Shares

Dicas saudáveis – 10 benefícios do magnésio

 

 

Já sabe que adoro dar-lhe dicas saudáveis e, numa dieta equilibrada, não pode faltar o magnésio! Este nutriente, além de poder ser consumido através de suplementos alimentares, pode ser encontrado nalguns alimentos como as amêndoas, as avelãs, sementes de abóbora, espinafres, abacate, banana, salmão.

O magnésio desempenha um papel essencial na manutenção dos nossos músculos e também ajuda a prevenir a osteoporose, uma vez que produz uma hormona que auxilia a formação dos ossos. Mas não só! Regula ainda os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, controla a diabetes e protege o nosso coração. Uma curiosidade: há quem afirme que bons níveis de magnésio são essenciais no corpo da mulher durante a gestação, já que pode ajudar a diminuir as dores do parto.

Conheça agora mais benefícios deste mineral para a nossa saúde.

 

 

1- Protege o nosso coração

O magnésio é importantíssimo para o funcionamento do nosso coração, pois regula os batimentos cardíacos, acertando o ritmo cardiovascular. Por outro lado, ajuda também a reduzir a tensão arterial.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Protege o nosso coração

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Protege o nosso coração | Foto: pinimg

 

 

2- Melhora a saúde dos nossos ossos

Este mineral tem uma acção directa na densidade óssea, sendo por isso essencial para o crescimento de crianças e adolescentes. Nos adultos e idosos, as propriedades do magnésio ajudam a prevenir a osteoporose e asseguram o bom funcionamento dos ossos ao longo da vida. 

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio-Melhora a saúde dos nossos ossos

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio-Melhora a saúde dos nossos ossos | Foto: prevention

 

 

3- Facilita a digestão

O magnésio é muito importante para a nossa digestão uma vez que ajuda a absorver melhor os nutrientes dos alimentos. Assim, se tivermos bons níveis de magnésio, o nosso organismo irá mais facilmente reter os minerais como o sódio, o cálcio, o potássio e fósforo e as vitaminas dos alimentos. Em suma, as enzimas activadas pelo magnésio facilitam o processo de digestão dos alimentos.

Por facilitar o processo da digestão, o magnésio ajuda a evitar problemas digestivos como vómitos, dores abdominais, gases e obstipação.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Facilita a digestão

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Facilita a digestão | Foto: indiatimes

 

 

4- Ajuda a regular os níveis de açúcar

O magnésio facilita a acção da insulina na regulação dos níveis de açúcar no sangue, mantendo-os controlados e estáveis. O magnésio deixa as células mais receptivas a esta hormona, beneficiando o seu metabolismo. Deste modo, um suplemento de magnésio será bastante apropriado na prevenção e tratamento da diabetes. 

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue | Foto: ltmcdn

 

 

5- Previne e alivia dores de cabeça e enxaquecas

Sabia que o magnésio ajuda a prevenir e aliviar os efeitos de problemas de saúde como a ansiedade, o stress e ataques de pânico? Por outro lado, a sua acção é conhecida por ajudar a aliviar as dores de cabeça e enxaquecas, reduzindo o seu aparecimento.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Previne e alivia a saúde mental e nervosa

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Previne e alivia dores de cabeça e enxaquecas | Foto: tastespotting

 

 

6- Melhora a qualidade do sono

Este mineral regula a produção de melatonina, a hormona do “sono”. Desta forma, as pessoas que sofrem insónias ou que têm dificuldade em adormecer à noite, devem tomar suplementos de magnésio ou consumir mais alimentos que tenham uma grande quantidade deste mineral.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Melhora a qualidade do sono

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Melhora a qualidade do sono | Foto: boldsky

 

 

7- Estimula a produção de colagénio

O magnésio estimula a produção de colagénio no organismo. Esse estímulo é essencial para proteger a saúde dos nossos tendões, ligamentos e aumentar a firmeza da nossa pele. Que grandes notícias! 

 

 

8- Retarda o aparecimento de rugas

Por estimular a produção do colagénio do nosso organismo, o magnésio retarda também o aparecimento de rugas. Tal acontece porque o colagénio é fundamental para aumentar a elasticidade na nossa pele e torná-la mais firme.

 

 

9- Auxilia na perda de peso

Por ajudar a absorver os nutrientes necessários ao organismo, o magnésio auxilia na perda de peso uma vez que transmite ao cérebro uma sensação de saciedade e acaba com a vontade excessiva de comer. E mais… por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o magnésio ajuda a evitar a acumulação de gordura no organismo.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Auxilia perda de peso

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Auxilia perda de peso | Foto: eatright

 

 

10- Aumenta a massa muscular

O magnésio é essencial para quem pratica desporto, já que é uma fonte de energia durante a prática de exercício. Se é daquelas pessoas que, tal como eu, gosta de tonificar os músculos, saiba que bons níveis deste mineral ajudam a aumentar a resistência física e aceleram o desenvolvimento e a recuperação muscular após treino.

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Aumenta a massa muscular

Dicas saudáveis: 10 benefícios do magnésio- Aumenta a massa muscular | Foto: umairaslam

 

Grandes benefícios, verdade? Como sabe, eu confio na Girassol e este é o suplemento de magnésio que eu aconselho para que possa usufruir de todos estes benefícios.

 

 

Se gostou de conhecer de conhecer os benefícios do magnésio, conheça também os benefícios da melatonina e da vitamina A e vitamina D. E descubra aqui todos os alimentos que ajudam a dormir e alternativas saudáveis à carne e aos lacticínios. Tenha hábitos saudáveis!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest