Bacalhau gratinado perfeito – Saiba como fazer

 

Portugal é conhecido por muitas razões, e uma delas é realmente curiosa: apesar de sermos um país pequeno, estamos à frente no consumo de bacalhau. Os portugueses gostam muito deste peixe e aperfeiçoaram muitas formas de cozinhá-lo. Já lhe dei várias receitas de bacalhau, desde o bacalhau com broa, ao bacalhau com natas e ao bacalhau à lagareiro. E hoje trago-lhe uma receita nova: o bacalhau gratinado. Gosta? Então saiba aqui como fazer um bacalhau gratinado perfeito. Tome nota das quantidades certas e de todos os passos para confeccionar esta receita:

 

Ingredientes (para 4 pessoas)

3 boas postas de bacalhau (já demolhadas)
1 quilo de batatas
1 dl de azeite
Meio alho francês
1 cebola
4 dentes de alho
1 ramo de salsa
150 gramas de queijo mozarela ralado
2 colheres de sopa de maionese
Azeite (para fritar)
sal e pimenta
5 dl de molho bechamel

 

Modo de preparação

Esta receita fica pronta em cerca de uma hora. Mãos à obra! Comece por cozer o bacalhau em água a ferver, durante cerca de 5 minutos. Deixe arrefecê-lo dentro do caldo. Entretanto, comece a cortar as batatas em cubos e depois reserve-as dentro de água, num recipiente à parte.

Refogue os 4 dentes de alho, a cebola e o alho-francês em azeite. De seguida, envolva o bacalhau, já sem espinhas nem pele, em salsa picada.

Apague o lume e escorra a água das batatas que cortou em cubos. De seguida frite-as em azeite. Assim que estiverem bem fritas, escorra-as em papel absorvente e misture-as com todos os ingredientes que preparou antes. Logo de seguida é altura de adicionar quer o molho bechamel quer a maionese. Tempere tudo com sal e pimenta a gosto e cozinhe durante cerca de 5 minutos.

Chegou a altura de dispor todos os ingredientes num tabuleiro de vidro resistente (tipo pyrex). A seguir, polvilhe o topo com os 150 gramas de queijo mozarela ralado. Leve ao forno, durante cerca de 20 minutos, a cerca de 200 graus.

Passado esse tempo, retire do forno e sirva este prato de bacalhau gratido perfeito. Bom apetite!

 

 

Fotografia de capa: Youtube.

Se gostou de descobrir a receita do bacalhau gratinado perfeito, experimente mais estas receitas tradicionais: migasarroz de polvo e peixe ao sal. Delicie-se!

E já agora veja também...