Shares

10 dicas para prevenir e controlar a celulite

 

 

A celulite é um problema que incomoda muito as mulheres após a adolescência. Mas afinal o que é a celulite? São bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele que dão origem a covas nas ancas, nas coxas, nas nádegas e no abdómen, conferindo-lhes o chamado aspecto de “casca de laranja”. A celulite aparece devido à degeneração do tecido gorduroso causada por uma deficiência da circulação. Ora tome nota de 10 dicas para prevenir e controlar a celulite:

 

 
1- Antes de mais descubra o seu grau de celulite

Grau 1 – Sem ondulações. As irregularidades só se vêem ao comprimir a pele. Surgem depois pequenas ondulações e “furinhos”.

Grau 2 – Notam-se ondulações e “furinhos” sem comprimir a pele.

Grau 3 – Surgem nódulos claramente visíveis, que podem ser acompanhados de dor local.

Grau 4 – Existem vários nódulos, é a chamada celulite “dura”. Normalmente surge com inchaço, há constrangimentos na circulação, a pele fica com um aspecto acolchoado.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Descubra o seu grau de celulite | Foto: serrafit

 

 

2- Corte no açúcar, diga sim às hortaliças e fibras

Opte por alimentos sem açúcar refinado, como é o caso do pão integral, arroz integral e batatas. Consuma hortaliças e fibras, como aveia a quinoa, bem como alimentos com proteínas, como o ovo, e carnes magras como frango. Também peixe, grão de bico, lentilhas e feijões.

Os alimentos integrais são uma óptima fonte de fibras, já que reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Corte no açúcar, diga sim às hortaliças e fibras

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Corte no açúcar, diga sim às hortaliças e fibras | Foto: viveiroagriterra

 

 

3- Evite bebidas com açúcar e álcool

As bebidas açucaradas e alcoólicas devem ser evitadas. Os refrigerantes e bebidas alcoólicas fornecem apenas calorias ao organismo, não têm qualquer valor nutritivo. Prefira, por isso, sumos naturais ou água.

O álcool também aumenta o apetite, sobrecarrega o fígado, reduz os níveis de energia, e, a longo prazo, provoca a retenção de água e má circulação.

E, quando combinado com açúcares, os efeitos do álcool são ainda mais nocivos.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Evite bebidas com açúcar e álcool

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Evite bebidas com açúcar e álcool | Foto: portalcampobelo

 

 

4- Beba água, água de coco e chá verde

Se beber dois litros de água por dia impede a retenção de líquidos na gordura localizada. Beba muita água, porque estimula o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, ajudando a eliminar as toxinas e os líquidos acumulados.

O consumo de água de coco elimina as toxinas que provocam a celulite e ajuda a equilibrar o organismo porque tem uma muitos benefícios para a saúde.

O chá verde também é óptimo para combater a celulite por causa da sua acção antioxidante e diurética. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite vá desaparecendo.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Beba água, água de coco e chá verde

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Beba água, água de coco e chá verde | Foto: google

 

 

5- Coma muita fruta

O consumo de fruta também ajuda, e muito, a prevenir a celulite, sobretudo, a maçã, o abacaxi e os frutos vermelhos. Quando comemos uma maçã forma-se uma espécie de “gel” que atrasa a absorção da glicose e, consequentemente, trava a absorção das gorduras.

O abacaxi é rico em bromelina, um componente que actua como um anti-inflamatório.

Já os frutos vermelhos, ricos em vitamina C e A, são antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Coma muita fruta

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Coma muita fruta | Foto: sojones

 

 

6- Evite alimentos gordos

Evite alimentos gordurosos, como pizzas, bem como molhos, queijos e pão gordos, a par das bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados.

Evite também comer alimentos pesados à noite, porque nesta altura o ritmo biológico baixa, gastamos menos calorias e, por isso, os excessos acabam por ficar depositados no organismo.

Evite ainda os alimentos enlatados, pois a maioria deles têm muitos conservantes. E, claro, prepare os seus alimentos sem óleo.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Evite alimentos gordos

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Evite alimentos gordos | Foto: cnbc

 

 

7Prefira peixe com Ómega 3

Ao fazer a ementa da semana opte por incluir peixes como o salmão, sardinha e atum pois são ricos em ómega 3 e em proteínas. Ao mesmo tempo têm pouca gordura, o que ajuda a combater a celulite.

O ómega 3 é um poderoso antioxidante, que se encontra também no bacalhau e no cação. Além de ser de uma grande ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, favorece o aumento do colesterol bom (HDL), ajudando a combater a celulite.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Prefira peixe com Ómega 3

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Prefira peixe com Ómega 3 | Foto: cozinhasimples

 

 

8- Reduza o consumo de sal

Quando fizer a sua lista de compras, opte pelos alimentos sem sal, desde bolachas sem sal, margarina sem sal, vegetais em geral e temperos naturais. A razão é simples: o sal ajuda a reter líquidos no organismo e, por acréscimo, na gordura localizada.

Quando cozinhar os alimentos, não junte sal. Faça o mesmo quando já estiverem prontos. Para não cair na tentação, não ponha o saleiro na mesa.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Reduza o consumo de sal

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Reduza o consumo de sal | Foto: blogspot

 

 

9- Faça exercício físico

A actividade física é fundamental para eliminar gorduras. No caso específico da celulite opte por caminhadas, bicicleta, natação, musculação e pilates, de maneira a evitar novos “furinhos” na pele.

Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, a actividade física também proporciona a melhoria da circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Faça exercício físico

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Faça exercício físico | Foto: acaonoticias

 

 

10- Faça massagens

Existem vários procedimentos estéticos que podem melhorar a aparência da pele desde massagens à drenagem linfática, que ajudam a diminuir as toxinas com a melhoria da circulação.

A drenagem linfática é disso exemplo. Além de melhorar a circulação, ajuda a retirar as toxinas dos tecidos porque desbloqueia a retenção de líquidos. Se o fizer, vai começar a ir mais vezes à casa de banho.

Quando a “casca de laranja” custa a desaparecer, pode optar por tratamentos estéticos, se tiver possibilidades para isso, mas sem pôr de parte uma boa alimentação, que é a base de tudo.

Os cremes também podem ajudar mas não dispensam os restantes cuidados.

10 dicas para prevenir e controlar a celulite - Faça massagens

10 dicas para prevenir e controlar a celulite – Faça massagens | Foto: ltmcdn

 

Siga as minhas dicas para combater a celulite.  Comece hoje. Cuide de si!

 

 

Se gostou de conhecer estas 10 dicas para prevenir e controlar a celulite, conheça também receitas caseiras para acabar com o cabelo oleoso e com as olheiras. Conheça ainda todos os benefícios do coco.

Shares

E já agora veja também...

Pin It on Pinterest