6 Truques para aliviar a dor de garganta
As dores de garganta não têm estação do ano, nem hora, para aparecerem. A avó, a tia ou mesmo a mãe, tinham sempre soluções naturais que aliviavam a dor, mas muitas de nós já nos esquecemos delas. Claro que nenhuma destas mezinhas caseiras podem ou devem impedir que vá ao seu médico, muito pelo contrário. Elas não tratam, apenas ajudam a aliviar a dor e o incómodo. Relembre algumas delas.
A cebola
Para a tosse nocturna das crianças, e dos adultos, resulta mesmo. Corte uma cebola ao meio e coloque debaixo da cama ou simplesmente no quarto. Conte com o cheiro, mas as crianças e os crescidos dormem como anjos.
Gargarejo
Dilua uma colher de sumo de limão, vinagre de sidra ou um pouco de sal, em meio copo de água e gargareje.
Limão
Corte meio limão. Salpique com sal e coloque na mesa de cabeceira. Ajuda a desobstruir as vias respiratórias e a respirar melhor durante a noite.
Bebida quente
Em vez do tradicional chá de limão, experimente fazer uma infusão de tomilho. No final, junte meio limão, sumo e casca, e acrescente uma colher de chá de mel por chávena. Beba bem quente.
Vinagre de maçã
Beba uma colher de vinagre de maçã, cerca de duas horas antes de se deitar. Repita uma hora depois.
Alho
Para além dos que ingiro com a comida, nunca experimentei, mas dizem que resulta. Conhecidas as suas propriedades medicinais, nomeadamente a sua acção antibiótica natural, não admira a sua eficácia. Mastigue e engula um alho cru.
Relembro a importância da ida ao seu médico, que não deve ser adiada por muito tempo, mesmo que sinta algum alívio.
Beijinhos!
No caso de não se tratar apenas da garganta, vai querer 5 receitas caseiras para as constipações e ainda saber quais são todos os usos das cascas de limão. Saiba também que chá faz bem a quê.