5 alimentos amigos do seu fígado

 

Tudo o que comemos e bebemos passa pelo fígado. Como calcula ele é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Mas temos que lhe dar uma ajuda na eliminação de todas as substâncias tóxicas que passam por ele. Uma das formas de o fazermos é consumir bons alimentos, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e beber muita água lisa. Defina como obrigatório, na sua vida alimentar, passar a consumir estes 5 alimentos com mais frequência e em maior quantidade. Vamos lá saber quais são os verdadeiros os cinco “amigos do seu fígado”.

 

Alho: É rico em vitaminas A,B e C  e um poderoso anti-inflamatório. Estimula a produção do ácido gástrico, muito importante para as digestões. Misture-o nas saladas, nas sopas ou nos molhos. Eu costumo pôr alhos inteiros e com casca, por exemplo, no frango assado. Experimente comê-los, depois de assados. São deliciosos! Consuma, pelo menos, um por dia!

 

Limão: Ao contrário do que muita gente pensa, é um dos grandes “amigos do fígado”. Rico em vitamina C, anti-oxidantes e minerais, o limão activa o metabolismo, fornece energia e ajuda o fígado a regenerar-se.

5 amigos do seu fígado

5 amigos do seu fígado. Limão. Foto de Lisa no Pexels

 

Cebola: É muito rica em água, fibras, vitaminas e minerais, deve ser consumida, de preferência crua. É muito conhecida pelo seu poder diurético e anti-inflamatório e estimula o bom funcionamento do fígado e do pâncreas. Se a refogar, evite fazê-lo durante muito tempo.

 

Nozes: São ricas em arginina, ácidos gordos, ómega 3 e antioxidantes. Dentro de uma caixa pequena, ocupam pouco espaço na mala e evitam que comamos o que não devemos e façamos disparates, quando temos fome. Ficam muito bem misturadas nas saladas.

 

Vegetais de cor verde escura como brócolos, espinafres, couve e repolho. São ricos em vitamina B e K, entre outros nutrientes. Nunca devem faltar, no seu prato, e em boa quantidade. Estimulam as enzimas do fígado, melhoram a digestão e evitam que coma gorduras, desnecessárias, e hidratos de carbono em excesso.

5 alimentos amigos do seu fígado

5 alimentos amigos do seu fígado. Vegetais de cor verde escura. Foto de Magda Ehlers no Pexels

 

Estes são os alimentos amigos que a vão fazer perder uns bons centímetros em volume abdominal e garantir um fígado muito mais saudável. Coma bem, coma saudável!

Para terminar, não se esqueça de beber, diariamente, 1,5 l de água.
Beijinhos!

 

Faça uma alimentação saudável!. Coma vegetais quer sob a forma de saladas que devem sempre acompanhar peixe ou carne, quer em sopas quentes ou frias.

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