Shares

Flor de sal – uma opção mais saudável + salada irresistível

 

 

Flor de sal, já ouviu falar? A flor de sal são os primeiros cristais de sal que se criam nas salinas, e por isso, encontram-se à superfície da água. Estes cristais são colhidos e vendidos separadamente do sal grosso. A flor de sal é a escolha de muitos chefs na confecção de belíssimos pratos… Mas não só. Senão veja: este tempero é rico e saudável para o nosso organismo, por ser uma fonte de ferro, zinco, magnésio, iodo, sódio, cálcio, potássio, cobre e flúor! Não é fantástico? Outra grande mais-valia da flor de sal, é que não passa por processamentos ou refinações depois de ser recolhido. Assim esta pode ser uma excelente opção para a nossa saúde, comparativamente ao sal refinado.

Contudo, o seu consumo deve ser moderado pois em excesso também pode ser prejudicial, afinal de contas também é sal. Os especialistas afirmam que o ideal é uma colher de chá por dia e não deve levá-la ao lume para que não perca a sua textura crocante. Pode utilizá-la para temperar as suas saladas ou adicioná-la aos alimentos no final da sua confecção. Descubra agora os benefícios deste tempero para a sua saúde!

Flor de sal - uma opção mais saudável - Flor de sal

Flor de sal – uma opção mais saudável – Flor de sal | Foto: salz-kontor

 

 

1- Pode ajudar a controlar a tensão arterial 

Por ser mais saudável que o sal refinado, crê-se que a flor de sal seja uma melhor escolha caso precise de controlar a tensão arterial. Mas atenção, deve consumida moderadamente. Uma vez que é mais concentrada que o sal normal, apenas umas pedrinhas são suficientes para temperar.

 

2- Combate a anemia

A flor de sal é uma óptima fonte de ferro, por isso pode ser uma aliada natural contra a anemia no sangue. Mas atenção: a sua utilização não substitui uma alimentação saudável, rica em fruta e legumes!

 

 

3- É uma boa aliada dos desportistas

Por conter tantos nutrientes e minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, a flor de sal é uma óptima aliada para quem pratica desporto já que ajuda a repor os minerais que perdemos durante a prática de exercício físico, através da transpiração.

Flor de sal - uma opção mais saudável - É uma boa aliada dos desportistas

Flor de sal – uma opção mais saudável – É uma boa aliada dos desportistas

 

 

4- Fortalece os nossos ossos

A flor de sal é uma fonte natural de cálcio e, por isso, se for aliada a uma alimentação equilibrada e a um estilo de vida saudável, ajuda a fortalecer os nossos ossos prevenindo doenças como a osteoporose.

 

 

5- Não tem glúten

Outro benefício pelo qual muitos médicos defendem este tempero é o facto de ser natural e não conter glúten que é prejudicial ao nosso organismo. Desta forma, as pessoas que sofrem desta intolerância podem consumir flor de sal.

Flor de sal - uma opção mais saudável - Não tem glúten

Flor de sal – uma opção mais saudável – Não tem glúten | Foto: ltmcdn

 

 

6- Retarda o envelhecimento

Se quer prolongar a sua juventude, saiba que por ser rica em magnésio, a flor de sal pode ajudar a combater os efeitos dos radicais livres auxiliando na renovação das células e assim, retardar o envelhecimento.

Flor de sal - uma opção mais saudável - Retarda o envelhecimento

Flor de sal – uma opção mais saudável – Retarda o envelhecimento | Foto: philly

 

 

Conheça agora uma salada irresistível com flor de sal:

 

Receita gourmet: salada fresca de camarão com gengibre e flor de sal (2 pessoas)

 

Ingredientes

 

2 Chávena de café de camarões cozidos descascados

1 abacate

4 Rodelas de gengibre

4 Chávenas de chá de espinafres

Flor de sal

 

 

Modo de preparação

 

Coza e descasque os camarões. Depois de cozidos tempere com sumo de limão e reserve. Descasque o abacate e parta-o aos pedacinhos. Lave os espinafres e coloque-os no prato ou numa saladeira. Junte-lhe o abacate e os camarões. Com um ralador, rale o gengibre no recipiente da salada. Adicione umas pedrinhas de flor de sal, azeite, pimenta e orégãos e está pronta a ser servida!

Esta salada é divinal. Surpreenda os seus familiares e amigos!

Benefícios da flor de sal para à sua saúde- Receita de salada fresca de camarão com gengibre

Benefícios da flor de sal para à sua saúde- Receita de salada fresca de camarão com gengibre | Foto: i.recipes

 

Ficou com vontade de experimentar flor de sol? Eu recomendo esta, que compro na loja Girassol. Clique na imagem e saiba como recebê-la em casa:

 

Se gostou de descobrir os benefícios da flor de sal, descubra também as 7 alternativas ao sal. Descubra ainda alternativas saudáveis à carne e aos lacticínios. Conheça ainda os benefícios do trigo sarraceno, do amaranto e da granola.
E, se gosta de dicas de poupança, saiba como poupar na conta da electricidade, como renovar móveis antigos e como reutilizar as cascas de vários alimentos.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest