A pergunta que todas fazemos é: esse alimento engorda ou não?
É certo que as mães são sábias, mas ainda assim, por vezes, podem dar-lhe dicas alimentares que não correspondem bem à verdade. Conheça os mitos que o andam a ‘trocar as voltas’ à boa alimentação. Diga ‘stop’ aos mitos e implemente verdades na sua alimentação.
- Comer fruta depois das refeições engorda: atenção! O valor calórico de um alimento está na sua original constituição e não aumenta ou diminui consoante a ordem com que é ingerido. Deve, para uma boa alimentação, comer 3 peças de fruta por dia e a altura ideal para as consumir é: ao pequeno-almoço, a meio da manhã e ao almoço.
- Deve-se beber o sumo de laranja natural logo depois de preparado para não perder as vitaminas: as vitaminas provenientes da laranja apenas se alteram uma vez expostas a uma temperatura de 120 graus, coisa bastante incomum de acontecer, ou se ficar exposto durante 12 horas. Uma vez que o sumo de laranja se bebe normalmente de imediato e a uma temperatura amena ou fria não há com que se preocupar.
- O chocolate negro não engorda: nenhum alimento por si só engorda, basta que a quantidade de calorias ingerida seja depois eliminada através de exercício físico. O chocolate tem bastantes calorias, uma vez que tem na sua constituição leite e açúcar, uma combinação explosiva. O chocolate negro tem pouco menos calorias que o normal, tem apenas a vantagem de ser amargo e provoca a sensação de estar saciado mais rapidamente.
- Misturar hidratos de carbono (por exemplo massa) com proteínas (por exemplo carne) engorda: as calorias de um alimento são-lhe intrínsecas e não advêm da junção de alimentos, como por exemplo, os hidratos de carbono e as proteínas.
- Os produtos integrais não engordam: o facto de se engordar por causa de um determinado alimento está dependente da quantidade que se ingere do mesmo. Os produtos integrais têm a mais-valia de melhorar o processo intestinal, uma vez que contêm fibra.
- Os produtos light não engordam: o facto de ser light significa que vê os seus níveis calóricos reduzidos até 30%, ainda assim, não é razão para se achar que engorda menos, porque como é light temos tendência para consumir mais quantidade, pois parece que não sacia.
TOME NOTA: Os alimentos não engordam ou emagrecem uma pessoa, é a nossa alimentação e prática de exercício físico que ditam o nosso bem-estar.
Texto retirado da revista:
Se gostou deste artigo, saiba também quais são as 17 especiarias que deve eleger e quais os alimentos antioxidantes. Se a sua preocupação se prende com ter engordado, leia este artigo e conheça os 10 frutos menos calóricos. Conheça a ainda a receita de um sumo verde bem como o top 10 dos alimentos detox.