Shares

Receita de bolo húmido de limão e coco

 

Olá! Gosto de experimentar e provar bolos diferentes. Desde que haja bom senso, de vez em quando podemos comer uma fatia como sobremesa ou ao lanche com as amigas. Tome nota da minha sugestão e experimente este bolo húmido de limão e coco. Se gosta do bolo super húmido, faça uma calda, ou então opte por uma cobertura, um glacé de limão ou de laranja. Senão, fique-se pela receita simples, o bolo fica delicioso na mesma, saudável e muito fresco. É muito fácil de fazer e muito prático, sobretudo, para aqueles dias em que precisa de confeccionar uma sobremesa à pressa.

 

 

1) BOLO HÚMIDO DE LIMÃO E COCO

Receita de bolo húmido de limão e coco - Experimente

Receita de bolo húmido de limão e coco – Experimente | Foto: pinimg

 
Ingredientes:

– 6 ovos

– 2 chávenas de farinha (450 gramas)

– 1 + ½ chávena de açúcar (400 gramas)

– ½ chávena de óleo (150 ml)

– 1 iogurte de coco

– sumo de dois limões grandes

– raspa de uma laranja

– 2 colheres (de chá) de fermento (10 gramas)

 


Ingredientes alternativos:

– Iogurte de coco: Pode ser substituído por diferentes tipos de leite – coco, amêndoas, arroz, soja, avelã, aveia e quinoa (1/2 chávena) ou por um iogurte de manga ou pêssego. Pode também optar por 1 chávena de natas azedas ou 1 chávena de requeijão.

– Farinha de trigo: farinha e féculas (são usadas para tornar os preparos mais espessos e dar-lhes mais elasticidade).

 

Modo de preparação:

Não leva mais que 25 minutos a preparar este bolo. Comece por separar as gemas das claras, bata-as em castelo e coloque à parte. Bata as gemas juntamente com o açúcar, o iogurte de coco e o sumo de limão até ficar tudo muito bem cremoso.

Junte o óleo e volte a bater tudo muito bem. Adicione a farinha e vá polvilhando com o fermento. Junte a raspa de laranja. Quando a massa começar a fazer bolhas e estiver macia, páre de bater. Aos poucos vá dissolvendo as claras em castelo na massa, mas sem bater. Unte uma forma rectangular com manteiga, polvilhe com farinha e coloque a massa. Leve ao forno (pré-aquecido) a 180ºC entre 30 a 40 minutos.

Ao fim deste tempo espete um palito na massa, se sair seco é sinal de o bolo já está pronto. Caso contrário, deixe mais alguns minutos e vá controlando a cozedura. Tenha muita atenção para não deixar o bolo queimar. Retire o bolo do forno e tire da forma ainda quente. Deixe arrefecer, corte em fatias e está pronto a servir. Dá para umas boas 12 fatias.

Receita de bolo húmido de limão e coco para as tardes amenas de Primavera - Surpreenda as amigas

Receita de bolo húmido de limão e coco – ideal para as tardes amenas de Primavera | Foto:  pinimg

 

 

2) COMPLEMENTOS OPCIONAIS:


A) Cobertura para o bolo – Glacé de limão

Ingredientes:

– claras de dois ovos grandes

– 1+ ½ chávena de açúcar (400 gramas)

– sumo de metade de um limão

– ½ colher (de chá) de baunilha


Modo de preparação:

Há quem goste de fazer uma cobertura para os bolos com açúcar e claras. Tome nota dos ingredientes e comece por bater as claras até ficarem em picos, depois junte o açúcar aos poucos e o sumo de uma metade de limão e as duas colheres de essência de baunilha. Bata tudo muito bem durante 1 minuto até ficarem duras e guarde no frigorífico. Espalhe esta mistura por cima do bolo já frio, nunca enquanto estiver quente, porque quebra o efeito desejado.

Atenção: Se o glacé ficar demasiado duro, junte mais claras, se ficar demasiado liquido coloque mais açúcar. É fácil! A cobertura pode ser dispensável porque o bolo, por si só, já é delicioso. E até fica mais saudável sem estas calorias. Digamos que o glacé é para os mais gulosos.

Receita de bolo húmido de limão e coco para as tardes amenas de Primavera - Faça um glacé

Receita de bolo húmido de limão e coco – Faça um glacé | Foto:  ltmcdn

 

B) Calda de laranja ou limão

Ingredientes:

– 3 laranjas ou limões

– 2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de preparação:

Se é daquelas pessoas que gosta do bolo super húmido, então vale a pena fazer uma calda de laranja ou de limão, como preferir. Esprema as três peças de fruta, à sua escolha (laranja ou limão). Junte ao sumo três a quatro colheres de açúcar, coloque dentro de uma panela pequena, leve ao lume e deixe levantar fervura durante dois minutos. Tire a panela do fogão e deixe a mistura repousar. Depois de cozido e já ligeiramente arrefecido, fure o bolo com um palito ou um garfo e derrame a calda por cima para que se infiltre o melhor possível.

Receita de bolo húmido de limão e coco para as tardes amenas de Primavera - Reinvente uma calda

Receita de bolo húmido de limão e coco – Reinvente a calda | Foto:  pinimg

 

Espero que tenha gostado da minha sugestão. Experimente e faça uso das alternativas, com certeza irá surpreender. Bom apetite!

Se gostou da receita deste bolo húmido de limão e coco, conheça mais receitas: do bolo do caco, de malassadas e húmus. E acompanhe com este chá de erva príncipe e chá de gengibre, limão, mel e canela.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest