Shares

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

 

 

Sabia que consumir algas marinhas tem muitos benefícios para a sua saúde? As algas marinhas são compostas por grandes quantidades de vitamina A e vitamina C e, por isso, são um dos alimentos que devemos ingerir para uma melhor saúde. Experimente e saiba quais são os vários tipos de algas que pode ingerir e todos os benefícios associados!

As algas são extremamente nutricionais, cheias de fibras e ricas em Magnésio, Sódio, Cálcio, Ferro, Alumínio, Manganês, Fósforo, Enxofre, entre outros tantos nutrientes. Vamos conhecer então os benefícios de consumir algas para a nossa saúde e para a nossa vida:

 

 

1- Excelente fonte de iodo

Como lhe disse acima, as algas marinhas têm um alto teor de iodo e, por isso, são muito importantes para a tiróide, para o sistema imunitário e para a regulação de hormonas.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Excelente fonte de iodo | Foto: tuasaude

 

 

2- Ajudam a combater o cancro

O fucoidan é um componente presente nas algas marinhas. Este componente tem a capacidade de reduzir células cancerígenas e, por conseguinte, ajuda a combater o cancro.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Ajudam a combater o cancro | Foto: newsplex

 

 

3- Contribui para o bom funcionamento do coração

Dado terem vitamina B1 e B2, as algas ajudam a libertar a energia dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras. A B1 está associada ao sistema nervoso e coração e a B2 ao metabolismo do ferro.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Contribui para o bom funcionamento do coração | Foto: mulher

 

 

4- Regulam o metabolismo

O ferro presente nas algas marinhas é necessário para a produção de glóbulos vermelhos e para o funcionamento normal do metabolismo e das enzimas que removem substâncias indesejadas do organismo.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Regulam o metabolismo | Foto: treinomestre

 

 

5- Contribuem para dentes mais bonitos

O cálcio que as algas têm é importante para a formação e manutenção de ossos e dentes fortes e para o funcionamento dos nervos e músculos. Está também envolvido na coagulação sanguínea.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Contribuem para dentes mais bonitos | Foto: poptudo

 

 

Para nutrir o organismo a meio da manhã experimente um batido de algas, juntando-lhes água ou sumos de fruta.

 

 

Agora apresento-lhe algumas das principais variedades de algas:

 

– Wakamé

Rica em fibra e ácido fólico, tem folhas verdes escuras encaracoladas e um sabor suave e adocicado. Pode ser usada em sopas (como a de miso) ou como acompanhamento, com outros vegetais. Para prepará-la, demolhe-as durante cerca de 20 minutos e ferva em lume brando durante 15 a 20 minutos. Como alternativa, corte em pedaços e sirva como salada. Retire o veio central depois de demolhar, já que não amolecerá com a cozedura.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Wakamé | Foto: san-j

 

 

– Kombu

De cor escura e mais larga que as outras, é excelente para cozinhar com leguminosas. Torna-as mais macias e fáceis de digerir, evitando a formação de gases intestinais. Pode ser usada em sopas e caldos (como o japonês dashi). Se preparar este prato, cozinhe durante, no mínimo, 30 a 45 minutos, após demolhar.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Kombu | Foto: squarespace

 

 

– Nori

Tem folhas finas, uma cor entre o verde vivo e o roxo e um sabor agradável a peixe. É usada em tiras secas para fazer sushi. Favorece a digestão e activa a circulação sanguínea. Toste rapidamente na chama do fogão e coma directamente ou parta-a aos pedaços e salpique sobre a sopa, vegetais ou feijões.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Nori | Foto: secretsofsushi

 

 

– Hijiki

Alga escura e comprida, de textura semelhante à da espécie aramé (uma alga muito fina), mas mais espessa. Tem um forte sabor a mar e 14 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Neste caso, demolhe durante cerca de 15 minutos (o seu volume aumentará cinco vezes). Cozinhe durante, no mínimo, 30 minutos.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Hijiki | Foto: oceandrop

 

 

– Agar-Agar

É um extracto de cor branca ou creme que se obtém a partir de vários tipos de algas vermelhas. Compra-se em fios, flocos ou em barra e, devido à sua capacidade de absorção, pode usar-se para espessar ou gelificar alimentos doces ou salgados, como gelatinas de fruta ou vegetais. Se a preparar, demolhe durante poucos minutos e cozinhe até se dissolver. Misture com fruta e deixe solidificar até obter uma gelatina de origem vegetal.

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas

Dicas saudáveis – benefícios de consumir algas – Agar-Agar | Foto: dimensionvegana

 

Eu consumo algas e recomendo. Estão repletas de nutrientes. Tem curiosidade? Estas são as algas que eu sugiro. Eu confio na Girassol. Confie também.

 

Se gostou de conhecer os benefícios de consumir algas, conheça também alternativas saudáveis ao consumo de lacticínios e de carne. Descubra ainda qual o pão adequado à sua dieta e 2 segredos para dormir bem: melatonina e magnésio.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest