No Alentejo chamam-lhe “Açorda de tomates”, porque a comem sempre acompanhada de pão alentejano cortado às fatias. É uma verdadeira delicia. Esta receita que lhe deixo, e que me foi dada por uma alentejana de Alvito, leva peixe e também ovos escalfados. O segredo, disse-me, está nas ervas aromáticas e, claro, também na qualidade do tomate. Eu acho que fica sempre uma maravilha. Não vai poder deixar de experimentar.
Ingredientes (para 3/4 pessoas):
1 cebola
azeite
água
1 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 alho
4 tomates grandes e maduros
1 folha de louro
Ervas aromáticas: hortelã da ribeira, orégãos, coentros
3 Postas de Perca ou Cherne
Ovos (um por pessoa)
3 Batatas cortadas às rodelas
Preparação:
Tempere previamente o peixe com sal. Pique a cebola e o alho, grosseiramente. Num tacho, adicione o azeite e a cebola e o alho picados. Deixe refogar até a cebola alourar. Junte o tomate, sem pele, o pimento e as ervas aromáticas. Deixe refogar e apurar o molho de tomate. Adicione um pouco de água e as batatas partidas às rodelas( opcional). Deixe ferver uns minutos e junte as postas do peixe com cuidado. Adicione mais um pouco mais de água, se precisar. A água deve cobrir o peixe. Rectifique de sal e pimenta (não se esqueça que o peixe já estava temperado). Deixe cozer e apurar. Retire o peixe e as batatas, quando tudo estiver cozido. Leve os ovos a escalfar, durante uns 3 minutos, na sopa de tomate. Retire os ovos para uma travessa. Sirva a sopa, bem quente, acompanhada de fatias de pão, que deve ser alentejano para não empapar. com o peixe, os ovos e as batatas. Uma pequena e saudável delicia.
No tempo do tomate não existem más cozinheiras. Das saladas, às sopas ou mesmo ao acompanhamento de uma boa omolete, o tomate é sempre um boa e saudável presença em qualquer mesa portuguesa. Não se esqueça dele.