Shares

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal

 

Se quer ter mais saúde ou se sofre de problemas como a hipertensão ou colesterol elevado, reduzir drasticamente o consumo de sal é prioritário. Mas saiba que a comida não tem que deixar de ter sabor. Não! A ideia é substituir o sal por outros condimentos mais saudáveis, ou por outros condimentos bastante aromáticos, que tornem os seus cozinhados ainda mais especiais! Vai ver que não custa nada fazer a troca. Além disso vai certamente descobrir paladares que não conhecia! Conheça aqui 7 alternativas ao sal.

 

 

 

1- SAL MARINHO PURO

Comecemos pelo início: entre o sal marinho e o sal refinado, é preferível o uso de sal marinho, já que é um pouco mais saudável. É obtido pela evaporação da água do mar e os seus minerais dão-lhe um sabor um pouco mais intenso e diferente do sal refinado. Isto porque na transformação do sal marinho puro para sal refinado perdem-se minerais importantes como o enxofre, bromo, magnésio ou cálcio.
Muito importante: Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de sal, por adulto, não deve ultrapassar os 5 gramas diários.

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - SAL MARINHO PURO

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – SAL MARINHO PURO | Foto: sociedadevegan

 

 

2- FLOR DE SAL

A flor de sal é provavelmente a versão mais saudável e mais semelhante ao sal normal. É como uma versão deste, mas mais delicada, já que se obtém a partir dos primeiros cristais que se formam nas salinas, logo à superfície. E, além de ser uma versão mais saudável deste condimento, ainda está repleto de ferro, zinco, iodo, magnésio, flúor, cálcio, entre outros. Experimente!

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - FLOR DE SAL

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – FLOR DE SAL | Foto: tudoela

 

 

3- MOLHO DE SOJA

Se é fã de comida chinesa, certamente já experimentou este molho, mesmo que não se tenha dado conta. É que ele é um dos condimentos mais utilizados neste tipo de cozinha! Na verdade, ele contém um pouco de sal marinho na sua composição, mas dá um gosto muito particular aos pratos, tornando-os numa versão completamente diferente. Fica uma delícia com peixe ou salteados, mas lembre-se, se usar este molho, não use mais sal nenhum!

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - MOLHO DE SOJA

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – MOLHO DE SOJA | Foto: dimsumcafe

 

 

4- ERVAS AROMÁTICAS

É aqui que a diversão começa!!!! Sou uma fã assumida de ervas aromáticos! A ideia é renovar as suas receitas de sempre, mas brincar com os sabores destas ervas, de forma a conseguir o máximo sabor dos seus cozinhados, sem ter que usar sal. Por exemplo, uns bifes de frango grelhados sem sal não teriam qualquer sabor, mas se lhes adicionar um pesto mega saudável de manjericão, orégãos e alho, ficam divinais e tão saborosos que ninguém vai acreditar que não levaram sal.

Faça estes “pestos” caseiros com as ervas que mais gostar, mas deixo-lhe aqui mais sugestões: coentros, salsa, tomilho, erva-doce, alecrim, louro, hortelã… (Já estou a salivar!!!)

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - ERVAS AROMÁTICAS

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – ERVAS AROMÁTICAS | Foto: remediesforme

 

 

5- ALHO, CEBOLA E PIMENTA

Se usar estes três superalimentos em quantidades generosas e equilibradas, garanto-lhe que não necessitará de sal. O sabor vai ficar delicioso, basta deixar apurar bem! É capaz de ter que perder mais tempo a saltear os seus alimentos, ou a mariná-los, para conseguir que os aromas se entranhem bem, mas a saúde agradece! 

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - ALHO, CEBOLA E PIMENTA

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – ALHO, CEBOLA E PIMENTA | Foto: scottrobertsweb

 

 

6- ESPECIARIAS

Outra das minhas alternativas favoritas, é o uso das especiarias. Exemplos: a curcuma, o pimentão doce, os cominhos, o cravinho, o açafrão, a paprica… As hipóteses são mais que muitas e o melhor de tudo é que os seus cozinhados vão ganhar um novo sabor. Permita-se descobrir e brincar estes sabores exóticos. Seja um verdadeiro chef na sua cozinha. 

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - ESPECIARIAS

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – ESPECIARIAS | Foto: functionwellmedicine

 

 

7- SUMO DE CITRINOS

A par das especiarias, o sumo dos citrinos faz uma combinação perfeita. Por exemplo a laranja funciona muito bem, já que acrescenta um toque doce aos cozinhados. Já o limão, se misturado com gengibre torna os cozinhados mais frescos! Experimente, garanto-lhe que são alternativas ao uso do sal muito mais saborosas!

Dicas saudáveis - 7 alternativas ao sal - SUMO DE CITRINOS

Dicas saudáveis – 7 alternativas ao sal – SUMO DE CITRINOS | Foto: communitytable

 

 

Assim não custa ser saudável!!! O que é que vai cozinhar hoje?! Diga-me nos comentários! 

 

Se gostou de conhecer estas 7 alternativas ao sal, descubra também alternativas à carne e ao leite. Saiba também quais são os peixes mais saudáveis.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest