Shares

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios do gengibre

Em chá, em óleo, cru ou seco, às lascas ou em pó, os poderes do gengibre são inegáveis e variados. É um verdadeiro tesouro para a nossa saúde e se não sabia, vai ficar a saber tudo agora mesmo. Acredite que a partir de hoje quererá ter esta raiz sempre lá em casa!

Benefícios do gengibre

Benefícios do gengibre | Foto: nedmed

 

AJUDA A PERDER PESO:
Provavelmente não imaginaria que o gengibre é um alimento termogénico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e, consequentemente acelera o metabolismo, permitindo queimar mais gordura. Claro que não há milagres no que diz respeito a emagrecer, por isso, o gengibre deve ser incluído na dieta diária, mas é imprescindível a prática de exercício físico! ‘Bora lá perder uns quilinhos! 🙂

Benefícios do gengibre - Ajuda a perder peso

Benefícios do gengibre – Ajuda a perder peso | Foto: 22minutesofinspiration

 

FAVORECE O TRÂNSITO INTESTINAL E O BOM FUNCIONAMENTO GÁSTRICO:
O gengibre é um alimento de referência quando se fala do combate a problemas gástricos. É capaz de acabar com enjoos, gases, azia, indigestão… Para além disto, ainda é um bom aliado durante o tratamento de doenças como o cancro, já que alivia as náuseas e estimula o apetite. Tudo isto se deve a uma substância presente na raiz do gengibre que, inclusivamente, é utilizada no fabrico de medicamentos anti ácidos, laxantes e anti gases. Uma dica: Se sofre de algum destes sintomas, consuma gengibre na forma de chá!

Benefícios do gengibre - Favorece o trânsito intestinal e o bom funcionamento gástrico

Benefícios do gengibre – Favorece o trânsito intestinal e o bom funcionamento gástrico | Foto: i-exc.ccm2

 

ANTI-INFLAMATÓRIO E ANALGÉSICO NATURAL:
Este tesouro da natureza é um antioxidante natural para o nosso corpo, logo tem uma ação de prevenção contra doenças como gripes, resfriados, ou até mesmo contra o envelhecimento precoce. Para além disto, ainda tem uma ação anti inflamatória, o que ajuda a curar, de forma natural, infeções ou inflamações do trato respiratório, ou a melhorar os sintomas de doenças crónicas como artrite e dores musculares. Também é muito indicado para cantores profissionais, uma vez que trata a rouquidão e ajuda com a tosse, bronquite ou asma. Uma dica: Neste caso pode fazer um xarope caseiro de gengibre e mel. Além de poderoso é delicioso!

Benefícios do gengibre - anti-inflamatório e analgésico natural

Benefícios do gengibre – anti-inflamatório e analgésico natural | Foto: chefermida

 

ESTIMULA O OLFACTO:
Uma curiosidade acerca desta planta é o facto de estimular o olfato e o paladar. Isto faz com que, inconscientemente, tenhamos menos necessidade de usar sal na refeição. Sabia desta? São mesmo só vantagens! Experimente usar um pouquinho de óleo de gengibre ou de gengibre em pó nos seus cozinhados e vai notar diferença, para além de que, o sabor fica fenomenal. O gengibre funciona como uma especiaria! Nham… E de certeza que já está familiarizado com ele, pelo menos, no sushi! Verdade?

 

ELIMINA O MAU HÁLITO:
Como é um desinfetante natural, elimina as toxinas que existem na nossa boca e que são responsáveis pelo mau hálito. Basta fazer gargarejos com água previamente aromatizada com o gengibre, depois de escovar os dentes com a sua pasta do costume.

 

AUMENTA A LIBIDO:
Com o avançar da idade, ou em determinadas fases da vida, há quem sinta um decréscimo do desejo sexual. Fique sabendo que, com o gengibre, pode pôr esse problema para trás das costas! Já os textos ayurvédicos conferem ao gengibre propriedades afrodisíacas. Pois é!!! Se tem estes sintomas, que tal começar a tomar todos os dias uma colherada de gengibre em pó com canela e mel?! Pode bem sentir-se rejuvenescido ao fim de um tempo!

Benefícios do gengibre - aumenta a libido

Benefícios do gengibre – aumenta a libido | Foto: novamae

 

Se gostou de conhecer os benefícios do gengibre, conheça também os benefícios do coco e da canela. Descubra também 7 dicas para se manter hidratado.

Shares

Pin It on Pinterest