Shares

Dicas saudáveis – Conheça os benefícios dos brócolos

Os brócolos são um superalimento. Um super vegetal, repleto de nutrientes! Acrescentá-los a qualquer prato traz uma série de benefícios à nossa saúde e são tão deliciosos!

Eu costumava cozê-los e depois servi-los assim mais macios, mas para usufruirmos de todos os seus benefícios, o ideal é comê-los quase crus. E não é que dão um toque crocante aos pratos e ficam ótimos?!

Outra opção é salteá-los um bocadinho em azeite, alho e uma pitada de sal! Nham nham… Conheça melhor todas as maravilhas que os brócolos fazem pela nossa saúde e aventure-se já em receitas novas para si e para os seus.

Benefícios dos brócolos

Benefícios dos brócolos | Foto: seucorpoperfeito

 

NADA SE DESPERDIÇA
Com este vegetal não há desperdícios, já que tudo nele é comestível. O talo, as folhas, as flores e o pedúnculo. Quando estão preparados a servir, o seu aspeto assemelha-se ao de uma pequena árvore. A minha mãe costumava dar-mos quando eu era criança com essa desculpa, e eu achava divertidíssimo comer pequenas árvores! No entanto, se preferir, também pode atirar tudo para dentro de um tacho e fazer sopas verdes deliciosas!

Benefícios dos brócolos - NADA SE DESPERDIÇA

Benefícios dos brócolos – NADA SE DESPERDIÇA | Foto: blogspot

 

PROTEGEM OS PULMÕES
Também fazem lindamente aos pulmões e aos brônquios. O sulforafano que contêm é o principal responsável por este feito. Ele é capaz de ajudar a eliminar partículas de pó, resíduos e bactérias que afetam os pulmões, sobretudo em pessoas que têm essa função pulmonar afetada, como por exemplo, fumadores.

Benefícios dos brócolos - PROTEGEM OS PULMÕES

Benefícios dos brócolos – PROTEGEM OS PULMÕES | Foto: oxygensolutions

 

AJUDAM A REGULAR A TENSÃO ARTERIAL
Todos os vegetais são francamente bons para o nosso organismo, basta que saibamos quais devemos comer em maior quantidade e em que altura da nossa vida. Pessoas que tenham tendência para uma tensão desregulada ou mesmo para problemas cardíacos podem e devem abusar do consumo de brócolos. Eles são ricos em cálcio, potássio e magnésio e ainda em vitamina B6, luteína e folato, que são essenciais na prevenção destas doenças.

Benefícios dos brócolos - AJUDAM A REGULAR A TENSÃO ARTERIAL

Benefícios dos brócolos – AJUDAM A REGULAR A TENSÃO ARTERIAL | Foto: bonnieplants

 

AUMENTAM AS NOSSAS DEFESAS NATURAIS
O betacaroteno, o zinco e o selénio são grandes responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema imunitário. Saiba que também nisto os brócolos não falham… Ao consumi-los diariamente está a reduzir drasticamente o risco de adoecer. Sempre ouvi dizer: “somos o que comemos”.

Benefícios dos brócolos - AUMENTAM AS NOSSAS DEFESAS NATURAIS

Benefícios dos brócolos – AUMENTAM AS NOSSAS DEFESAS NATURAIS | Foto: luciliadiniz

 

ALIADOS NA CURA E PREVENÇÃO DO CANCRO
Está provado que os brócolos contêm substâncias altamente anticancerígenas. O facto de serem rico em antioxidantes, dificulta a proliferação de células doentes. Além disso, ainda ajudam a eliminar toxinas, o que faz deles um ingrediente obrigatório na alimentação de alguém que tenha antecedentes desta doença ou que esteja em processo de cura.


DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS DE ESTÔMAGO

Por serem muito ricos em fibras, os brócolos promovem uma digestão mais eficaz e ainda ajudam a reduzir o colesterol. Isto para além de favorecerem o transito intestinal e reduzirem o risco de problemas relacionados com o colón. Como se isso não fosse suficiente, mais uma vez o sulforafano que neles se encontra reduz bastante as probabilidades de ser infetado por bactérias que provocam gastrites e úlceras.

Benefícios dos brócolos - DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS DE ESTÔMAGOo

Benefícios dos brócolos – DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS DE ESTÔMAGO | Foto: enkivillage

 

TORNAM OS OLHOS BONITOS
Não são só as cenouras que favorecem a nossa visão, também este superalimento contribui e muito para termos olhos bonitos e saudáveis. A razão é simples: os brócolos são uma fonte de carotenóides, luteína e zeaxantina, que são essenciais para a saúde ocular, sobretudo com o avançar da idade.

Benefícios dos brócolos - TORNAM OS OLHOS BONITOS

Benefícios dos brócolos – TORNAM OS OLHOS BONITOS | Foto: authoritynutrition

 

CONTROLAM A GLICÉMIA NO SANGUE
Os brócolos são grandes aliados de quem sofre de diabetes. Além de conterem muita fibra e pouco açúcar, o que por si só já ajuda a repor os níveis no organismo, ainda são capazes de estimular a produção de enzimas que protegem os vasos sanguíneos dos efeitos provocados pelo excesso de açúcar.

Benefícios dos brócolos - CONTROLAM A GLICÉMIA NO SANGUE

Benefícios dos brócolos – CONTROLAM A GLICÉMIA NO SANGUE | Foto: f2fitness

 

Está convencido?! Não pense duas vezes, comece hoje a introduzi-los na sua alimentação.

Se gostou de conhecer os benefícios dos brócolos, conheça também os benefícios da beringela, da batata doce e da rúcula. Experimente!

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest