Os alimentos ideais para cada horário

 

 

Quando o tema é alimentação, o nosso organismo funciona como um verdadeiro relógio. E para manter a saúde em dia e a silhueta impecável, é preciso respeitar esta pontualidade e escolher adequadamente. Hoje indico-lhe alguns alimentos cujos benefícios são melhores se forem consumidos em determinadas horas. Siga as minhas dicas sobre os alimentos ideais para cada horário e comprove que dá para acertar os ponteiros da sua alimentação!

 

 

1 – Cereais integrais (aveia, granola…)

Os cereais integrais são fontes de carboidratos complexos que ajudam a saciar o nosso organismo e conferem-lhe energia suficiente para aguentar grande parte do dia. Assim, este alimento deve ser consumido ao pequeno almoço, por exemplo entre as 7h e as 9h da manhã. O pão também pode ser consumido pela manhã, pois ajuda a ganhar uma energia extra e mantém o nosso cérebro a funcionar desde cedo.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Cereais integrais | Foto: condecorada

 

 

2 – Chá verde e biscoitos integrais

Um pequeno lanche antes do almoço mantém o metabolismo activo e impede que chegue à hora de almoço com fome. Assim, três biscoitos integrais e uma chávena de chá verde é o ideal para activar o metabolismo e para dificultar a reserva de gordura. Também pode optar por consumir fruta, quer seja romã ou mirtilos, pois regula várias funções do organismo e ainda protege a pele contra o envelhecimento precoce. Os sumos naturais também são uma boa alternativa, pois saciam, desintoxicam, hidratam o organismo e regulam o intestino.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Chá verde | Foto: pinimg

 

 

3 – Feijão, soja, ervilhas e grão

A refeição da 13h às 14h terá de ser a mais completa, onde pode consumir carboidratos, leguminosas, proteínas… Uma boa opção é o feijão, a soja, as ervilhas e o grão, já que ajudam, a longo prazo, a reduzir a cintura. Isso acontece graças às fibras solúveis e às proteínas, componentes que evitam os picos de insulina que fazem o corpo reter gordura. Outra boa alternativa são o arroz integral e as carnes magras, que contêm um maior teor de fibras e mantêm-nos saciados por mais tempo. Nunca se esqueça de incluir sempre no seu almoço vegetais e salada, porque ajudam a manter-nos saudáveis e eliminam mais facilmente aquelas gorduras indesejadas.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Leguminosas | Foto: depositphotos

 

 

4 – Fruta

Para evitar que o organismo fique muito tempo sem alimentos, opte pela fruta para o lanche da tarde e para controlar a fome até à próxima refeição. A pêra pode ser uma boa opção, já que é muito rica em água e fibras, que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam a redução da pressão arterial. Ou seja, são os nutrientes certos para esta altura do dia!
Pode também optar por dois pedaços de chocolate preto para saciar a vontade de petiscar algo doce.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Pêra | Foto: melhorcomsaude

 

 

5 – Sopa

Muitas pessoas apenas jantam um prato de sopa, pois enche o estômago e é de fácil digestão. Prepare uma versão com legumes aos pedaços para provocar mais saciedade. Assim, a sopa é ideal para comer das 19h às 21h, já que a ideia é facilitar a digestão. Em complemento, opte por alimentos mais leves, como os brócolos, que tem um baixo teor calórico e um alto valor nutritivo ou uma omelete, que tem as proteínas do ovo que promovem saciedade.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Sopa | Foto: glbimg

 

 

6 – Pudim ou gelatina light

Consumir algo por volta das 22h às 23h possibilita a manutenção dos níveis glicémicos durante o sono. E se gosta de comer algo antes de se deitar opte por pudim ou gelatina light. Isto porque são muito leves e saciam o nosso organismo durante a noite. E não se preocupe, não estragam a sua dieta! Outra opção pode ser a fruta e o iogurte, por serem também alimentos muito leves.

Os alimentos ideais para cada horário

Os alimentos ideais para cada horário – Gelatina light | Foto: emagrecimentourgente

 

 

Se gostou de descobrir quais são os alimentos ideais para cada horário descubra também quais as quantidades ideais de cada alimento e quais são os alimentos que deve levar consigo para a praia e quais é que devem ficar em casa. Descubra também quais são os frutos menos calóricos e os frutos mais hidratantes. E, se gosta de rir, espreite os sapatos, bigodes e penteados mais bizarros.

E já agora veja também...