Shares

Melatonina, o segredo para dormir bem

 

 

De certeza que já ouviu esta palavra, mas será que sabe o que é a melatonina? Pois bem, a melatonina é uma hormona que é produzida de forma natural pelo nosso corpo, tendo inúmeros benefícios para a nossa saúde, já que controla e regula os ritmos biológicos do nosso organismo. Ou seja, a melatonina ajuda, entre outras funções naturais do organismo, a que tenhamos um sono de qualidade. Mas não só. Também estimula o nosso sistema imunitário e tem um papel muito importante nos processos neurológicos do nosso corpo.

A produção de melatonina costuma diminuir à medida que os anos vão avançando, razão pela qual tantos adultos e séniores se queixam de dificuldade em adormecer. Mas a a boa notícia é que a melatonina pode ser tomada em suplementos. Eu pessoalmente compro o meu suplemento de melatonina na Girassol. Descubra aqui os benefícios da melatonina:

Melatonina, o segredo para dormir bem - Está presente nas cerejas

Melatonina, o segredo para dormir bem – Está presente nas cerejas | Foto: kcet

 

 

1) Ajuda a um sono reparador

Dito de uma forma simples, a melatonina é a principal responsável pelo nosso sono. Ou seja, tem uma espécie de acção sedativa que regula os nossos ciclos biológicos. Assim, caso sofra de insónias, aconselhe-se com o seu médico e tome melatonina. Eu tomo e é uma óptima aliada de um sono de qualidade!

Melatonina, o segredo para dormir bem - Ajuda a um sono reparador

Melatonina, o segredo para dormir bem – Ajuda a um sono reparador

 

 

2) É um antioxidante natural

A melatonina é um antioxidante natural pois protege-nos dos efeitos dos radicais livres, conservando assim os nossos tecidos celulares. Saiba ainda que algumas pesquisas da actualidade estão a estudar a relação entre a cura de Alzheimer e Parkinson com esta hormona.
Uma das grandes dificuldades dos pacientes que têm de lidar com a doença de Parkinson são as poucas horas de sono. A melatonina pode assim ajudar a lidar com as dificuldades para dormir bem como atenuar os sintomas motores característicos da doença.

Melatonina, o segredo para dormir bem - É um antioxidante natural

Melatonina, o segredo para dormir bem – É um antioxidante natural | Foto: curtasaude

 

 

3- Reforça o nosso sistema imunitário

Devido às propriedades desta hormona, o nosso organismo consegue defender-se melhor nas situações de stress, vírus e até consegue retardar o envelhecimento! Se tivermos boas noites de sono e uma alimentação equilibrada, conseguimos ter bons níveis de melatonina e assim, obter todos os benefícios desta hormona no nosso organismo.

 

 

4- Estimula a perda de peso

Uma das funções essenciais da melatonina é o facto de regular o nosso metabolismo. Uma boa noite de sono é fundamental para quem pretende emagrecer, desta forma a melatonina pode ser uma boa aliada na perda de peso.

 

 

5- Ajuda a atenuar os efeitos de distúrbios emocionais

Com as mudanças de tempo, estação, idade ou com a chegada da menopausa, é necessário regular os níveis da melatonina no nosso corpo, já que essas situações podem influenciar o nosso estado emocional, provocando insónias e mudanças de humor. O descanso e um sono de qualidade são importantes para regular os níveis da melatonina no seu organismo.

Melatonina, o segredo para dormir bem - Ajuda a atenuar os efeitos de distúrbios emocionais

Melatonina, o segredo para dormir bem – Ajuda a atenuar os efeitos de distúrbios emocionais | Foto: adelgazarsincomplicaciones

 

E mais….

Saiba ainda que alguns entendidos na área da saúde acreditam que o consumo de melatonina pode ajudar na prevenção de alguns tipos de cancro. Estes afirmam que um dos processos do nosso corpo durante as horas de sono é auto regular as células novas que são criadas pelo corpo humano e perceber se estas estão a funcionar devidamente.

 

Não engorda

E se está preocupado com a possibilidade de a melatonina engordar, saiba que este suplemento actua no nosso corpo como um regulador do peso corporal.

 

Este é o suplemento de melatonina que eu aconselho. Clique na imagem e saiba como recebê-lo em sua casa:

 

 

Se gostou de descobrir a melatonina, o segredo para dormir bem, conheça mais conselhos saudáveis: use trigo sarraceno em vez de trigo comum. Aposte também no consumo de vitamina A e vitamina D, são essenciais para a nossa saúde. Descubra ainda dois suplementos que tomo todos os dias: geleia real e óleo de fígado de bacalhau.

Descubra ainda três bons conselhos de Ágata Roquette: os frutos menos calóricos + os frutos que mais hidratam e 3 snacks deliciosos e saciantes que não engordam.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest