Shares

10 boas razões para comer ovos cozidos

 

Os ovos cozidos podem e devem ser um bom aliado na sua alimentação. Em tempos, por desconhecimento, dizia-se que não se deveriam comer ovos todos os dias porque estes seriam responsáveis pelo aumento do colesterol mau no sangue. Mas as pesquisas científicas vieram deitar por terra essa ideia.

Dou-lhe 10 razões para comer ovos, mas de uma forma saudável, ou seja, cozidos, porque satisfazem com poucas calorias, ajudam a criar músculos e fornecem ao organismo as vitaminas e minerais fundamentais.

 

1-  São óptimos para os olhos

Comer um ovo por dia pode prevenir a degeneração ocular devido à presença de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina, que protegem contra o desenvolvimento da doença da retina. Os investigadores descobriram, também, que comer ovos todos os dias reduz o risco de desenvolver cataratas.

10 boas razões para comer ovos cozidos - São óptimos para os olhos

10 boas razões para comer ovos cozidos – São óptimos para os olhos | Foto: institutomemorialdavisao

 

 

2- Ajudam a prevenir ataques cardíacos

Como são uma boa fonte de colina, o consumo frequente de ovos pode prevenir acidentes vascular cerebrais. A colina é um nutriente que faz parte das vitaminas do complexo B e ajuda a regular o cérebro, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Ajudam a prevenir ataques cardíacos

10 boas razões para comer ovos cozidos – Ajudam a prevenir ataques cardíacos | Foto: dicasfemininas

 

 

3- Amigos do bom colesterol

Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura. Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado de ovos não tem um impacto negativo sobre o colesterol. Estudos recentes têm demonstrado que consumir dois ovos por dia de uma forma regular não influencia o perfil lipídico de uma pessoa. Os exames laboratoriais que determinam as dosagens de colesterol, mostram que pode até melhorá-lo.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Amigos do bom colesterol

10 boas razões para comer ovos cozidos – Amigos do bom colesterol | Foto: pinimg

 

 

4- Ajudam a ter ossos fortes

Os ovos são um dos poucos alimentos que têm vitamina D, fundamental para manter os ossos e dentes fortes. A vitamina D ajuda na absorção de cálcio e controla os níveis do mesmo no sangue, fornecendo ao esqueleto o que ele precisa. Diariamente o corpo necessita das chamadas 600 unidades internacionais de Vitamina D, sendo que um ovo grande cozido fornece 45 unidades internacionais de Vitamina D. Fantástico, não é?

10 boas razões para comer ovos cozidos - Ajudam a ter ossos fortes

10 boas razões para comer ovos cozidos – Ajudam a ter ossos fortes | Foto: museuescola

 

 

5- Garantem cabelo e unhas saudáveis

O consumo de ovos cozidos ajuda a ter o cabelo e unhas saudáveis, dado o elevado teor de enxofre e uma grande variedade de vitaminas e minerais. Consuma ovos e veja o seu cabelo a crescer mais rapidamente.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Garantem cabelo e unhas saudáveis

10 boas razões para comer ovos cozidos – Garantem cabelo e unhas saudáveis | Foto: secretboxacessorios

 

 

6- Têm alto teor de proteínas

Os ovos cozidos têm muitas proteínas, que são fundamentais para construir a massa muscular, mas também para ajudar a reparar todos os tecidos do corpo.  As proteínas encontram-se nas claras dos ovos, a denominada albumina. Por esta razão são, há décadas, a principal fonte de proteína de culturistas e de outros atletas.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Têm alto teor de proteínas

10 boas razões para comer ovos cozidos – Têm alto teor de proteínas | Foto: vittalisa

 

 

7- Coma ovos depois do exercício físico

Nada melhor para uma pessoa que faz exercício físico do que comer ovos depois do treino. A refeição depois do treino é uma das mais importantes do dia. Os treinos, normalmente, são intensos, os músculos ficam cansados. As reservas de carboidratos, conhecidos como glicogénio, baixam. O glicogénio é importante porque mantém os níveis de açúcar normais durante períodos de jejum, como é o caso do sono, e ajuda o crescimento e recuperação musculares. O ovo é excelente para manter o corpo firme.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Coma ovos depois do exercício físico

10 boas razões para comer ovos cozidos – Coma ovos depois do exercício físico | Foto: vidafit

 

 

8- São importantes na gravidez

Dizem os especialistas que a colina que existe no ovo é importante para as grávidas porque diminui os riscos de fechar o tubo neural do feto, fundamental para a formação da estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal.

 

 

9- Saciam o estômago 
Os ovos acabam por saciar o nosso estômago mais do que um pão ao pequeno-almoço, com a mesma quantidade de calorias, segundo um estudo promovido por cientistas americanos. Isto fica a dever-se ao facto dos ovos terem gordura e proteína, que juntos aumentam a sensação de saciedade.

Há provas de que, se o ovo cozido for comido assim, pela manhã, uma pessoa fica menos glutona durante o dia, o que ajuda a reduzir o total diário de calorias consumido. Tudo porque sendo rico em proteínas torna a digestão mais lenta e a sensação de saciedade é prolongada.

10 boas razões para comer ovos cozidos - Saciam o estômago

10 boas razões para comer ovos cozidos – Saciam o estômago | Foto: ovoscaldas

 

 

 

10- São um alimento barato

E, por último, uma das grandes vantagens do ovo, a somar a todas as outras, é o facto de ser um alimento barato, o que o torna acessível, além de se poder fazer variados e deliciosos.

 

 

Aqui tem razões de sobra para começar a comer mais ovos. Varie nas receitas, aposte em si, cuide do seu corpo e da sua mente, seja saudável. Vá lá, experimente!

 

Se gostou de conhecer estas 10 razões para comer ovos cozidos, descubra quais os 5 peixes mais saudáveis e conheça os benefícios da salsa e da spirulina.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest