Shares

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa

A não ser que viéssemos com as solas cheias de lama, por termos andado a passear num jardim, molhado da chuva, as nossas mães e os nossos amigos não nos impediriam de entrar nas suas casas calçados. Verdade? (O que dá um jeitão, para manter escondidas as meias que teimam em fazer buracos mesmo no lugar do dedo grande!) Então porque será que noutros países, como no Japão ou na China, é um hábito tão comum pedir aos convidados que deixem os sapatos à porta assim que chegam? E nem sequer é considerado rude que se lhes peça tal coisa… Ora bem, estes povos têm uma palavra a dizer no que diz respeito à saúde e à longevidade, não é? Por isso, vamos lá saber o que será que está por detrás desta questão! Curioso? Surpreenda-se com estas 5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa.

 

 

1- Ao deixar os sapatos à porta de casa, está a diminuir consideravelmente o risco de se expor a toxinas! É que se pensarmos bem, durante o dia pisamos elementos nocivos, nomeadamente substâncias tóxicas como pesticidas, fertilizantes ou poluentes industriais. Logo, ao caminharmos em casa com os sapatos calçados estamos a espalhar literalmente estes químicos pelo chão da nossa casa e consequentemente a expor as crianças, os animais e nós próprios a eles.

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa -Diminui consideravelmente o risco de se expor a toxinas

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa – Diminui consideravelmente o risco de se expor a toxinas | Foto: photobucket

 

 

2- E não é só das toxinas que nos livramos ao descalçarmo-nos à porta de casa. Também diminuímos e muito a quantidade de bactérias que entram nas nossas casas. Provavelmente não saberá, mas as solas dos nossos sapatos vêm carregadas de bactérias que pisamos e algumas são bastante perigosas para a saúde, já que provocam infeções graves. Uma das mais encontradas nos estudos realizados foi a “e-coli”, que vive nas fezes. Entramos em contacto com ela ao passearmos os nossos cachorros ou ao frequentar casas de banho públicas.

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa -Diminui as bactérias que entram em sua casa

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa – Diminui as bactérias que entram em sua casa | Foto: ahchealthenews

 

 

3- Para quem tem problemas de fungos nos pés, também é uma boa adoptar este hábito saudável. Ao andarmos mais tempo descalços, diminuímos o risco de contrair algumas doenças de pele como o pé de atleta e outras micoses.

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa - Diminui as doenças de pele

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa – Diminui as doenças de pele | Foto: abcnews

 

 

4- Se por um lado não gostamos de nos descalçar na casa dos nossos amigos, com vergonha de estar a cheirar mal dos pés, por outro, ao descalçarmo-nos estamos a reduzir gradualmente as bactérias nos nossos pés responsáveis pelo mau cheiro e a eliminar para sempre o chamado “chulé”! Não percebeu? Eu explico: ao termos os pés suados por causa do calor dos sapatos, estamos a criar as condições perfeitas para se desenvolverem bactérias, pois elas gostam de ambientes escuros, húmidos e quentes. Assim, deixá-los à porta de casa é, mais uma vez, a solução!

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa - Elimina o mau cheiro dos pés

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa – Elimina o mau cheiro dos pés | Foto: alicdn

 


5-
Como não podemos andar descalços na rua nem no trabalho, devemos aproveitar os períodos em que estamos em casa para caminhar de pés nus e fortalecer assim a musculatura dos mesmos. Também os tornozelos ficam mais fortes e estamos a diminuir o risco de ter unhas encravadas, joanetes ou calos, entre outros.

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa - Fortalece a musculatura dos pés

5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa – Fortalece a musculatura dos pés | Foto: blogspot

 

Comece a habituar-se a esta ideia já hoje e ponha-a em prática hoje mesmo.

 

Se gostou de conhecer estas 5 grandes razões para deixar os sapatos à entrada de casa, conheça também os benefícios do yoga em qualquer idade. Saiba também quais são as 7 coisas que não devemos fazer ao cabelo e quais os alimentos saudáveis que mais saciam.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest