Shares

Matcha  – o chá que mais emagrece

 

 

O chá matcha é um dos chás mais conhecidos no Oriente, onde nos garantem que é o chá que mais emagrece. Mas afinal o que é o chá matcha? Trata-se de um chá verde, originário do Japão, muito conhecido por ser um importante aliado da perda de peso. E porquê? Devido às suas propriedades termogénicas, ou seja, de aceleração do metabolismo.

O chá matcha, assim como o chá verde e o chá preto, é extraído da planta camellia sinensis. O matcha é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde, originadas de plantações protegidas da exposição solar. Após recolha, as folhas são trituradas muito lentamente num moinho de pedra, até que estejam reduzidas a pó. O pó é mais concentrado que os outros chás provenientes da camellia sinensis, ou seja, possibilita resultados mais rápidos. Para além de ajudar no emagrecimento, o matcha tem outros efeitos positivos no organismo, como na redução dos níveis de colesterol, na prevenção do cancro, entre outros.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Chá matcha | Foto: executiva

 

Eis os benefícios do chá matcha e uma receita, que vai fazer com que perca aqueles quiilinhos a mais que possa ter.

 

 

1 – Ajuda a perder peso

Um dos motivos que leva a afirmar que o matcha emagrece é o facto de possuir catequinas na sua composição, substâncias que contribuem para a perda de peso. Para usufruir deste benefício do chá matcha, beba algum chá. Mas, muita atenção, não ultrapasse o consumo de mais de 3 chávenas por dia, em horários intercalados, fora das refeições.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Perder peso | Foto: guiadoemagrecer

 

 

2 – Combate o cancro

Além de emagrecer, o chá matcha também estende os seus benefícios a outras áreas da saúde, como o combate ao cancro. O motivo é, mais uma vez, por este ser rico em antioxidantes do grupo das catequinas, que têm propriedades anticancerígenas.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Combate o cancro | Foto: clinicaprivadadeguimaraes

 

 

3 – Elimina o inchaço

Por ter um efeito diurético, o chá matcha contribui para a diminuição da retenção de líquidos no organismo. Ajuda assim a diminuir o inchaço de algumas partes do corpo, bem como na perda de volume.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Elimina o inchaço | Foto: colherdesaude

 

 

4 – Confere uma sensação de saciedade

Se tomar o chá matcha o mais provável é ficar com a sensação de saciedade devido à presença de um antioxidante que estimula a libertação de uma hormona chamada CCK, que é responsável por enviar para o cérebro a informação de que o estômago está cheio.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Sacia a fome | Foto: uol

 

 

5 – Acelera o metabolismo

Para os momentos em que é necessária mais energia e concentração, o chá matcha pode ser um óptimo substituto do café. Mas atenção, não ultrapasse a dose diária recomendada: 3 chávenas por dia.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Aumenta o metabolismo | Foto: revistafit

 

 

6 – Diminui o stress

O chá matcha possui uma grande quantidade de L-teanina. Este componente é um aminoácido que estimula a actividade das ondas do cérebro que estão ligadas ao relaxamento, ao alívio do stress e até à diminuição da pressão arterial.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Alivia o stress | Foto: techenet

 

 

7 – Combate a prisão de ventre

O chá matcha contém uma alta quantidade de fibras alimentares, que combatem a prisão de ventre e ajudam à estabilização de níveis de açúcar no sangue.

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha

Dicas saudáveis – benefícios do chá matcha – Diminui a prisão de ventre | Foto: melhorcomsaude

 

 

Conheça agora uma receita que inclui este conhecido chá para emagrecer – um batido com matcha para o pequeno almoço.

 

Ingredientes (para 2 pessoas):

– 200 ml de leite de coco

– 2 colheres de sopa de iogurte de coco

– 1 banana às rodelas

– 1 colher de chá de matcha

 

 

Modo de preparação:

 

Em primeiro lugar, coloque todos os ingredientes numa misturadora e adicione o chá de matcha em último lugar. Misture até se tornar num leve batido. Deite num copo, coloque rodelas de banana e delicie-se!

 

Experimente! Mas muita atenção: se sofre de tensão arterial alta e taquicardia informe-se com o seu médico. É fundamental perguntar ao seu médico se ele aconselha o consumo de chá matcha.

Ficou com vontade de experimentar o chá Matcha? Este é o que eu tomo e recomendo! Clique sobre a imagem e saiba como recebê-lo em sua casa.

 

Se gostou de descobrir os benefícios do Matcha, o chá que mais emagrece, descubra também os benefícios do açaí, da tapioca e do amaranto.
Descubra ainda esta tabela de infusões – que chá faz bem a quê bem como a tabela dos vegetais – que vegetal faz bem a quê. Saiba ainda o que incluir numa lancheira saudável.
E é tempo de calor: descubra quais os fatos de banho e biquínis tendência este ano, bem como as toalhas e acessórios que vai querer levar para a praia.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest