Bacalhau à brás – uma receita tradicional fácil e saborosa!

 

Olá! Hoje trago-lhe a receita tradicional do bacalhau à brás – uma iguaria muito apreciada pelos portugueses. Se não tem tempo para fazer refeições elaboradas e, ainda assim, quer fazer algo saboroso para a sua família, esta pode ser a receita ideal para a sua mesa! E é tão simples e rápida de fazer! Não acredita? Então anote a receita:

 

 

Ingredientes:

 

500g de bacalhau (desfiado)

1 pacote de batata palha

1 cebola cortada às rodelas

2 dentes de alho picados

azeite q.b.

2 folhas de louro

6 ovos

sal q.b.

pimenta q.b.

salsa picada q.b.

azeitonas pretas q.b.

 

 

Modo de preparação:

 

Se o bacalhau não estiver desfiado, comece por cozê-lo numa panela com água a ferver durante cerca de 10 minutos. Passado este tempo, retire da panela e deixe arrefecer. Depois, retire a pele e as espinhas e desfie o bacalhau com as mãos.

De seguida, coloque azeite até preencher o fundo e a cebola cortada às rodelas fininhas. Deixe refogar, mas tenha atenção para não queimar. Depois, acrescente os alhos picados e as folhas de louro e deixe refogar novamente. Entretanto, num recipiente à parte, bata os ovos com um garfo e tempere com sal e pimenta a gosto.

Quando a cebola estiver refogada, junte o bacalhau, envolva-o bem no azeite e deixe fritar. A seguir, junte a batata e envolva bem, de forma a amolecer um pouco a sua consistência. Baixe o lume e mantenha-o em lume brando. Vá acrescentado os ovos à medida que os vai envolvendo com o bacalhau e a batata. Mas tenha atenção para que fiquem macios e não demasiado passados. No fim, polvilhe com a salsa picada e decore com as azeitonas a gosto.

E aqui está esta receita facílima que delicia toda a família! Espero que tenha gostado. Eu adoro!

 

Fotografia de capa: Pinterest

Se gostou de conhecer esta receita de bacalhau à Brás, descubra mais receitas tradicionais de bacalhau: bacalhau com broa, bacalhau à lagareiro e bacalhau à Minhota.

Inscreva-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e convites fantásticos feitos especialmente para si

E já agora veja também...