Receita de Sopa de Beldroegas com bacalhau e queijo

 

A beldroega é uma planta espontânea que cresce em terrenos de cultivo e apresenta umas folhas pequenas, verdes e carnudas.. É por muita gente considerada uma erva daninha, mas tem um alto valor nutritivo e pode ser consumida sob a forma de saladas, sopas e esparregado.  No Alentejo é muito consumida em sopas, ou melhor em açordas, como lhe chamam. Deixo-lhe uma que experimentei recentemente. Não resisti e pedi a receita, Aqui está ela! É feita com bacalhau, queijo e ovos e, claro, as ditas beldroegas que até já se vendem em supermercados. Deliciosa! Eu passei a parte do pão, mas eles, os alentejanos não lhe resistem. Convido-a a experimentar uma das sopas mais tradicionais da verdadeira cozinha tradicional alentejana.

sopa de beldroegas com bacalhau e queijo

Sopa de beldroegas com bacalhau e queijo  Beldroegas. Foto Clara Marques

 

Receita de Sopa de Beldroegas

sopa de beldroegas com bacalhau e queijo

Sopa de beldroegas com bacalhau e queijo. Foto de Clara Marques

Ingredientes:

1 cebola média
5 colheres de sopa de azeite
1 cabeça de alhos
3 ou 4 batatas (rodelas grossas)
1 queijo fresco
1 queijo meio seco de cabra
1 posta de bacalhau
Água
1 folha de louro
Sal e pimenta
Ovos
Um bom molho de beldroegas (folhas e raminhos) bem lavadas

sopa de beldroegas com bacalhau e queijo

Sopa de beldroegas com bacalhau e queijo. Beldroegas arranjadas e lavadas. Foto Clara Marques

Preparação:

Num tacho, pique a cebola e deixe refogar, no azeite, até ficar translúcida. Junte as beldroegas e deixe-as refogar mais um pouco na cebola. Junte água a ferver, as batatas às rodelas grossas, a cabeça de alhos, o louro, o bacalhau e os queijos. A água deve ser suficiente para cobrir bem todo o conteúdo do tacho. Deixe cozer. No final, se desejar junte um ovo por pessoa e deixe escalfar (apenas 1 minuto). Retire os ovos com cuidado para não se desmancharem, o bacalhau e o queijo e coloque-os numa travessa à parte.
Se gostar, sirva a sopa sobre fatias de pão, à boa moda alentejana.

 

Se gosta de comida alentejana não vai resistir a saber como fazer umas migas para acompanhar uma bela carne de porco à alentejana e saber quais as bebidas certas para acompanhar.  Para o lanche fique com a receita do delicioso e um suculento bolo de mel

E já agora veja também...