Shares

Chá de gengibre, limão, mel e canela – um amigo para o inverno

Os dias estão frios e nada como descobrir receitas que nos aqueçam o corpo e a alma. Então se, a somar a tudo isto, fortalecerem as nossas defesas e nos deixarem mais saudáveis, maravilhoso! Hoje trago-lhe uma infusão com ingredientes realmente extraordinários: gengibre, limão, mel e canela.

É verdade, para além de nos aquecer nestes dias frios, este chá é óptimo para a nossa saúde porque nos ajuda a prevenir as gripes e constipações tão frequentes nesta altura do ano. Conheça agora os benefícios individuais de cada de um destes ingredientes e, já sabe, faça do chá de gengibre, limão, mel e canela um amigo para o inverno.

 

Gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório natural e um poderoso antioxidante. Este alimento ajuda-o a perder peso, acelera-lhe o metabolismo e melhora o sistema gastrointestinal, uma vez que previne náuseas e vómitos. Por ser um bom analgésico natural é uma opção perfeita para as dores de cabeça.

 

 

Limão
Se quer emagrecer, saiba que o limão é um excelente aliado, já que é rico em antioxidantes. Além disso, ajuda-nos a desintoxicar o organismo, a melhorar o aspecto da nossa pele e a prevenir o envelhecimento precoce. A juntar a tudo isto, o sumo do limão com água morna em jejum auxilia a prisão de ventre. Por ser rico em vitamina C estimula o processo de cicatrização e alivia as dores do reumatismo por ser um magnífico anti-inflamatório.

 

Canela
A canela é uma especiaria fabulosa… e uma grande ajuda se o seu objectivo é emagrecer. Sabia que a canela ajuda a saciar o apetite por doces? Experimente substituir o pacotinho de açúcar por uma colher de café desta especiaria. Os antioxidantes presentes neste ingrediente ajudam-no a combater o colesterol e a controlar a diabetes. Saiba também que a canela diminui a fadiga e aumenta a nossa resistência ao stress. Por ser um expectorante natural, permite-nos curar rapidamente infecções respiratórias e secar as mucosas. Esta especiaria, por ser rica em fibra, reduz o apetite e as gorduras acumuladas.

Mel
O mel contém uma quantidade significativa de peróxido de hidrogénio, semelhante ao da água oxigenada. Graças a isso, serve para limpar cortes e queimaduras. Já não precisa de ir a correr para a farmácia quando tem um dedo a latejar porque se queimou a retirar um tabuleiro do forno. Aplique mel e espere que este seja absorvido pela pele. Automaticamente as propriedades antissépticas que ele contém entram em acção. E claro, consumir mel quando está com uma infecção na garganta reduz a inflamação.

Agora que já conhece todos os benefícios destes ingredientes experimente esta infusão que lhe vou deixar aqui e diga-me se gostou:

 

Para preparar este chá de gengibre, limão, mel e canela (dá para 1 litro), precisa de:
– 4 rodelas de limão
– 5 rodelas de gengibre
– Mel a gosto
– um pau de canela ou uma colher de café de canela em pó.

 

 

Preparação:
Coloque um recipiente com água ao lume com o gengibre e a canela. Quando a água levantar fervura acrescente as rodelas de limão e o mel. Deixe repousar durante 5 minutos e está pronto a ser servido! Delicie-se.

 

Se gostou de conhecer a receita deste chá de gengibre, limão, mel e canela, veja mais esta receita de um chá detox por Lillian Barros. Saiba ainda como ter a casa quente no inverno e quais os acessórios mais giros para este inverno.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest