Construídos com a função de orientar os marinheiros, os faróis são na verdade bem mais do que lanternas para barcos. Fenomenais construções que resistem às mais violentas intempéries e com uma beleza totalmente contrastante com a fúria dos mares, são ponto de referência também para fotógrafos do mundo inteiro. E percebe-se bem porquê. Veja estes faróis de sonho que escolhi e ilumine o seu dia!

 

Farol de Tourlitis – Andros, Grécia

Este farol é provavelmente o mais pitoresco da Grécia. Construído em Tourlitis, na ilha de Andros, pode ser visto a partir do porto de Chora. Durante a segunda Guerra Mundial chegou a ser bombardeado e foi completamente restaurado em 1994. As escadinhas de acesso esculpidas na rocha são um verdadeiro encanto e evocam muito romantismo. É deslumbrante!

Faróis de sonho: Farol de Tourlitis – Andros, Grécia

Faróis de sonho: Farol de Tourlitis – Andros, Grécia | Foto: discovergreece

 

Farol de St. Joseph – St. Joseph, EUA

É no lago de Michigan que acorda firme este farol todos os dias. Quando os termómetros descem a temperaturas negativas, um cenário branco reluzente cobre a paisagem e o farol não é excepção. As ondas que batem furiosamente nas suas paredes e cais acabam por formar estalactites enormes absolutamente maravilhosas, fazendo deste um local obrigatório para fotógrafos e curiosos. Uma particularidade acerca deste farol é que na realidade são… dois! O primeiro e um segundo logo atrás que assegura a situação em dias de neblina muito intensa.

Faróis de sonho: Farol de St. Joseph – St. Joseph, EUA

Faróis de sonho: Farol de St. Joseph – St. Joseph, EUA | Foto: backcountrygallery

Faróis de sonho: Farol de St. Joseph – St. Joseph, EUA

Faróis de sonho: Farol de St. Joseph – St. Joseph, EUA | Foto: wikimedia

 

 

Farol Vittoria – Trieste, Itália

Com 70 metros de altura e construído 60 metros acima do nível do mar é impossível não dar por ele, erguido no golfo de Trieste. O que de mais belo tem este farol é mesmo a estátua no topo que representa a deusa grega Nice de Samotrácia ou Vitória de Samotrácia. Símbolo de leveza e, ao mesmo tempo, firmeza é ela quem orienta os marinheiros que por aqui passam, também eles representados numa estátua na base do farol.

Faróis de sonho: Farol Vittoria – Trieste, Itália

Faróis de sonho: Farol Vittoria – Trieste, Itália | Foto: panoramio

 

Torre de Hércules – Galiza, Espanha

É mágico este farol em La Coruña! É o mais velho farol romano ainda em funcionamento, património mundial da Unesco e considerado Monumento Nacional de Espanha. Com 68 metros de altura e todo construído em pedra, é misterioso o suficiente para ter que lhe fazer uma visita quando passar por lá. Vai ficar encantado.

Faróis de sonho: Torre de Hércules – Galiza, Espanha

Faróis de sonho: Torre de Hércules – Galiza, Espanha | Foto: blogspot

 

Torre de Leandro – Istambul, Turquia

Este farol lindíssimo é também conhecido como Torre da Donzela e fica mesmo no estreito do Bósforo. Reza a lenda que um Sultão, assombrado pela profecia da morte da sua adorada filha aquando da picada de uma cobra venenosa, mandou construir uma estrutura forte no mar onde a colocaria livre dos perigos terrenos… Infelizmente quando fez 18 anos, acabou por ser cumprida a profecia, já que a pequena donzela foi picada por uma áspide escondida num cesto de frutas que o seu pai lhe havia oferecido. Lendas à parte, hoje em dia, o seu interior foi transformado num café/restaurante, onde se pode deliciar tanto com a refeição como com a vista!

Faróis de sonho: Torre de Leandro – Istambul, Turquia

Faróis de sonho: Torre de Leandro – Istambul, Turquia | Foto: photocircle

 

Farol de Jidá – Arábia Saudita

É o mais alto farol do Mundo e também, seguramente, um dos mais modernos e originais. Tem 113 metros de altura e parece ter sido trazido de uma viagem ao futuro. 🙂 Para além de orientar os navios que por ali passam, também funciona como torre de controlo do porto local. É um edifício impressionante, não acha?

Faróis de sonho: Farol de Jidá – Arábia Saudita

Faróis de sonho: Farol de Jidá – Arábia Saudita | Foto: staticflickr

 

Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal

Portugal é o meu país favorito e também não desilude nos faróis! Olhe só para esta estrutura absolutamente maravilhosa, mergulhada no nosso rio Tejo! Sabe que pode fazer passeios de barco até lá? É um cartão de visita na linha de Cascais e também Setúbal, já que se consegue ver de todos os lados: Trafaria, Cova do Vapor, Oeiras… É lindo!

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal | Foto: amn

 

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal | Foto: amn

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal

Faróis de sonho: Farol da Torre do Bugio – Lisboa, Portugal | Foto: blogspot

 

Farol du Petit Minou – Brest, França

Do alto dos seus humildes 22 metros de altura, consegue mesmo assim ser um dos mais encantadores faróis que existem. Para além de orientar os navios que entram no ancoradouro, tem outro segredo: este farol reserva um sinal vermelho para alertar os marinheiros para uma zona perigosa em torno do patamar “Les Filletes”, que significa nada mais nada menos que “As meninas”. É uma rocha submersa naquelas águas, capaz de destruir as embarcações. Para se lembrarem disto os marinheiros usam a seguinte expressão: o Minou cora quando cobre as meninas! Fascinante!

Faróis de sonho: Farol du Petit Minou – Brest, França

Faróis de sonho: Farol du Petit Minou – Brest, França | Foto: drscdn

 

Faróis de sonho: Farol du Petit Minou – Brest, França

Faróis de sonho: Farol du Petit Minou – Brest, França | Foto: redbull

 

Farol de Beachy Head – Inglaterra

O que este farol tem de mais fantástico é a sua paisagem envolvente. Mesmo por baixo da enseada Beachy Head, em Inglaterra, as cores vermelha e branca contrastam plenamente com a paisagem verdejante e conferem-lhe ainda mais beleza. Acredita que por mais ou menos 80 anos, a luz deste farol foi totalmente gerida por 3 homens? A sua tarefa era manter a luz que rodava e produzia 2 flashes brancos a cada 20 segundos, visíveis a 48km a partir do mar. Em 1983 o farol foi automatizado e os 3 homens reformaram-se.

Faróis de sonho: Farol de Beachy Head - Inglaterra

Faróis de sonho: Farol de Beachy Head – Inglaterra | Foto: panoramio

 

Farol de Pâquis –Suíça

Que encantador este farol! Construído em 1857, exibe até hoje esta belíssima estrutura trabalhada e a sua característica cor branca. Ergue-se no lago Geneva na Suíça e é definitivamente um local a visitar!

Faróis de sonho: Farol de Pâquis –Suíça

Faróis de sonho: Farol de Pâquis –Suíça | Foto: shellchicd

 

Faróis de sonho: Farol de Pâquis –Suíça

Faróis de sonho: Farol de Pâquis –Suíça | Foto: pentaxforums

 

Se gostou de conhecer estes 10 faróis de sonho, conheça também as ilhas  e as montanhas russas  mais impressionantes do mundo. Encante-se ainda com as lendas por detrás destes 10 locais abandonados.

E já agora veja também...