Nutrição – as quantidades ideais de cada alimento
por Lillian Barros
Por vezes mesmo sabendo o que devemos comer, ficamos com dúvidas quanto às quantidades…. será que está a comer a porção certa de alimentos na sua refeição? Estaremos a comer legumes a menos ou carne a mais? Afinal o que são 120g de carne? 50g de frutos secos? ou 30g de flocos de aveia? É preciso andar sempre com a balança atrás?
As porções erradas podem justificar o aumento de peso e todas as doenças ou problemáticas a ele associadas. Mas, se pensava que depois de ir a uma consulta de nutrição, era necessário pesar minuciosamente todos os alimentos a colocar no prato desengane-se. Existem formas muito mais simples de quantificarmos...
A nutricionista Lillian Barros partilha a solução: sabia que, utilizando apenas as suas mãos, pode ficar a saber a quantidade ideal de carne, peixe, legumes, fruta ou até mesmo frutos secos? Ora veja...
A palma da sua mão, à exclusão dos dedos, deve ser a porção de carne que deve colocar no prato (e já agora prefira carnes brancas).
A quantidade de massa a acompanhar não deve exceder o punho da sua mão.
A porção de fruta, por seu lado, deve encaixar uma mão curvada e a quantidade de frutos secos ideal deve caber num punhado. Já os vegetais devem ocupar o volume de duas mãos em forma de concha.
Para barrar o seu pão (escuro de preferência - centeio, malte ou integral) pode colocar a ponta do dedo indicador de manteiga ou a ponta do polegar se for de manteiga de amêndoa, caju ou amendoim.
Mesmo quando falamos em alimentos menos recomendados, podemos sempre minimizar estrago se não exagerarmos nas porções. Por exemplo a quantidade de gelado (a propósito das tentações de verão) é um punho fechado com os dedos virados para a pessoa.
As quantidades ideais de cada alimento:
Sobre a autora: Lillian Barros é nutricionista clínica, autora do blogue Santa Melancia e do livro «Sopas, saladas e chás detox» (Manuscrito).
Se gostou de conhecer as quantidades ideais de cada alimento, saiba também o que deve incluir na sua lancheira e quantas calorias pode perder em casa. Conheça também os 10 hábitos saudáveis que deverá adoptar se quiser chegar até aos 100 anos e o poder dos alimentos alcalinos. Descubra igualmente o que deve fazer caso tenha engordado e quais os alimentos saudáveis que mais saciam.