Como manter um visual jovem

À medida que envelhecemos, a pressão que, sobretudo, as mulheres sentem para manter um visual jovem e bonito aumenta bastante. Por um lado, vemos as celebridades que aos 50 anos ainda parecem ter 30. Por outro lado, com tantos tratamentos disponíveis – de tratamentos não invasivos até à cirurgia plástica, parece que já não há desculpa para ter um rosto sem rugas e um corpo jovem acima dos 40 anos.

Ninguém pode parar o tempo e por isso temos que fazer uma escolha. Uma escolha é não aceitar o facto que ficamos mais velhos e recorrer aos vários tratamentos de antienvelhecimento até ao fim da vida. Porém, estudos mostram que a não-aceitação de envelhecimento, e com isso a iniciação com tratamentos contínuos, dão uma maior infelicidade, pois o risco de nunca estar contente com o resultado final é grande, porque afinal não há resultado final… A outra escolha será mais fácil: optar pelas várias maneiras que existem para manter um rosto e corpo jovem e bonito, que custam (quase) nada e dão-nos um maior bem-estar. Explicamos aqui as mais importantes.

Visual jovem, um rosto e corpo jovem e bonito

  • Toda a gente já sabe, mas infelizmente nem todas as pessoas fazem: hidratar a pele. Com a hidratação da pele devemos começar o quanto antes, pois retarda a aparência de rugas. Existem cremes específicos para cada tipo de pele e para cada faixa etária, o que é importante respeitar, pois as diferentes peles precisam de cuidados diferentes. Hidrate a sua pele de manhã e à noite sobre uma pele limpa.
  • Para um visual jovem, proteja a sua pele dos raios de Sol. O Sol é uma fonte de energia e bem-estar, mas a pele tem que ser protegida de forma a evitar rugas e problemas, como manchas na cara. Use, no mínimo, factor 30.
  • A hidratação deve também vir de dentro. Por isso, beba muita água, no mínimo 1,5l por dia e no verão ainda mais. Chá, café e refrigerantes também são líquidos, mas não têm o mesmo efeito, até podem ser prejudiciais para a nossa pele.
  • Sabia que 5kg a mais podem fazer parecer 5 anos mais velho? Coma frutas e legumes (5 peças por dia), minerais e ácidos gordos, como o óleo do peixe, e faça exercício físico regularmente.
  • A pele consegue autoproteger-se dos efeitos prejudiciais do Sol através de produção da melanina (pigmento). Legumes e frutos amarelos, vermelhos e cor de laranja contêm betacaroteno que estimulam a produção do pigmento.
  • Use óculos de Sol de boa qualidade. Não só está a proteger os seus olhos dos raios solares, mas evita também que feche os olhos contra a luz, o que pode causar a aparência de rugas.
  • Less is more (menos é mais). Isto aplica-se tanto na maquilhagem como no vestuário. Maquilhagens pesadas, principalmente nos olhos, podem dar-lhe uma aparência mais velha. Use uma base natural, mantenha as cores suaves e tenha cuidado com a sombra para os olhos em creme.
  • No caso do vestuário, o facto de estar mais velho não quer dizer que temos que abdicar da moda. Tenha um guarda-roupa base com peças simples e de boa qualidade, e atualize-as com algumas peças-chave da estação. Fique fiel ao seu gosto, saiba o que o favorece e acentue as partes bonitas do seu corpo.
  • Pinte o seu cabelo ou deixe-o ficar branco naturalmente: cabelo pintado dá sempre um ar mais jovem, mas um cabelo bem arranjado no seu branco ou cinzento natural, dá-lhe um aspecto deslumbrante também, e mostra muita autoconfiança.
  • Cor: as cores que usamos perto do rosto influenciam a beleza do nosso rosto, pois refletem na nossa pele. As cores certas dão luminosidade à nossa cara e removem sombras. Há tendência para usar cores mais alegres no Verão, mas se experimentar essas cores também no inverno, verá que lhe dão energia e um visual mais jovem.
  • Tenha uma mente aberta e positiva. Quando se vê ao espelho não repare só numa ruga que apareceu, mas repare também nos seus olhos bonitos, num sorriso lindo. Toda a gente envelhece, portanto é melhor fazê-lo graciosamente. Estar com um bom aspecto e sentir-se bem são duas faces da mesma moeda e o verdadeiro segredo de um visual jovem. 

Manon Alves
Consultora de Imagem – Colour me Beautiful
manon.alves@cmb.com.pt
www.cmb.com.pt
www.facebook.com/ColourMeBeautifulPortugal

Se gostou deste artigo, conheça os cuidados a ter com a pele  do rosto, quais os 10 frutos mais hidrantes, e o TOP10 dos alimentos alcalinos.

E já agora veja também...