Shares

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

 

 

O superalimento de que lhe falo hoje tem um sabor especial, sabe porquê? Porque me lembra a infância. Foi com a minha avó que comecei a tomar o óleo de fígado de bacalhau e, até hoje, não mais deixei de o tomar. Estas cápsulas são fundamentais para para o bom funcionamento do nosso organismo.
O óleo de fígado de bacalhau é uma rica fonte natural de vários nutrientes essenciais para a sua saúde. Por isso, hoje trago-lhe os benefícios deste óleo que pode ajudar a melhorar a sua saúde:

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Cápsulas de óleo de fígado de bacalhau | Foto: mundoboaforma

 

 

O óleo de fígado de bacalhau tem uma longa história que remonta ao período dos Vikings. Naquela época, este alimento era uma parte importante da dieta nórdica, especialmente durante o inverno. Hoje, os nutrientes presentes no óleo de fígado de bacalhau são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como para a prevenção de doenças relacionadas com a idade.

A razão por que o óleo de fígado de bacalhau é considerado um superalimento é devido ao seu alto teor de nutrientes essenciais, como o ómega 3, a vitamina D e A, que são gorduras saudáveis.

Vamos então conhecer os vários benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a nossa vida:

 

 

1 – Ajuda a manter a saúde óssea

A vitamina D presente no óleo de fígado de bacalhau é associada a um risco significativamente menor de fracturas ósseas e pode ajudar a prevenir a osteoporose. Isto ocorre porque a vitamina D é importante para a construção e manutenção da saúde dos ossos. A deficiência desta vitamina aumenta o risco de perda de massa óssea e fracturas.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Saúde óssea | Foto: cookie

 

 

2 – Contribui para uma pele saudável

O óleo de fígado de bacalhau contém ómega 3 e ácidos gordos essenciais, que são benéficos para a saúde da pele. Tem também vitamina A, que ajuda a prevenir o envelhecimento, a acne e protege contra os danos que a exposição a raios ultravioletas possa ter.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Pele saudável | Foto: suapelesaudavel

 

 

3 – Ajuda a manter uma visão saudável

Os nutrientes presentes no óleo de fígado de bacalhau ajudam a manter uma visão saudável. A vitamina A é também essencial para a saúde dos seus olhos e ajuda a prevenir certas doenças oculares relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Visão saudável | Foto: pontovida-com-br

 

 

4 – Pode ajudar a reduzir inflamações crónicas

Os ácidos gordos essenciais presentes no óleo de fígado de bacalhau podem ajudar a reduzir a inflamação crónica de certas doenças, como a artrite.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Redução de inflamações crónicas | Foto: prozis

 

 

5 – Diminui o risco de doenças cardíacas

Os ácidos gordos estão presentes em quase todos os benefícios. Isto porque, para além daquilo que lhe disse sobre estes ácidos, estes ainda ajudam o corpo a manter níveis saudáveis do colesterol, que por sua vez levam a uma diminuição do risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais. Saiba ainda que o óleo de fígado de bacalhau também reduz a pressão arterial.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Diminuição de doenças cardíacas | Foto: grupoelfa

 

 

6 – Melhora as funções cerebrais

O ómega 3 presente no óleo de fígado de bacalhau pode melhorar os sintomas de depressão e a ansiedade. A prevalência de níveis altos de sintomas depressivos pode diminuir de acordo com o aumento da duração do uso deste superalimento. Certos especialistas explicam que existe uma forte ligação entre a ingestão do ómega 3 e a prevenção de doenças cerebrais, como a doença de Alzheimer.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Melhora as funções cerebrais | Foto: nutrimassagem

 

 

7 – Reduz o risco de diabetes

Por ser uma grande fonte de gorduras saudáveis essenciais, o óleo de fígado de bacalhau pode ajudar a controlar a resistência à insulina e gerir os níveis de glicose no sangue. Pesquisas mostram que o uso de óleo de fígado de bacalhau e suplementos de vitamina D durante a gravidez pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Gravidez saudável | Foto: salutemed

 

 

8 – Pode aumentar a fertilidade

As gorduras saudáveis presentes neste superalimento são essenciais para a saúde reprodutiva e para a gravidez porque ajudam na produção de hormonas sexuais, estrogénio e progesterona.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Aumento da fertilidade | Foto: melhorcomsaude

 

 

9 – Previne o cancro

O óleo de fígado de bacalhau tem altos níveis de vitamina D. A vitamina D é extremamente importante para a regulação do crescimento celular e alguns estudos sugerem que a forma activa desta vitamina D pode reduzir a progressão do cancro por diminuir o crescimento e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos no tecido cancerígeno.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau – Previne o cancro | Foto: soutaoboa

 

 

Como pode ver, este óleo é uma fonte rica em nutrientes essenciais, com propriedades anti-inflamatórias e que desempenham um papel crucial na saúde cardiovascular e hormonal, assim como na saúde dos sistemas imunitários, reprodutivo e neurológico.

 

Descubra aqui as cápsulas do óleo de fígado de bacalhau que eu tomo todos os dias.  Acredite que o tomo há muitos anos e o aconselho a todos. Clique na imagem para saber como é que o pode receber em sua casa.

 

Se gostou de descobrir os benefícios do óleo de fígado de bacalhau, descubra também os benefícios da geleia real, do amaranto e do trigo sarraceno. Descubra também quais as cores de verniz e as jóias que estão na moda esta Primavera. Saiba ainda que corte de cabelo é que lhe fica bem e quais os hábitos diários que estragam o nosso cabelo.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest