Peixe ao sal – Aprenda a fazer este prato simples e delicioso

 

Olá! Já lhe dei algumas receitas de peixe, nomeadamente a maravilhosa sopa de peixe com coentros ou o fabuloso bacalhau com broa. São receitas que celebram o melhor da nossa gastronomia, juntando no mesmo prato diferentes ingredientes para obter um resultado absolutamente delicioso. Hoje trago-lhe a receita do típico e marcante peixe ao sal. Alguma vez provou?

É fundamental procurar maneiras novas e interessantes de manter uma alimentação equilibrada. Eu adoro provar pratos típicos e fiquei absolutamente rendida a este prato de peixe ao sal. E fique desde já a saber que é muito fácil e rápido de fazer. E o peixe fica muito suculento! Yummy!

É importante referir que os pratos de peixe são uma das melhores formas de comer de forma saudável sem abdicar do sabor. E porquê? Porque o peixe contém proteínas, vitaminas e sais minerais.

Mas atenção: quando for comprar o peixe, certifique-se que este é fresco. E não se esqueça de pedir que seja inteiro, sem tripas, mas com escamas, para que o peixe não absorva o sal.

Uma dica: para fazer esta receita, é preferível o robalo ou a dourada porque são peixes maiores e, portanto, não secam tão facilmente.

Quer saber como preparar esta iguaria? Tome nota da receita:

 

Ingredientes:

 

1 peixe grande, como robalo (também pode ser dourada)

2 quilos de sal grosso

200 gramas de sal fino

1/2 copo de água

 

 

Modo de preparação:

 

Comece por pré-aquecer a forno a 200º.

Numa taça, misture o sal grosso com o sal fino e junte a água até obter uma mistura compacta.

Espalhe um pouco desta mistura numa assadeira de forma cobrir o fundo. De seguida coloque o robalo e cubra com a restante mistura, deixando apenas a cauda e a cabeça de fora. Coloque o robalo no forno e deixe cozinhar durante, pelo menos, 40 minutos.

Após os 40 minutos, retire do forno. Atenção: para servir o robalo, dê uma pancada seca no sal com as costas de uma faca. Retire o sal de cima do peixe, com todo o cuidado para não o salgar.

Sirva acompanhado de legumes salteados (combina muito bem com alho francês) ou batatas assadas.

Não se esqueça que comer peixe tem benefícios para a sua saúde cardiovascular, a sua memória e o seu sistema imunitário. Com esta receita vai obter um prato nutritivo e delicioso, que pode servir para quantas pessoas quiser: pode impressionar numa festa ou mimar a sua família – basta adequar o tamanho do peixe. Experimente!

Peixe ao sal - Aprenda a fazer este prato simples e delicioso- Bom apetite!

Peixe ao sal – Aprenda a fazer este prato simples e delicioso- Bom apetite! | Foto: taste.com.au

 

Agradecimento pela receita: Maria Delfina Fernandes

Se gostou de descobrir a receita do fabuloso peixe ao sal, um prato simples e delicioso, descubra mais receitas deliciosas: arroz de polvo, lasanha light de beringela e, para a sobremesa, a doce baba de camelo.

E já agora veja também...