Shares

O Alto Douro Vinhateiro é uma região no nordeste de Portugal e as fotos atestam toda a beleza deste paraíso na Terra. Aqui produz-se vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o famoso vinho do Porto. A paisagem deslumbrante com montanhas, que lhe dá características mesológicas e climáticas particulares, é a causa para esta ser uma zona propícia à plantação de vinhas.

Alto Douro Vinhateiro - Paisagem deslumbrante

Alto Douro Vinhateiro – Paisagem deslumbrante | Foto: vortexmag

 

É um sítio repleto de história e muitos lugares mágicos por descobrir. Combina a natureza exuberante do vale do rio Douro com a acção incansável do Homem, que foi adaptando o espaço às necessidades agrícolas, criando uma simbiose perfeita entre paisagem e a agricultura.

Alto Douro Vinhateiro - Simbiose perfeita entre paisagem e a agricultura

Alto Douro Vinhateiro – Simbiose perfeita entre paisagem e a agricultura | Foto: right-track

 

A vista ímpar que temos hoje em dia nesta região remete para os nossos antepassados, em que gerações e gerações de homens-heróis trabalharam arduamente as encostas que ladeiam o rio. O xisto tinha de ser partido, para fazer terraços e muros, e as vinhas plantadas em socalcos. Não há outro lugar no mundo como este!

Alto Douro Vinhateiro - vinhas plantadas em socalcos

Alto Douro Vinhateiro – As vinhas plantadas em socalcos | Foto: dourovalley

 

A ligação do vinho ao Douro, vem de há quase dois milénios. O rio foi sempre uma via de comunicação entre povos e culturas, mesmo com as dificuldades de navegação, e foi assim que os romanos introduziram técnicas de plantação da vinha e de produção de vinho aqui. A partir do século XVII, a produção desta bebida deliciosa começou a crescer mais significativamente, já que o objetivo era exportá-la!

Alto Douro Vinhateiro - A ligação do vinho ao Douro, vem de há quase dois milénios

Alto Douro Vinhateiro – A ligação do vinho ao Douro, vem de há quase dois milénios | Foto: omeuescritorioelafora

 

Em 1756 a Região Demarcada do Douro torna-se a primeira região vitivinícola do Mundo a ser demarcada e regulamentada. Grande feito! Quase duzentos anos mais tarde, assistiu-se à criação do Entreposto do Douro em Vila Nova de Gaia, destinado ao armazenamento e exportação dos vinhos e, finalmente, em 1932 foi criada a Federação Sindical dos Viticultores da Região do Douro.

Alto Douro Vinhateiro - A Região Demarcada do Douro foi a primeira região vitivinícola do Mundo a ser demarcada e regulamentada

Alto Douro Vinhateiro – A Região Demarcada do Douro foi a primeira região vitivinícola do Mundo a ser demarcada e regulamentada | Foto: sertransmontano

 

Atualmente a Região Demarcada do Douro estende-se por uns incríveis 250.000 hectares, sendo que a plantação da vinha ocupa cerca de 48.000.

Alto Douro Vinhateiro - A Região Demarcada do Douro estende-se por 250.000 hectares

Alto Douro Vinhateiro – A Região Demarcada do Douro estende-se por 250.000 hectares | Foto: portugaltours

 

Não há dúvida de que o Alto Douro Vinhateiro é belo demais para só o ver em fotos, e a prova disso é ter sido considerado Património Mundial da Unesco na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva em 2001.

Alto Douro Vinhateiro - É Património Mundial da Unesco desde 2001

Alto Douro Vinhateiro – É Património Mundial da Unesco desde 2001 | Foto: ondalivrefm

 

Se ficou deslumbrado com estas imagens do Alto Douro Vinhateiro, deslumbre-se também com os mais fantásticos pores do sol do Portugal. Conheça também 12 lugares incríveis para dormir com as estrelas e estas 7 tendas fenomenais.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest