Farófias simples e deliciosas – aprenda aqui a fazer

 

Depois de tantas e tantas receitas tradicionais portuguesas absolutamente maravilhosas, como as azevias, o arroz doce, ou a tarte de pastel de nata, hoje chega o dia de partilhar consigo uma receita incrível: as farófias. É verdade, pedi a receita e partilho-a aqui consigo. Tudo para que experimente esta receita em casa e corra na perfeição.

E o melhor de tudo é que é simples, rápida e económica – a solução perfeita para conceber uma sobremesa espectacular para a sua família e amigos.

Quer aprender a fazer esta maravilha tão típica na mesa dos portugueses? Então continue a ler!

 

Ingredientes:

 

3 chávenas de leite
1 lima grande
4 ovos grandes
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de farinha Maizena
Uma pitada de sal
Canela a gosto

 

Modo de preparação:

 

Comece por colocar o leite numa panela ou tacho grande. Adicione a raspa da lima e deixe ao lume até que comece a ferver. Depois, diminua a temperatura para o mínimo possível.

 

De seguida separe as claras das gemas dos ovos. Coloque a claras numa taça e bata-as em castelo, adicionando, ao mesmo tempo, metade da chávena de açúcar aos poucos. Bata as claras bem firmes!

 

Depois deste passo, atente no tacho onde está o leite, certificando-se de que está a ferver de forma muito suave. Deite colheradas da mistura anterior – usando, por exemplo, uma colher de gelado ou duas colheres em concha – no tacho onde está o leite. Tenha cuidado para não fazer demasiadas de cada vez – 4 ou 5, no máximo, serão suficientes.

 

Deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos. No final deste tempo, vire as farófias e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Remova-as com cuidado do tacho, escorra-as e coloque-as num prato. Repita este passo enquanto lhe restarem claras.

 

Coloque a farinha e o sal numa tigela e acrescente um pouco do leite, até que a farinha esteja dissolvida. Depois, acrescente as gemas e o restante do açúcar e bata até que a mistura fique muito suave e de uma cor amarela pálida. Adicione mais um pouco do leite e envolva na mistura.

 

Junte esta mistura no tacho onde se encontra o restante do leite. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até que engrosse e sem deixar ferver. Depois retire do lume e deixe arrefecer um pouco, antes de regar as farófias e polvilhar um pouco de canela por cima.

E já está! Aqui tem uma imagem demonstrativa do aspecto delicioso deste doce! Que maravilha!

Farófias simples e deliciosas - aprenda aqui a melhor forma de fazer

Farófias simples e deliciosas – aprenda aqui a melhor forma de fazer | Foto: meureport.blogspot.com

 

 

Espero que tenha gostado desta sugestão que lhe fiz! Se gostou desta receita e gostava de ler sobre mais pratos típicos das grandes festas, tal como fazer o tradicional folar da Páscoa, os coscorões ou ainda a aletria dourada.

E já agora veja também...