podem ser prejudiciais à sua saúde. Abra também as janelas da sua casa.
Agora sim, misture 1 medida de lixívia para 3 de água num balde. Depois com o auxílio de uma escova de pêlos rijos embebida na mistura, esfregue toda a zona escura. Por fim, enxague com um pano húmido.

Dicas de limpeza - limpar bolores e humidade nas paredes

Dicas de limpeza – limpar bolores e humidade nas paredes | Foto: icondominial

 

Para limpar as pratas há produtos específicos, mas há também truques fáceis e baratos.
Uma forma ótima de pôr as pratas a brilhar é misturar sabão neutro em água morna e esfregá-las com uma esponja macia. Lembre-se que o sabão não pode ter qualquer agente corrosivo, senão corre o risco de estragar as suas preciosidades. O sabão de coco é uma excelente alternativa.
Outra solução fantástica é a pasta de dentes ou o bicarbonato de sódio. Mas tem que ter mais atenção para não riscar as peças.

Dicas de limpeza - limpar pratas

Dicas de limpeza – limpar pratas | Foto: cacauebaunilha

 

Manchas de tinta de caneta são um autêntico pesadelo, não é? Basta que manchemos os dedos e que toquemos na camisola e já está, camisola para o lixo. Ou então os miúdos que lhe mancharam o sofá enquanto desenhavam e leva as mãos à cabeça! Calma, conheça um truque caseiro: use uma pequena quantidade de álcool ou acetona ou mesmo laca de cabelo sobre a superfície suja, deixe atuar por alguns minutos e finalmente limpe com um pano seco. Atenção pois algumas tintas podem desbotar e estragar ainda mais, por isso, experimente sempre primeiro numa zona mais escondida.

Dicas de limpeza - limpar manchas de tinta de caneta

Dicas de limpeza – limpar manchas de tinta de caneta | Foto: bolsademulher

 

Manchas de ferrugem, mais um drama! 🙂 Por vezes as embalagens metálicas dos produtos começam a deteriorar-se com a humidade e acabam por manchar de ferrugem as superfícies da nossa casa, por exemplo, na casa de banho ou na cozinha. Mais uma vez, existem produtos industriais próprios para remover ferrugem, mas nada o impede de tentar primeiro estes truques: calce umas luvas e depois pegue num esfregão de aço ou faça uma bola de papel de alumínio amachucado e esfregue a zona. Se não sair, coloque o removedor de ferrugem e esfregue com uma antiga escova de dentes, por exemplo.

Dicas de limpeza - limpar manchas de ferrugem

Dicas de limpeza – limpar manchas de ferrugem | Foto: ggpht

 

Se tem crianças em casa, com certeza já deve ter passado por aquelas noites em que os miúdos a acordam a meio da noite, com a triste notícia de que “fizeram um xixi” na cama. Pois é, uma chatice, mas é muito comum. O problema é que a urina é ácida e mancha os tecidos, nomeadamente o colchão. Para além de que o odor também fica impregnado. O truque é ser muito rápido a fazer a limpeza, agir logo que acontece para não deixar secar nem um bocadinho. Pois bem, o primeiro passo é tentar absorver a maioria com um pano ou toalha secos, depois deite um pouco de pó-de-talco ou de bicarbonato de sódio sobre a área suja. De seguida, misture em água um pouco de detergente para a roupa anti odores e esfregue a zona com uma esponja macia. No final, passe novamente a toalha para secar, de seguida volte a colocar o bicarbonato de sódio e só depois de tudo estar completamente seco é que aspira o bicarbonato. Este processo também serve para remover a urina dos animais domésticos.

Dicas de limpeza - limpar manchas de xixi / urina

Dicas de limpeza – limpar manchas de xixi / urina | Foto: culturamix

 

O bolor e o mofo também podem aparecer na roupa, é verdade. Mas se descobrir mofo nas suas roupas favoritas não entre em pânico. Para além de ser muito importante arejar a sua casa e deixar as roupas secarem completamente antes de as arrumar, conheça esta solução para eliminar o bolor: só tem que esfregar com uma escova a mancha na sua roupa, mas com cuidado para não danificar a peça. Depois limpe as gavetas onde guardava a peça que estava com bolor com um anti fungos, para que não surjam noutras peças. Se preferir lave à mão a peça, deixe-a dentro de água fria por, pelo menos, duas horas, depois troque para água quente ou morna e lave. Seque ao sol, para eliminar qualquer vestígio do fungo.

Dicas de limpeza - limpar bolor e mofo na roupa

Dicas de limpeza – limpar bolor e mofo na roupa | Foto: bolsademulher

 

Quando terminamos a limpeza da casa de banho, às vezes sentimos que ficou a faltar algum brilho nos objectos cromados, ou mesmo nos azulejos das paredes, não é? Mas também há solução para isso.
Experimente fazer uma mistura com duas colheres de sopa de sal e uma colher de chá de vinagre e passar, por exemplo, nas suas torneiras. Vai ver como ficam super brilhantes! Para os azulejos, use 1 medida de sal para 4 de vinagre e esfregue. Vai ficar surpreendido com o resultado!

Dicas de limpeza - limpar cromados, torneiras da casa de banho

Dicas de limpeza – limpar cromados, torneiras da casa de banho | Foto: alicdn

 

Ainda na casa de banho, limpe o espelho com um spray limpa vidros mas… (aqui vai o truque)… nunca borrife diretamente no espelho. Pegue em papel de cozinha, humedeça com o spray e depois passe no espelho! Fantástico!

Dicas de limpeza - limpar o espelho da casa de banho

Dicas de limpeza – limpar o espelho da casa de banho | Foto: cloudinary

 

Para acelerar o processo de secar o chão depois de o limpar, um truque fantástico é lavá-lo com a água bem quente. Assim evapora mais rápido e não perde tanto tempo sem poder entrar naquela divisão. Para além disso a água bem quente desengordura bastante melhor! Só vantagens!

Dicas de limpeza - secar o chão mais depressa

Dicas de limpeza – secar o chão mais depressa | Foto: tasabrincar

 

Por último, lembre-se que se reservar todos os dias 15 minutos a arrumar e limpar aquilo que está fora do sítio, não precisa de chegar ao ponto de ter que fazer estas limpezas a fundo. Uma aspiradela simples, seguida de uma passagem com um pano húmido pelo chão serão uma preciosa ajuda para manter tudo limpo sempre!
E agora que tem tudo a brilhar, BOM DESCANSO!

Dicas de limpeza - limpe e arrume regularmente, 15 minutos por dia

Dicas de limpeza – limpe e arrume regularmente, 15 minutos por dia | Foto: cloudinary

 

Se gostou destas dicas de limpezas, conheça também as melhores dicas de arrumação para casas de banho pequenas  e para a despensa e cozinha. Conheça igualmente grandes ideias para varandas de todos os tamanhos e 11 soluções geniais para estúdios e casas pequenas. Decubra também os penteados da estação sugeridos por Mafalda Perfeito  e quais os acessórios certos para si.

Shares

Pin It on Pinterest