Shares

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques

 

Além de ser medicinal e de ter uso na culinária, o limão tem muitas outras utilidades que provavelmente desconhece. Por isso, não deite fora as cascas do limão, dou-lhe 10 bons truques. Com certeza já deve ter experimentado algum deles. Perfume a casa, ilumine a sua roupa, melhore as suas unhas. Ora tome nota.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Valorize este citrino

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Valorize este citrino | Foto:  blogspot

 

 

1- Ponha as janelas e espelhos a brilhar

O limão é óptimo para desengordurar as janelas e os espelhos. Para tal, basta misturar algumas colheres de sopa de sumo de limão na água e colocar num borrifador para que as suas janelas e fiquem a brilhar. Para cada 1,5 litros de água deite duas colheres de sopa de sumo de limão, pulverize as zonas por limpar e retire o excesso com jornais velhos.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Óptimo para desengordurar

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Óptimo para desengordurar | Foto:  mulher

 

 

2- Livre-se das superfícies gordurosas

Lembro-me sempre de ouvir esta frase: “o limão corta a gordura”. E é bem verdade. Use limão para livrar-se das superfícies gordurosas, como é o caso das bancadas da cozinha. Corte um ao meio, mergulhe no sal e esfregue sobre a zona que precisa ser limpa. Pode juntar uma colher (de chá) de sumo de limão no detergente que costuma usar para limpar as superfícies gordurosas e oleosas bem como aos seus utensílios. Desta forma vai conseguir uma limpeza profunda.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Limpa a fundo

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Limpa a fundo | Foto:  casaeplanos

 

 

3- Liberte o frigorífico dos maus cheiros

Também pode usar o limão para melhorar a limpeza do seu frigorífico. Coloque uma casca ou duas de limão dentro do electrodoméstico para absorver o mau cheiro e tornar o ar no interior mais agradável e fresco. Pode optar também por colocar um limão cortado ao meio e com cravos da Índia espetados no centro. Quando começar a ficar seco deite no lixo e faça outro. Quando abrir o seu frigorífico vai sentir um cheiro muito agradável.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Tira os maus cheiros

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Tira os maus cheiros | Foto:  greensavers

 

 

4- Desinfecte a fruta e legumes

Pode usar o limão para desinfectar fruta e legumes. Para tal, corte o citrino, esprema uma colher de sopa de sumo, coloque dentro de um frasco de spray e borrife com cuidado a fruta e legumes. O sumo de limão é um desinfectante natural, que vai deixar os seus alimentos com um cheiro agradável. Não se esqueça de antes lavar bem a fruta e os legumes com água corrente para livrar-se dos resíduos de pesticidas. Nota importante: Limpe apenas os que tiver intenção de consumir dentro de pouco tempo, caso contrário, estraga-se.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Desinfecta os alimentos

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Desinfecta os alimentos

 

 

5- Tenha uma casa de banho cinco estrelas

Até vai ter mais vontade de tomar banho, de tão fresco que irá ficar! Corte um citrino ao meio, coloque sal e esfregue em toda a superfície da banheira ou duche. Desta forma vai conseguir uma limpeza profunda. Pode também usar na pia e na restante loiça da casa-de-banho. Faça sempre o mesmo procedimento. Depois limpe com um pano húmido e seque bem. Não use esta mistura em superfícies delicadas, como é o caso do mármore e alguns tipos de pedra.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Excelente para o wc

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Tenha uma casa de banho cinco estrelas | Foto:  blogspot

 

 

6- Dê vida às suas torneiras

Dê mais brilho ao aço inoxidável esfregando-o com limão e sal. Corte um limão ao meio, esfregue-lhe sal e passe nas superfícies necessitadas. Deixe ficar cinco minutos. Em seguida, retire com água morna e um pano seco. No caso das torneiras da cozinha e da casa-de-banho, por exemplo, pode recuperar o brilho esfregando um pouco de sumo de limão sobre as mesmas e deixe actuar durante a noite. Na manhã seguinte retire com um pano húmido e seque.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Dê brilho às torneiras

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Dá brilho às torneiras | Foto:  sanitana

 

 

7- Purifique o ar

O limão pode ser usado como um excelente purificador de ar. Para tal, cozinhe algumas cascas juntamente com paus de canela para que a sua casa ganhe um cheiro maravilhoso. Por ser natural, é muito melhor e mais aconselhável o seu uso do que os purificadores de ambiente em spray. Pode usar esta fórmula para melhorar o seu sono e aumentar a sua imunidade. Corte um limão em quatro e deixe ficar num prato durante a noite ao lado da cama. Vai sentir o ar mais limpo e respirar melhor, especialmente se tiver alergias ou asma, e terá a garganta limpa e a cabeça mais leve ao acordar.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Limpe o ar

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Purifica o ar | Foto:  liberoalimentos

 

 

8- Tire as manchas

A casca de limão é óptima para limpar as manchas que mancham a pele, resultantes do contacto com certos alimentos, como por exemplo, sumo de baga e açafrão. Para tirar as manchas, esfregue a casca de limão nas zonas afectadas, aguarde alguns minutos e passe por água morna e sabão. Repita o processo até livrar-se das manchas.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Limpa as manchas

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Remove as manchas

 

 

9- Tenha unhas mais bonitas

Se tem as unhas amareladas do cigarro ou pelo uso excessivo de verniz, esfregue-as com casca de limão. Vão ganhar a cor natural e ficar mais saudáveis. Se as unhas estiverem amareladas devido a fungos ou a uma deficiência nutricional deve consultar um dermatologista, que irá aconselhar-lhe sobre o melhor tratamento a fazer. Porém, antes de ir ao médico, pode usar uma receita com sumo de limão, água e um removedor de verniz (evite usar acetona porque resseca as unhas) para clarear mais as unhas.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Clareia as unhas

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Tenha unhas mais bonitas | Foto:  opovo

 

 

10- Devolva a brancura à sua roupa

Para que a sua roupa branca fique mais luminosa, junte meio copo de sumo de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de enxaguamento. Sabemos que um dos produtos mais utilizados para clarear a roupa é a lixívia, no entanto, muitas vezes devido ao uso abusivo, as peças acabam por se estragar e ficam mais amarelas. O limão é o melhor aliado porque é natural e ajuda a manter as peças brancas e em perfeito estado. Pode também usá-lo para tratar as manchas da roupa antes de as colocar na máquina de lavar. Basta esfregar a parte de dentro do limão na zona manchada.

Não deite fora as cascas do limão - 10 bons truques - Branqueia a roupa

Não deite fora as cascas do limão – 10 bons truques – Branqueia a roupa | Foto:  comotirarmancha

 

Se gostou de conhecer estes 10 bons truques para usar as cascas do limão, descubra também porque é que deve beber um copo de água morna com limão ao acordar. Descubra ainda os usos surpreendentes do secador de cabelo, das borras de café e da cerveja.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest