Alho francês à brás com batata doce – delicioso!

 

Olá! Hoje partilho consigo mais um prato de fazer crescer água na boca: alho francês à brás com batata doce. É realmente importante termos uma alimentação equilibrada e variada. Saiba desde já que este prato é uma deliciosa alternativa ao tradicional bacalhau à brás. Mas é mais saudável e é tão saboroso quanto este prato clássico que todos conhecemos. Ficou curioso? Então experimente. Aposto que vai gostar!

Deve fazer o seguinte: substituir o bacalhau por alho francês e a batata por batata doce. Fácil, não é?! Eu adoro! Veja aqui os pormenores para fazer tudo direitinho:

 

Ingredientes

 

1 cebola cortada às rodelas

2 alhos francês cortados às rodelas (só a parte branca)

1 cenoura ralada

600 gramas de batata doce

2 dentes de alho picados

1 folha louro

sal e pimenta q.b.

40ml de azeite

4 ovos

pimenta q.b.

noz moscada q.b.

sal q.b.

salsa ou coentros q.b.

azeitonas picadas

 

Modo de preparação

 

Comece por preparar os legumes: descasque e lave a batata doce, o alho francês e a cenoura. De seguida, rale a batata no passador médio ou corte em palitos finos e leve ao forno com um pouco de sal, espalhando bem no tabuleiro. Pode também optar por fritar em óleo bem quente.

Depois, rale a cenoura no passador fino e corte o alho francês em rodelas finas e reserve.

Coloque um fio de azeite num tacho, acrescente uma folha de louro, a cebola cortada em rodelas e os dois dentes de alho picados e deixe refogar. A seguir, junte o alho francês em rodelas e a cenoura ralada e mexa bem. Deixe cozinhar durante 5 minutos.

Passado esse tempo, acrescente água e cozinhe durante mais 10 minutos. Vá mexendo. Quando cozinhado, adicione a batata doce. Se necessário, junte um pouco de água e rectifique os temperos.

Bata 4 ovos e tempere-os com um pouco de pimenta e noz moscada. Junte-os ao preparado e mexa para os incorporar durante 2 minutos em lume brando.

Se gostar, polvilhe com salsa ou coentros picados a gosto e decore com azeitonas picadas. E assim se prepara este prato fabuloso!

 

Dica: Fica ainda mais saboroso com uma salada a acompanhar!

Alho francês à brás com batata doce - delicioso!

Alho francês à brás com batata doce – delicioso! | Foto: tomilho-limao

 

Fotografia de capa: Tomilho-limão

Se gostou de descobrir a receita de alho francês à brás com batata doce, descubra mais receitas deliciosas: salada de rabanete e pepino, mini quiches de frango e receita de lasanha light de beringela.

E já agora veja também...