Shares

10 usos surpreendentes do alho

 

Um dos alimentos que não pode faltar na minha despensa é o alho. É muito, muito importante, e não pense que serve apenas para dar tempero à comida. Além das propriedades nutricionais, o alho é um óptimo antibiótico natural que é mais utilizado do que imagina.

O alho tem muitos usos, não só para manter a casa limpa, como também para limpar o organismo e a pele. Ajuda a tratar dores de dentes e, até, a perder de peso, imagine. Ora tome nota:

10 usos surpreendentes do alho - O alho tem vários usos

10 usos surpreendentes do alho – O alho tem vários usos | Foto:  comidinhasdochef

 

 

1- Repelente de insectos e de pragas das plantas

O alho pode funcionar como um excelente repelente de insectos. Para tal, aqueça um pouco de azeite e junte alguns dentes de alho esmagados. Em seguida, deixe descansar durante 24 horas, junte um copo de água e sumo de limão, misture e coe. Coloque a mistura num borrifador. E já está! O alho também ajuda a manter bem longe as pragas das plantas. Para tal, misture alguns dentes de alho esmagados com água morna e sabão. Coloque a mistura num borrifador e está pronto a usar em vegetais e nas flores.

10 usos surpreendentes do alho - Afasta pragas

10 usos surpreendentes do alho – Afasta pragas | Foto:  1001ideias

 

 

2- Alho para limpar a casa

O alho é um óptimo desinfectante natural. Como usá-lo? Pique três a quatro dentes de alho, misture com vinagre branco e junte algumas gotas de limão. Coloque tudo num borrifador e utilize para limpara casa de banho, a cozinha, os tampos de mármore e de granito. Para que as bancadas ou outras superfícies de mármore branco com manchas de ferrugem pareçam novas, esfregue as zonas afectadas usando também um pouco de limão. Depois passe um pano molhado em água limpa e seque com um pano que não solte pêlos.

10 usos surpreendentes do alho - Tira manchas

10 usos surpreendentes do alho – Tira manchas | Foto:  thaibuffer

 

 

3- Repara vidro danificado

Provavelmente não sabe que o sumo de alho é uma espécie de adesivo natural. Quando corta o alho certamente fica com os dedos das mãos pegajosos. O sumo do alho pode ser usado para recuperar um copo que esteja rachado, por exemplo. Para tal, esmague um dente de alho e esfregue o sumo na zona rachada. Depois limpe o excesso e deixe secar. O copo pode assim ser reutilizado.

10 usos surpreendentes do alho - Cola vidro

10 usos surpreendentes do alho – Cola vidro | Foto:  ytimg

 

 

4- Limpeza do rosto

Há produtos de limpeza do rosto que têm químicos que podem secar e danificar a pele. Usar o alho para limpar a pele é uma opção natural e segura. Isto porque contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais que fazem a limpeza e ajudam a tratar a acne e outras doenças da pele. Para tal, esfregue uma camada de pasta de alho no rosto, deixe actuar durante 15 minutos e depois retire. Aplique em seguida um hidratante. O alho também ajuda a combater a acne. Neste caso deve dilui-lo primeiro antes da aplicação, de forma a evitar aquela sensação de ardor ou da pele a queimar. Comer alho também ajuda, claro.

10 usos surpreendentes do alho - Óptimo para a pele

10 usos surpreendentes do alho – Óptimo para a pele | Foto:  mundomulheres

 

 

5- Trata o pé-de-atleta

O alho é um excelente aliado no tratamento de infecções fúngicas, tais como o pé-de-atleta. Para acabar com a comichão e irritação nos dedos, coloque alguns dentes de alho esmagados numa bacia com água morna e mergulhe os pés durante meia hora. Outra alternativa é misturar azeite com alho e esfregar nos pés com um cotonete de algodão para tratar os fungos.

10 usos surpreendentes do alho - Trata o pé-de-atleta

10 usos surpreendentes do alho – Combate o pé-de-atleta | Foto:  paolachristine

 

 

6- Alivia a dor de dentes

As dores de dentes são terríveis. Quem já as teve sabe bem como é. Para aliviar esta dor até que consiga ir ao dentista, use alho. Para tal, esmague um a dois dentes de alho e coloque-os dentro da boca, mesmo ao lado do dente afectado. Vai ver que vai sentir um alívio. Mas atenção, consulte o dentista para tratar o dente, é muito importante.

10 usos surpreendentes do alho - Abranda a dor de dentes

10 usos surpreendentes do alho – Abranda a dor de dentes | Foto:  alicdn

 

 

7- Remove farpas e cura feridas

Por vezes acontece enfiar-se uma farpa pelo dedo dentro. É uma grande chatice. E retirá-la, ainda mais! Mas o alho pode ajudar. Ponha metade de um dente de alho num penso rápido e coloque na zona onde se encontra a farpa. Deixe ficar o penso durante toda a noite para que actue da melhor forma. O penso com o alho, não só vai ajudar a que a farpa saia do dedo, como também vai reduzir o inchaço e a vermelhidão, graças aos seus compostos antibióticos e anti-inflamatórios. O alho ajuda a curar esta e outras feridas. Basta cortar um dente ao meio e aplicar directamente na ferida. Atenção que pode arder um pouco.

10 usos surpreendentes do alho - Remove farpas

10 usos surpreendentes do alho – Retira farpas | Foto:  mediadecathlon

 

 

8- Contra gripes e resfriados

Além de todos estes usos surpreendentes que o alho tem, também pode ser usado contra a gripe e os resfriados. Para tal, consuma o alho cru ou esmagado, em cubos ou picado, porque ajuda a estimular o sistema imunológico no combate ao vírus. Desde há muito tempo que o alho é usado na medicina popular porque tem uma componente que ajuda a combater infecções bacterianas e virais. Por isso, não dispense o alho da sua alimentação. Coma três a quatro dentes de alho por semana, o melhor é que estejam crus e triturados. Junte-os às sopas, ensopados, molhos para massas e molhos para saladas. Desta forma estará a prevenir o aparecimento de gripes e resfriados.

10 usos surpreendentes do alho - Combate a gripe

10 usos surpreendentes do alho – Combate a gripe | Foto:  blogspot

 

 

9- Alivia a tosse

O alho é muito bom para aliviar a inflamação da garganta e ajuda também a tratar o excesso de muco. Para cuidar a sua garganta, faça uma infusão com dois dentes de alho descascados, deixe-os ferver na água durante cinco minutos. Depois junte gengibre e mel. Tome a infusão quente. Vai ver que a sua garganta vai melhorar e vai poder falar e comer melhor.

10 usos surpreendentes do alho - Faça chá

10 usos surpreendentes do alho – Faça chá | Foto:  mundomulheres

 

 

10- Ajuda a perder peso

Sabe que pode usar o alho para perder peso?É verdade! O alho envia sinais de saciedade para o cérebro e estimula a função metabólica, ajudando a queimar mais calorias. Pois é, pode-se dizer que é três em um, fica mais satisfeito ao comer alho, o corpo não pede tanta comida e ainda queima gordurinhas. Que bom! Mas para evitar que fique com aquele mau hálito depois de comer o alho, abra o dente e retire as sementes. Assim evita maus odores.

10 usos surpreendentes do chá - Ajuda a perder peso

10 usos surpreendentes do chá – Faz perder peso | Foto:  demaeparamae

 

 

Agora que já conhece os usos surpreendentes que o alho conheça também os usos surpreendentes do limão, do mel e da cerveja. Descubra ainda os usos que nunca pensou dar ao secador de cabelo.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest