Shares

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso

A queda de cabelo é diagnosticada em clínica. Mas pode sempre tirar as suas primeiras conclusões em casa. A médica tricologista Fátima Garcês partilha alguns testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso. Conheça-os aqui. São muito simples.

Antes de mais convém saber que a queda de cabelo é uma situação natural. Em média, perdemos 100 cabelos por dia e esta queda faz parte do ciclo de crescimento saudável que inclui fases de descanso, de queda e de futura substituição. Quando este número aumenta significativamente, a densidade capilar pode estar ameçada e há situações que podem transmitir o alerta: Por exemplo, se após pentear-se, nota que a quantidade de cabelo no ralo da banheira ou no chão é maior do que habitualmente.
Para saber se está ou não a perder mais cabelo do que o normal, aconselha-se uma observação pelo técnico de saúde. Um médico tricologista rapidamente faz o diagnóstico. As causas mais comuns de alopécia são facilmente reconhecidas, o que não dispensa a análise do historial clínico e a avaliação cuidadosa do escalpe.
Pode ainda começar por fazer a sua própria avaliação com base nas seguintes sugestões:

Testes caseiros

Observação in loco: Se nota que as suas linhas de cabelo estão a receder faça um pequeno teste: coloque a mão aberta por entre o seu cabelo, aperte os dedos e confira quantos fios capilares se soltam do couro cabeludo. Caso o número seja maior que dez, poderá ser um sintoma de queda definitiva. Mas atenção: inferior a dez pode apenas significar que nesse preciso momento a queda não está ativa.

 

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso -MÃO ABERTA

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso -MÃO ABERTA

 

Inspeção aos locais onde costuma passar muito tempo: a almofada, a cadeira e a secretária do escritório, o sofá. Os fios de cabelo que aí encontrar também poderão ser uma pista.

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso - ALMOFADA

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso – ALMOFADA

 

 

Comparação: Compare as fotografias de há três ou quatro anos com o seu visual atual. Verifica que está com menos cabelo?
Estes três testes simples devem ser feitos e podem conduzir ou não a uma consulta mais especializada, onde se fará uma análise meticulosa para se perceber a causa e a solução.

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso - FOTOGRAFIAS

3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso – FOTOGRAFIAS

 

 

A perda nos homens e mulheres

SABIA QUE:
Os homens tendem a perder cabelo desde a linha da frente até à área superior da cabeça (“coroa”), ficando as restantes áreas do escalpe com cabelo em quantidades normais. As mulheres tendem a manter o cabelo na linha da frente, com perda acentuada até à “coroa” e enfraquecido em todas as áreas.

Existem soluções à medida da queda de cabelo
Atualmente existem tratamentos de reforço capilar que oferecem uma ótima resposta. Mesmo quando a queda é acentuada, existem procedimentos minimamente invasivos (Microtransplante capilar – recolocação de folículos do próprio paciente de uma zona para outra zona da cabeça) que permitem combater a calvície. Apenas às pessoas que não disponham de uma área dadora está contraindicado este procedimento.

Autoria: Fátima Garcês, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, especializada em Tricologia e em Cirurgia Capilar.

Contacto: www.saudeviavel.pt

Se gostou de conhecer estes 3 testes caseiros para saber se está a perder cabelo em excesso, conheça também quais são os 7 pecados capilares. Descubra ainda estas dicas de limpeza: SOS germes e grandes dicas de arrumação para garagens e arrecadações.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest