Porque é que os ovos ajudam a perder peso

 

 

Os ovos são ricos em proteína, baixos em calorias e ajudam a estimular o metabolismo. Descobri também que existe mesmo uma dieta dos ovos e que eles ajudam a emagrecer. Neste artigo vamos saber como usá-los, na ajuda da perda de peso, quando comê-los e quantos. Não sei se sabe, mas é conveniente usar o mínimo de gordura possível para os cozinhar. Por isso vou dizer-lhe como fazer ovos mexidos em água e não em azeite ou manteiga. Curiosa?

 

Os ovos são pobres em calorias

 

A  maneira mais fácil de perder peso é reduzir a ingestão de calorias ou gastá-las (por exemplo em exercícios diários). Como um ovo tem apenas 78 calorias, e possui vários nutrientes importantes como luteína, um antioxidante importante e vitamina D que promove uma boa saúde óssea e não só, adicionar ovos à nossa dieta pode ajudar.

 

Porque é os ovos ajudam a perder peso

Porque é os ovos ajudam a perder peso. Ovos ao pequeno-almoço. Foto de Trang Doan no Pexels

 

Quando e como comer ovos

 

Os ovos são pobres em calorias, mas nutritivos e muito ricos em proteínas, e a proteína auxilia bastante na perda de peso. Para além disso são fáceis de preparar e de um modo geral as pessoas gostam deles: cozidos, escalfados, mexidos estrelados ou em omeletes
Está provado que comer um ovo ao pequeno-almoço leva a uma redução na necessidade de ingestão de alimentos calóricos durante o resto do dia. De preferência, combine-os com fibras vegetais e/ou frutas, para uma refeição mais completa.
Um almoço ou jantar com dois ovos cozidos ou escalfados, acompanhados de vegetais crus, salteados ou cozidos será uma refeição de aproximadamente 260/270 calorias. Se cozinhar os ovos com manteiga ou azeite as calorias já aumentam bastante. Uma colher de azeite tem cerca de 120 calorias.

 

Porque é os ovos ajudam a perder peso

Porque é os ovos ajudam a perder peso. Pão integral, um ovo e fruta, uma refeição equilibrada. Foto de Trang Doan no Pexels

 

Quantos ovos pode ou deve comer?

 

Estudos de 2018 revelaram que a ingestão de um número moderado de ovos, cerca de dois por dia, pode trazer benefícios para a saúde, desde que as pessoas façam uma dieta equilibrada. No entanto as gemas são ricas em colesterol, por isso recomenda-se que quem corre risco de doença cardíaca, ou tem colesterol muito elevado, consuma apenas uma ou duas claras de ovo por dia.
Regra geral deve sempre abster-se de os preparar com gordura, se o objectivo é perder peso.

 

Como fazer ovos mexidos em água

 

Porque é os ovos ajudam a perder peso.

Porque é os ovos ajudam a perder peso. Foto de Louis Hansel no Unsplash

 

É um dos mais recentes truques e também um dos mais simples para fazer ovos mexidos sem gordura, Duvida? Então experimente. É muito simples. Precisa apenas de substituir a gordura (azeite ou manteiga), que habitualmente coloca na frigideira, por um pouco de água. Deixe-a ferver, junte os ovos batidos, mexa, como costuma fazer. No final, se achar que têm um pouco de água, pressione-os e escorra. Caso contrário tempere de sal e pimenta, e estão prontos. Ficam deliciosos!

 

Espero que esteja artigo lhe tenha sido útil, mas também pode estar interessado noutras dicas saudáveis sobre os benefícios dos ovos ou nas 10 boas razões para comer ovos cozidos e, porque não, na receita da deliciosa torta de ovos moles

 

E já agora veja também...