Alimentos e nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

 

 

Sente-se stressado e ansioso? Ajudar a prevenir e/ou a combater um qualquer estado de ansiedade, que muitas vezes nos invade, e que tem um enorme impacto sobre a nossa saúde, é o objetivo deste artigo. Sabia que existem nutrientes que ajudam a combater e a prevenir a ansiedade? E que eles estão presentes em muitos dos alimentos que já consumimos?  Fique também a saber quais são os sintomas da ansiedade e, se for o caso, esteja atenta, pois pode mesmo precisar de recorrer a ajuda médica. Agora, vou dizer-lhe quais são esses importantes nutrientes e também quais são os alimentos onde pode encontrá-los. Como sabe, mais vale prevenir… tudo pela nossa saúde e bem-estar!.

 

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. Vitamina D: ovos. Foto de Bich Tran no Pexels

Vitamina D

Como sabe a melhor fonte para nos ajudar a sintetizar vitamina D é o sol!. Deveríamos apanhar sol, sem protecção, apenas nas primeiras horas da manhã, durante pelo menos meia-hora. Os exageros quase que tornam este conselho difícil, mas é verdade. Este nutriente é, sem dúvida um dos melhores a combater a ansiedade e a depressão. Não é por acaso que estes estados pioram, normalmente no inverno.
A vitamina D é também muito importante para a saúde óssea e cardíaca. Só boas razões para investir bastante neste nutriente.
De qualquer forma nos alimentos também se encontram óptimas quantidades de vitamina D, que convém ingerir, por exemplo comendo ovos (se tiver colesterol elevado coma a parte branca) e peixes gordos (lembra-se do óleo de fígado de bacalhau?).

 

 

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. Vitamina B: carne. Foto de Klaus Post no Freeimages

 

Vitamina B

Enriqueça a sua dieta alimentar com as principais fontes de vitamina B: fígado, carne, peru, cereais integrais, batatas, bananas, leveduras e mel. Se puder peça ao seu médico um complexo de vitamina B, que inclui vitamina B1, que controla o açúcar no sangue, vitamina B3, que desempenha um papel importante na síntese da seratonina (hormona do bem-estar), vitamina B5, e ácido fólico e vitamina B12, importantes para minimizar os estados de stress, depressão e ansiedade.

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. Omega 3: salmão: tempere com ervas aromáticas! Foto de Rawpixel no Pexels

 

Omega 3

Salmão e sardinha, são peixes gordos e também muito ricos em Ómega 3 que, segundo estudos efetuados, revelaram ser eficazes no alívio dos sintomas da ansiedade. Se gosta de ambos, não se iniba de os introduzir com bastante frequência na sua alimentação. Estamos na altura das sardinhas! É para aproveitar!

 

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. Magnésio: legumes verdes escuros. Foto de Max Delsid no Unsplash

 

Magnésio e cálcio

O magnésio é considerado um protetor cardíaco e um mineral calmante que ajuda a prevenir os estados de ansiedade, inquietação e irritabilidade. Uma das formas de aumentar a quantidade de magnésio no seu organismo é comer vegetais como os espinafres, couve verde escura, grãos integrais, como a aveia, o trigo sarraceno e quinoa.
Alimentos ricos em magnésio e cálcio: espinafre, nabo, mostarda, couve e algas.
Outras boas fontes de cálcio são os produtos lácteos, as vagens, os brócolos e o aipo, assim como quase todas as ervas aromáticas, que não ajudam só a reduzir a quantidade de sal, como o manjericão, alecrim, tomilho, oregãos, hortelã e canela.

 

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. Calcio: ervas aromáticas. Foto de Thomas Rehehäuser no Unsplash

Sintomas de estados de ansiedade

  • Preocupação excessiva que dificulta a concentração e realização das tarefas diárias
  • Agitação por vezes acompanhado de ritmo cardíaco acelerado
  • Cansaço e tensão muscular
  • Dificuldade de concentração
  • Irritabilidade
  • Distúrbios de sono
  • .Aumento ou diminuição repentina de peso

 

 

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade

Alimentos e Nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. A importância da alimentação na prevenção e combate aos estados de ansiedade e depressão. Foto de Rawpixel no Pexels

 

Acredito que a maioria deste produtos alimentares já fazem parte da sua alimentação, mas sabe, como eu, que os alimentos já não são tão ricos como eram. Se sentir que se revê nesta lista de sintomas de ansiedade, e se entender, fale com o seu médico, sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar de acordo com as suas necessidades.

 

A prevenção é a melhor forma de cuidarmos da nossa saúde! Cada vez mais devemos apostar no cuidado com a nossa alimentação. Nunca é demais sabermos quais os melhores alimentos que devemos consumir todos os dias, os que são mais amigos do nosso fígado e os melhores para o nosso cérebro. Tem tudo aqui no meu/seu site favorito. Beijinhos!

 

E já agora veja também...