Shares

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta

 

 

“Nada se perde, tudo se transforma” é uma velha máxima que ouvimos desde os tempos da escola e que se aplica a praticamente todas as áreas e saberes. Mas hoje falo-lhe de algo que talvez nunca tenha ouvido: as cascas dos legumes e fruta que muitas vezes deitamos fora têm, na verdade, inúmeras propriedades para a nossa pele e para a nossa saúde. Não acredita? Então descubra aqui as diversas maneiras de as aproveitar. Não as deite fora, assim pode poupar algum dinheiro ao reutilizá-las e ainda evita desperdícios alimentares.

 

 

1- Cascas de batatas, snack + tratamento de beleza

As cascas de batata são absolutamente fantásticas! Para além de serem um óptimo tratamento de beleza, podem ser também um snack delicioso! Muitos especialistas afirmam que a parte interna das cascas da batata ajuda não só a reduzir o inchaço à volta dos olhos como também ajuda a reduzir os efeitos da acne na pele. Só precisa de colocar a casca com a parte húmida em cima das áreas afectadas. Por outro lado, se não tem medo de arriscar e provar petiscos novos, experimente colocar as cascas das batatas num tabuleiro com azeite, sumo de limão, oregãos, sal e pimenta. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos a uma temperatura de 250º. Há quem diga que este snack fica um autêntico manjar dos deuses.

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Batata

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Batata | Foto: receitasdeminuto

 

 

2- Esfoliante a partir de cascas de banana e açúcar

Sabia que a parte interna da casca da banana juntamente com açúcar são um excelente esfoliante corporal? É rápido, prático e económico. Coloque o açúcar no interior da casca e esfolie o corpo todo antes do banho. Depois é só enxaguar bem com água abundante e sentirá resultados rapidamente. Experimente!

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Banana

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Banana | Foto: fatosdesconhecidos

 

 

3- Casca de abacate para o rosto

A casca de abacate é um hidratante caseiro e natural para o nosso rosto e sem químicos que prejudicam a nossa saúde! Quer saber como usar? Só precisa de passar o interior da casca ainda com um pouco de polpa de abacate sobre o rosto. Atenção, não exerça pressão para não magoar a pele.

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Abacate

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Abacate | Foto: nedmed

 

 

4- Chá ou sumo da casca do abacaxi

Sabia que a casca do abacaxi é rica em fibras e vitamina C ? Há quem garanta que o chá ou sumo desta casca são um bom digestivo para tomar depois das refeições! Facilita a nossa digestão e ainda nos ajuda a obter os benefícios da casca deste fruto tão delicioso.

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Abacaxi

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Abacaxi | Foto: saudenocorpo

 

 

5- A casca dos citrinos tem muitas utilidades

As cascas dos citrinos são fantásticas e muito versáteis, já que que têm diversas formas de serem aproveitadas! Pode usá-las para espantar os mosquitos, ao colocá-las penduradas na janela/ varanda. O seu cheiro intenso mantém os insectos à distância. E pode ainda colocá-las num recipiente com água ao lume e deliciar-se com uma óptima infusão de citrinos.

Saiba como aproveitar as cascas dos legumes e fruta- Chá de citrinos

Saiba como aproveitar as cascas dos legumes e fruta- Chá de citrinos | Foto: ltmcdn

 

 

6- Talos dos legumes = fibra e nutrientes

Os talos e as folhas de legumes como os espinafres, couve-flor, brócolos, couves são ricos em fibra que nos deixam saciados durante mais tempo e também facilitam o trânsito intestinal. Pode utilizá-los em sopa e saladas para obter mais benefícios desses alimentos. Para além de tratar da sua saúde, vai conseguir evitar desperdícios e poupar algum dinheiro.

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Talos e folhas

Saiba como aproveitar as cascas de legumes e fruta- Talos e folhas | Foto: greenme

 

 

Se gostou de descobrir estas dicas para aproveitar as cascas de legumes e fruta, descubra também os usos surpreendentes da casca do ovo, das borras de café e da bebida preferida de muitos, a cerveja. Vai ficar de boca aberta. E se gosta de praia, espreite estas praias lindíssimas na Madeira, nos Açores e no norte de Portugal.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest